Resumo: O trabalho faz uma breve análise do curso de Pedagogia, do Curso Normal Superior e do Curso Norma Médio de Formação de Professores a partir de documentos oficiais. Busca verificar a falta de identidade que o curso de Pedagogia demonstra ao longo de anos e também atualmente. Estuda a criação do curso de Licenciatura em Pedagogia em uma instituição de Ensino Superior estadual, que tem como Mantenedora a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) nos seis primeiros anos de existência, a saber, do ano de 2009 ao ano de 2014. A Mantenedora, no ato da criação do curso, não possuía experiência em curso de formação de professores por ser uma instituição com pouco tempo de criação e pela experiência apenas em cursos técnicos. O recorte temporal deve-se ao fato de a autora do artigo ter sido a coordenadora acadêmica neste período e ter participado de todo o processo de criação e desenvolvimento do curso. O artigo busca demonstrar algumas dificuldades enfrentadas. Estas estão relacionadas com a habilitação que o curso oferece, por surgir constantemente dúvidas por parte dos alunos e professores; a extinção do Curso Normal Superior, que iniciou as suas atividades em 2002 e teve seu encerramento em 2009, data em que se deu o inicio do curso de Pedagogia, utilizando o mesmo espaço; algumas conquistas do curso, como o segundo lugar no ENADE no município, a empregabilidade sempre crescente entre os formandos, dentre outras. O Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM) é uma instituição centenária e com um amplo histórico de formação de professores, reconhecida no município de Campos e em municípios vizinhos. Esses e outros fatores fazem da instituição um local propício para a criação de um curso de Pedagogia nos moldes da Resolução 01 de 2006.
Palavras-chave: ISEPAM; pedagogia; formação de professores.