Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO DESENVOLVIDAS PELO PET-LETRAS UFCG PARA A COMUNIDADE E PARA O FORTALECIMENTO DO GRUPO ENQUANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Palavra-chaves: ENSINO, UNIVERSIDADE, SOCIEDADE Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11497
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 371
    "inscrito_id" => 922
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO DESENVOLVIDAS PELO PET-LETRAS UFCG PARA A COMUNIDADE E PARA O FORTALECIMENTO DO GRUPO ENQUANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL"
    "resumo" => "No meio acadêmico, muitos são os programas e projetos que oferecem diversas possibilidades para que os alunos de graduação possam aprimorar seus conhecimentos. Dentre tais programas, o PET (Programa de Educação Tutorial) foi criado com a finalidade de apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. No caso específico do PET-Letras/ UFCG, as atividades dessa tríade, no ano de 2014, sempre estavam ligadas, de alguma forma, ao eixo central: A infância e suas múltiplas faces. Ao todo foram desenvolvidas nove atividades de ensino, três de pesquisa e sete de extensão. Nos detendo nas atividades que envolvem o ensino, objetivamos, com o presente artigo, descrever quais as atividades de ensino desenvolvidas durante o ano de 2014,analisando as contribuições oriundas delas para a comunidade, seja essa acadêmica ou não, e para a formação da identidade e fortalecimento do grupo PET-Letras/UFCG.Para subsidiar nossa pesquisa, apoiamo-nos nas contribuições teóricas de Geraldi (1996), Leão (1999), Zabala (1998) e no PCN (1998). Os primeiros resultados da análise nos apontam que além de contribuir na formação dos alunos da graduação em letras e demais graduações por meio do apoio acadêmico, e das demais atividades, essas contribuíram também para a própria formação acadêmica e profissional dos integrantes do grupo. Nessas condições, constatamos que com as atividades executadas conseguimos relacionar a teoria com a prática docente, evidenciando uma das necessidades primordiais quando se trata de um curso de licenciatura, em nosso caso, do curso de Letras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ENSINO, UNIVERSIDADE, SOCIEDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID922_29072015194209.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA PEREIRA GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA PEREIRA"
    "autor_email" => "jessica.pgs2@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11497
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 371
    "inscrito_id" => 922
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO DESENVOLVIDAS PELO PET-LETRAS UFCG PARA A COMUNIDADE E PARA O FORTALECIMENTO DO GRUPO ENQUANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL"
    "resumo" => "No meio acadêmico, muitos são os programas e projetos que oferecem diversas possibilidades para que os alunos de graduação possam aprimorar seus conhecimentos. Dentre tais programas, o PET (Programa de Educação Tutorial) foi criado com a finalidade de apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. No caso específico do PET-Letras/ UFCG, as atividades dessa tríade, no ano de 2014, sempre estavam ligadas, de alguma forma, ao eixo central: A infância e suas múltiplas faces. Ao todo foram desenvolvidas nove atividades de ensino, três de pesquisa e sete de extensão. Nos detendo nas atividades que envolvem o ensino, objetivamos, com o presente artigo, descrever quais as atividades de ensino desenvolvidas durante o ano de 2014,analisando as contribuições oriundas delas para a comunidade, seja essa acadêmica ou não, e para a formação da identidade e fortalecimento do grupo PET-Letras/UFCG.Para subsidiar nossa pesquisa, apoiamo-nos nas contribuições teóricas de Geraldi (1996), Leão (1999), Zabala (1998) e no PCN (1998). Os primeiros resultados da análise nos apontam que além de contribuir na formação dos alunos da graduação em letras e demais graduações por meio do apoio acadêmico, e das demais atividades, essas contribuíram também para a própria formação acadêmica e profissional dos integrantes do grupo. Nessas condições, constatamos que com as atividades executadas conseguimos relacionar a teoria com a prática docente, evidenciando uma das necessidades primordiais quando se trata de um curso de licenciatura, em nosso caso, do curso de Letras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ENSINO, UNIVERSIDADE, SOCIEDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID922_29072015194209.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA PEREIRA GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA PEREIRA"
    "autor_email" => "jessica.pgs2@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

No meio acadêmico, muitos são os programas e projetos que oferecem diversas possibilidades para que os alunos de graduação possam aprimorar seus conhecimentos. Dentre tais programas, o PET (Programa de Educação Tutorial) foi criado com a finalidade de apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. No caso específico do PET-Letras/ UFCG, as atividades dessa tríade, no ano de 2014, sempre estavam ligadas, de alguma forma, ao eixo central: A infância e suas múltiplas faces. Ao todo foram desenvolvidas nove atividades de ensino, três de pesquisa e sete de extensão. Nos detendo nas atividades que envolvem o ensino, objetivamos, com o presente artigo, descrever quais as atividades de ensino desenvolvidas durante o ano de 2014,analisando as contribuições oriundas delas para a comunidade, seja essa acadêmica ou não, e para a formação da identidade e fortalecimento do grupo PET-Letras/UFCG.Para subsidiar nossa pesquisa, apoiamo-nos nas contribuições teóricas de Geraldi (1996), Leão (1999), Zabala (1998) e no PCN (1998). Os primeiros resultados da análise nos apontam que além de contribuir na formação dos alunos da graduação em letras e demais graduações por meio do apoio acadêmico, e das demais atividades, essas contribuíram também para a própria formação acadêmica e profissional dos integrantes do grupo. Nessas condições, constatamos que com as atividades executadas conseguimos relacionar a teoria com a prática docente, evidenciando uma das necessidades primordiais quando se trata de um curso de licenciatura, em nosso caso, do curso de Letras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.