Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

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DENTRO DE UMA ESCOLA, TODOS SÃO PROTAGONISTAS.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, PROINFÂNCIA, DNCEI, SERVIDORES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação e Infância

Resumo

Os Centros Municipais de Referência em Educação Infantil (CMREI’s) são espaços que em sua maioria, foram construídos com recursos do Proinfância, um programa criado pelo governo federal (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil). Dependendo do tipo do Centro (Tipos A, B e C), o número de crianças atendidas varia entre 60 a 300 crianças de 0 a 6 anos, nos períodos parcial ou integral. Compreendendo o espaço de um Centro Municipal de Referência em Educação Infantil supõe-se que o compromisso com a educação destas crianças esteja referendado em suas Propostas Pedagógicas, pautadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que tem como objetivo maior, promover o aprendizado das crianças com base nos eixos norteadores do currículo, as interações e a brincadeira. A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, como diz o nome trata-se da base da educação, uma modalidade que não deve ser negligenciada e muito menos trabalhada sem compromisso e responsabilidade. O presente estudo nasceu a partir da Consultoria Pedagógica do Proinfância, realizada em 2014, a qual visou a elaboração plena da proposta pedagógica em unidades do Proinfância. A pesquisa teve por objetivo perceber como os servidores do CMREI Profª Ana Lúcia da Silva Almeida, em Ananindeua-PA, se percebiam como atores relevantes para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças que ali estavam inseridas.

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