Os Centros Municipais de Referência em Educação Infantil (CMREI’s) são espaços que em sua maioria, foram construídos com recursos do Proinfância, um programa criado pelo governo federal (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil). Dependendo do tipo do Centro (Tipos A, B e C), o número de crianças atendidas varia entre 60 a 300 crianças de 0 a 6 anos, nos períodos parcial ou integral. Compreendendo o espaço de um Centro Municipal de Referência em Educação Infantil supõe-se que o compromisso com a educação destas crianças esteja referendado em suas Propostas Pedagógicas, pautadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que tem como objetivo maior, promover o aprendizado das crianças com base nos eixos norteadores do currículo, as interações e a brincadeira. A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, como diz o nome trata-se da base da educação, uma modalidade que não deve ser negligenciada e muito menos trabalhada sem compromisso e responsabilidade. O presente estudo nasceu a partir da Consultoria Pedagógica do Proinfância, realizada em 2014, a qual visou a elaboração plena da proposta pedagógica em unidades do Proinfância. A pesquisa teve por objetivo perceber como os servidores do CMREI Profª Ana Lúcia da Silva Almeida, em Ananindeua-PA, se percebiam como atores relevantes para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças que ali estavam inseridas.