Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O ENSINO DA ELIPSE ATRAVÉS DO GEOGEBRA E DOBRADURAS

Palavra-chaves: ELIPSE, DOBRADURAS, GEOGEBRA Comunicação Oral (CO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11732
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 111
    "inscrito_id" => 1353
    "titulo" => "O ENSINO DA ELIPSE ATRAVÉS DO GEOGEBRA E DOBRADURAS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma sala de aula. Na verdade foi realizada uma oficina com duração de quatro horas em uma turma do 3ª ano do Ensino Médio do Município de Alagoinha-PB, com o objetivo de apresentar algumas ferramentas que possa ajudar compreender a definição de elipse, como também identificar seus elementos. A abordagem em sala de aula se apoia na utilização do software Geogebra e dobraduras. Temos como objetivos da pesquisa compreender a definição de elipse, através de uma abordagem investigativa em sala de aula, propor uma abordagem em sala de aula, sobre o estudo da elipse, trabalhar com algumas ferramentas que possam facilitar o ensino e a aprendizagem da elipse, dar significado ao estudo da elipse. Ao fim da oficina percebemos que os conceitos de elipse, foram melhor compreendidos, dentro de uma abordagem diferenciada em sala de aula, no qual os alunos pudesse interagir sendo sujeito ativo na construção do seu conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "ELIPSE, DOBRADURAS, GEOGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID1353_30062015092039.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO ALVES DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO ALVES"
    "autor_email" => "adriano.exatas@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11732
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 111
    "inscrito_id" => 1353
    "titulo" => "O ENSINO DA ELIPSE ATRAVÉS DO GEOGEBRA E DOBRADURAS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma sala de aula. Na verdade foi realizada uma oficina com duração de quatro horas em uma turma do 3ª ano do Ensino Médio do Município de Alagoinha-PB, com o objetivo de apresentar algumas ferramentas que possa ajudar compreender a definição de elipse, como também identificar seus elementos. A abordagem em sala de aula se apoia na utilização do software Geogebra e dobraduras. Temos como objetivos da pesquisa compreender a definição de elipse, através de uma abordagem investigativa em sala de aula, propor uma abordagem em sala de aula, sobre o estudo da elipse, trabalhar com algumas ferramentas que possam facilitar o ensino e a aprendizagem da elipse, dar significado ao estudo da elipse. Ao fim da oficina percebemos que os conceitos de elipse, foram melhor compreendidos, dentro de uma abordagem diferenciada em sala de aula, no qual os alunos pudesse interagir sendo sujeito ativo na construção do seu conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "ELIPSE, DOBRADURAS, GEOGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID1353_30062015092039.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO ALVES DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO ALVES"
    "autor_email" => "adriano.exatas@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma sala de aula. Na verdade foi realizada uma oficina com duração de quatro horas em uma turma do 3ª ano do Ensino Médio do Município de Alagoinha-PB, com o objetivo de apresentar algumas ferramentas que possa ajudar compreender a definição de elipse, como também identificar seus elementos. A abordagem em sala de aula se apoia na utilização do software Geogebra e dobraduras. Temos como objetivos da pesquisa compreender a definição de elipse, através de uma abordagem investigativa em sala de aula, propor uma abordagem em sala de aula, sobre o estudo da elipse, trabalhar com algumas ferramentas que possam facilitar o ensino e a aprendizagem da elipse, dar significado ao estudo da elipse. Ao fim da oficina percebemos que os conceitos de elipse, foram melhor compreendidos, dentro de uma abordagem diferenciada em sala de aula, no qual os alunos pudesse interagir sendo sujeito ativo na construção do seu conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.