Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

Visualizações: 114
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: PERFIL DOS LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA E CONTRIBUIÇÕES DA GRADUAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PERFIL DOS LICENCIANDOS, AVALIAÇÃO DAS LICENCIATURAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Superior

Resumo

Neste trabalho apresentamos os dados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar os motivos que levaram alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) a optar pelos cursos de licenciatura, bem como analisar o modo como os avaliam, tendo em vista o ingresso na carreira do magistério. Para tanto, durante o ano de 2014, aplicamos um questionário junto aos alunos matriculados nesses cursos. O questionário foi formulado em acordo com os objetivos delineados e formado por questões organizadas em dois blocos: a) Identificação – Envolve questões relativas aos dados pessoais dos participantes, tais como nome, endereço, telefone/e-mail e escola de origem; b) A opção pelo curso e a formação para a docência - Enfoca os motivos pelos quais os respondentes optaram pelo curso de licenciatura nos quais estão matriculados e o modo como avaliam a formação inicial, tendo em vista o ingresso na docência. As informações coletadas foram confrontadas entre si, bem como ao referencial teórico selecionado. Esses dados nos permitiram iniciar a composição de um banco de dados referente ao assunto e, desse modo, melhor compreender e atuar na realidade com a qual nos defrontamos como professores/formadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.