Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

Visualizações: 119
A PRÁTICA CIENTÍFICA UNIVERSITÁRIA: UMA ABORDAGEM SOCIOPOÉTICA

Palavra-chaves: PESQUISA, SOCIOPOÉTICA, RODA DE CULTURA, PRÁTICA CIENTÍFICA UNIVERSITÁRIA. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Metodologias de pesquisa

Resumo

O presente artigo apresenta uma descrição de experiências desenvolvidas com os/as discentes do Curso de Pedagogia, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos-Piauí, nesse ano de 2015, acerca das concepções do termo pesquisa. O objetivo deste trabalho é compreender “o que é pesquisa” para os/as discentes desse curso e como essas concepções contribuem facilitando ou dificultando a inserção dessas/es na prática científica universitária. Durante a disciplina Prática e Pesquisa Educativa II, realizamos várias atividades estimuladoras do ato de pesquisar e de desconstruir visões negativas e errôneas trazidas pelas/os discentes sobre essa prática. O referido estudo é desenvolvido sob o foco da abordagem filosófica da Sociopoética, por reconhecer seu poder de captar de forma criativa e artística as impressões, percepções elaborando dados que possibilitam ricos e potentes resultados de investigação científica. Esta pesquisa é de natureza qualitativa descritiva, exploratória. É resultado de trabalho coletivo realizado em forma de oficina única, em roda de cultura sociopoética, no tempo de quatro horas, com vinte e cinco discentes. Percebemos que a produção dos dados na oficina transformou-se em momento de encontro dos desejos na prática científica universitária dessas/es co-pesquisadoras/es. Os achados deste estudo revelam as concepções sobre o que é pesquisa, e interpretamos que as/os discentes do Curso de Pedagogia valorizam a pesquisa científica universitária, mas se colocam distantes dessa prática por não se sentirem preparados para vivê-la na ambiência universitária. Esse distanciamento da prática científica pareceu-nos, pelos dados fornecidos pela investigação, que se deve a pouca utilização da pesquisa nesse curso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.