Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

Visualizações: 96
DIVERSIDADE NA ESCOLA, POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES – REFLEXÕES SOBRE IGUALDADE E DIFERENÇA NO CONTEXTO EDUCATIVO CONTEMPORÂNEO

Palavra-chaves: DIVERSIDADE, DIFERENÇA, IGUALDADE, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO Pôster (PO) / Poster Submission Diversidade e Diferença

Resumo

Diante da realidade contemporânea é necessário repensar acerca das mudanças ocorridas no ambiente escolar e suas práticas pedagógicas. Com a criação tardia de leis que garantem o acesso de todos a escolarização, as demandas da educação sofreram mudanças no que condiz a real possibilidade de ensino que contemple a todos, com suas diferenças, culturas e especificidades. Pensar em uma educação que atenda a todos requer mudanças de paradigmas, como por exemplo, a alteração do papel centralizador que sempre foi atribuído ao professor, no qual o estudante deveria tê-lo como base e se adaptar ao que fosse proposto por ele, para uma escolarização que coloque o educando no eixo central do processo educativo. Para que o educando ocupe este lugar é necessário que ocorra a valorização da cultura, do conhecimento, o habitus trazidos por esse sujeito social. Mas até que ponto essa valorização das individualidades do sujeito vai contra um ideal de igualdade defendido pelas leis brasileiras que garantem os mesmos direitos para todos os brasileiros? Neste trabalho, propomos uma discussão sobre as práticas pedagógicas cotidianas das escolas, tomando como referência o aporte legal que garante o acesso de todos à escolarização, e questionamos ainda, as lacunas que a medida proporciona quando não está em consonância com a realidade social, e não considera as culturas existentes no espaço escolar e a própria cultura a qual se insere. Trazemos para essa discussão alguns apontamentos sobre os impasses entre o que as leis garantem e o que de fato ocorre nas escolas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.