Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

Visualizações: 103
O INÍCIO DA CARREIRA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIFICULDADES E APRENDIZAGENS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INÍCIO DA CARREIRA, APRENDIZAGEM DOCENTE Pôster (PO) / Poster Submission Ensino Superior

Resumo

Neste trabalho apresentamos dados de uma pesquisa, em andamento,que tem por objetivo identificar dificuldades enfrentadas e aprendizagens suscitadas por professores iniciantes, a partir da entrada na carreira. Para tanto, durante o ano de 2014, realizamos duas entrevistas individuais com dois professores novatos. A entrevista foi pautada por um roteiro semiestruturado organizado em dois blocos de questões denominados:a) Identificação dos professores entrevistados – Envolve indagações relativas aos dados pessoais dos participantes, tais como nome, endereço, telefone/e-mail e instituição formadora; b) Fontes de conhecimento que recorre diante das dificuldades e dos desafios que emergem –Abarca os diferentes elementos que contribuem com a constituição da identidade docente e a identificação das principais dificuldades e aprendizagens vivenciadas na fase inicial da carreira. As informações coletadas têm sido confrontadas entre si, bem como ao referencial teórico selecionado. Os dados analisados evidenciam que as situações vividas durante o início da carreira são complexas e desafiadoras, principalmente em relação aos reajustes a serem feitos em função das realidades de trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.