Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

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FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: DISCUTINDO HETEROGENEIDADE NOS ANOS INICIAIS DA ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, HETEROGENEIDADE Pôster (PO) / Poster Submission Linguagem, Alfabetização e Letramento

Resumo

As instituições formadoras e o poder público, Universidades e Ministério da Educação, vêm desenvolvendo, atualmente, programas de formação continuada para professores. Dentre eles, destaca-se o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, cuja proposta, tem como foco a proposição de discussões e atividades baseadas na perspectiva do letramento. Uma das preocupações do Programa é discutir junto com os (as) professores (as) estratégias de ensino visando garantir os Direitos de Aprendizagem para todos os alunos do ciclo de alfabetização do ensino fundamental, levando em consideração as particularidades dos sujeitos e suas diferentes formas de aprender. Para contribuir com essa proposta, a formação trouxe um caderno específico que discute a questão da heterogeneidade. Diante disso, nossa pesquisa tem como objetivo investigar a formação continuada do PNAIC e suas contribuições para a prática pedagógica. Para isso, observamos e analisamos a prática pedagógica de uma professora alfabetizadora da Rede Municipal do Recife, participante do Programa, e buscamos analisar como essa professora apropriou-se dos conhecimentos trabalhados na formação e os fabricou em sua sala de aula, no sentido de repensar suas concepções avaliativas no contexto do ciclo de alfabetização, considerando a heterogeneidade dos alunos.

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