Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

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ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E A PROPOSTA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL, PROPOSTA DIDÁTICA, APRENDIZAGEM. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação e Infância

Resumo

A educação é um fator transformador da sociedade, partindo da interação e intervenção dos/as professores/as no decorrer de sua prática docente. Assim é importante destacar a educação infantil como o inicio da relação individuo-sociedade, onde se dá a inserção da criança no ambiente escolar e a experimentação da educação formal na primeira etapa da educação básica. Deste modo, consideramos que na educação infantil, a base dos conhecimentos da criança, é primordial para o desenvolvimento das etapas subsequentes de sua vida escolar. A prática docente na educação infantil requer práticas significativas, que promovam uma aprendizagem efetiva, proporcionando resultados satisfatórios na vida das crianças. Desse modo, exige-se uma postura dinâmica no processo de ensino aprendizagem, procurando ter sempre como principio conhecer os interesses e necessidades de cada criança. Portanto a intenção desta pesquisa é refletir sobre a prática docente e a proposta didática na Educação Infantil, como também as contribuições possíveis ao desenvolvimento e aprendizagens das crianças a partir da ação docente no contexto das instituições escolares. É uma pesquisa qualitativa, realizada a partir da aplicação de questionários entre professoras dessa etapa escolar, buscando relacionar as concepções das professoras colaboradoras sobe a organização didática e a sua importância para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Pontuamos, que o/a professor/a concebe seu próprio trabalho perpassando por diversos fundamentos: existenciais, sociais e pragmáticos. Por outro lado, o grau de complexidade e a maneira de se conduzir o trato didático devem ser buscados e ampliados à medida que a criança cresce e se desenvolve.

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