Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

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FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UMA PESQUISA PARTICIPANTE EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Palavra-chaves: INCLUSÃO, FAZER PEDAGÓGICO, PESQUISA PARTICIPANTE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Superior

Resumo

Este texto relata os processos e resultados de uma pesquisa participante que se deu no contexto de um projeto de extensão desenvolvido por professores e alunos do Centro de Educação da UFPB. Tal projeto tem como foco de atuação promover oficinas pedagógicas de formação continuada de professores, para refletir acerca da prática educativa de docentes da educação básica, no tocante ao processo inclusivo de alunos com deficiência. Buscando contribuir com a consolidação das bases para a construção e/ou estruturação de uma escola inclusiva, almejando a proposta de educação como direito de todos os cidadãos, empreendemos as referidas ações extensionistas vinculada à pesquisa. Para isso, fez-se necessário promover oportunidades de estudos, reflexões e vivências aos professores de dois municípios do Estado da Paraíba, visando subsidiar esses docentes no que se refere às peculiaridades da inclusão de estudantes com alguma deficiência e, muitas vezes, com dificuldade de aprendizagem. Portanto, objetivamos promover 06 oficinas pedagógicas, de reflexões e vivências, para professores atuantes na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no tocante à referida inclusão, que além das contribuições formativas serviu de momento de reflexão da prática, que deu os subsídios para a coleta de dados da Pesquisa Participante. O principal aspecto do método, é que os pesquisadores mergulham no campo, observam, segundo a perspectiva de membros integrantes da ação e também influenciam o que observam graças a sua participação. Palavras-Chave: Inclusão, fazer pedagógico, Pesquisa Participante, formação de professores.

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