Artigo Diálogos inclusivos nos diferentes caminhos da educação na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna.

E-books

ISBN: 978-65-5222-007-3

MULHERES DOUTORAS NEGRAS NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Palavra-chaves: , , , , E-book AT 19 - Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Sexualidades
0 of 0
"2024-07-23 14:52:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108822 "edicao_id" => 356 "trabalho_id" => 658 "inscrito_id" => 3160 "titulo" => "MULHERES DOUTORAS NEGRAS NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "O contexto deste estudo encampa analisar as narrativas de mulheres doutoras negras nas Ciências da Natureza. Evidenciando os seus trajetos profissionais, suas vozes, tempos e lugares, bem como analisar suas trajetórias acadêmicas através de trabalhos significativos para esta área das Ciências. Com isso, apresenta-se como objetivo geral analisar vozes, tempos e trajetórias profissionais de doutoras negras pesquisadoras das Ciências da Natureza traçando perfis comparativos e interpretativos. Para atingir os objetivos propostos e responder o problema de pesquisa, usou-se diferentes ferramentas metodológicas. Quanto ao tipo, se desenvolveu a pesquisa quali-quantitativa, pelo fato desta possibilitar respostas mais fidedignas ao problema proposto e, ao mesmo tempo, dotar de maior credibilidade os dados coletados. A estratégia adotada e que melhor responde a nossa problemática é a explanatória sequencial, por ser a mais direta das técnicas de métodos mistos. Como instrumento de coleta de dados qualitativos teve-se as entrevistas semiestruturadas. Para análise de dados optou-se pela Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin, como uma forma válida de análises qualitativas. Como nota-se, a problemática de pesquisa tem espaço para abordar o tema sob vários vieses. Contudo, o estudo ficará restrito à seguinte dimensão: quais as possíveis dificuldades recorrentes nas atuações profissionais de mulheres doutoras negras pesquisadoras/cientistas que atuam nas Ciências da Natureza? Como uma possível hipótese a esta problemática notadamente as interconexões entre raça, gênero e educação extrapolam a sociedade como um todo e manifestam-se fortemente na Ciência, dificultando o acesso de mulheres negras ao ambiente científico na área das Ciências da Natureza em instituições. Para fomentar as discussões em torno deste tema buscar-se-á apoio teórico em pesquisadores como Munanga (1986); Gonzalez (2020); Davis (1944); Joselina da Silva (2009); Collins (2019); Almeida (2019); dentre outros.O contexto deste estudo encampa analisar as narrativas de mulheres doutoras negras nas Ciências da Natureza. Evidenciando os seus trajetos profissionais, suas v" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 19 - Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Sexualidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD5_ID3160_TB658_08062024160431.pdf" "created_at" => "2024-08-27 14:47:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REJANE MARIA DA SILVA FARIAS" "autor_nome_curto" => "REJANE" "autor_email" => "fariasrejane806@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "Diálogos-inclusivos-nos-diferentes-caminhos-da-educaçãona-pauta-do-V-CINTEDI-tecendo-redes-de-solidariedade-na-sociedade-pós-moderna" "edicao_nome" => "Diálogos inclusivos nos diferentes caminhos da educação na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna." "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66b21bbca8210_06082024094900.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-23 14:52:06" "publicacao_id" => 75 "publicacao_nome" => "E-book CINTEDI" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 108822 "edicao_id" => 356 "trabalho_id" => 658 "inscrito_id" => 3160 "titulo" => "MULHERES DOUTORAS NEGRAS NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "O contexto deste estudo encampa analisar as narrativas de mulheres doutoras negras nas Ciências da Natureza. Evidenciando os seus trajetos profissionais, suas vozes, tempos e lugares, bem como analisar suas trajetórias acadêmicas através de trabalhos significativos para esta área das Ciências. Com isso, apresenta-se como objetivo geral analisar vozes, tempos e trajetórias profissionais de doutoras negras pesquisadoras das Ciências da Natureza traçando perfis comparativos e interpretativos. Para atingir os objetivos propostos e responder o problema de pesquisa, usou-se diferentes ferramentas metodológicas. Quanto ao tipo, se desenvolveu a pesquisa quali-quantitativa, pelo fato desta possibilitar respostas mais fidedignas ao problema proposto e, ao mesmo tempo, dotar de maior credibilidade os dados coletados. A estratégia adotada e que melhor responde a nossa problemática é a explanatória sequencial, por ser a mais direta das técnicas de métodos mistos. Como instrumento de coleta de dados qualitativos teve-se as entrevistas semiestruturadas. Para análise de dados optou-se pela Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin, como uma forma válida de análises qualitativas. Como nota-se, a problemática de pesquisa tem espaço para abordar o tema sob vários vieses. Contudo, o estudo ficará restrito à seguinte dimensão: quais as possíveis dificuldades recorrentes nas atuações profissionais de mulheres doutoras negras pesquisadoras/cientistas que atuam nas Ciências da Natureza? Como uma possível hipótese a esta problemática notadamente as interconexões entre raça, gênero e educação extrapolam a sociedade como um todo e manifestam-se fortemente na Ciência, dificultando o acesso de mulheres negras ao ambiente científico na área das Ciências da Natureza em instituições. Para fomentar as discussões em torno deste tema buscar-se-á apoio teórico em pesquisadores como Munanga (1986); Gonzalez (2020); Davis (1944); Joselina da Silva (2009); Collins (2019); Almeida (2019); dentre outros.O contexto deste estudo encampa analisar as narrativas de mulheres doutoras negras nas Ciências da Natureza. Evidenciando os seus trajetos profissionais, suas v" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 19 - Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Sexualidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD5_ID3160_TB658_08062024160431.pdf" "created_at" => "2024-08-27 14:47:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REJANE MARIA DA SILVA FARIAS" "autor_nome_curto" => "REJANE" "autor_email" => "fariasrejane806@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "Diálogos-inclusivos-nos-diferentes-caminhos-da-educaçãona-pauta-do-V-CINTEDI-tecendo-redes-de-solidariedade-na-sociedade-pós-moderna" "edicao_nome" => "Diálogos inclusivos nos diferentes caminhos da educação na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna." "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66b21bbca8210_06082024094900.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-23 14:52:06" "publicacao_id" => 75 "publicacao_nome" => "E-book CINTEDI" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 356 "publicacao_id" => 75 "volume" => 4 "numero" => 5 "url" => "Diálogos-inclusivos-nos-diferentes-caminhos-da-educaçãona-pauta-do-V-CINTEDI-tecendo-redes-de-solidariedade-na-sociedade-pós-moderna" "nome" => "Diálogos inclusivos nos diferentes caminhos da educação na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna." "nome_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "descricao" => """ O Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva - CINTEDI - tem sido um prestigiado cen&aacute;rio de discuss&otilde;es e de propaga&ccedil;&atilde;o dos conhecimentos cient&iacute;ficos produzidos na &aacute;rea da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva no Brasil e em outros mares.<br />\r\nO Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva - CINTEDI - tem sido um prestigiado cen&aacute;rio de discuss&otilde;es e de propaga&ccedil;&atild Historicamente, o CINTEDI favorece a intera&ccedil;&atilde;o de renomados/as pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que investigam as fecundas tem&aacute;ticas da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva e dos Direitos Humanos. Todos/as os/as pesquisadores/as que escreveram sua hist&oacute;ria no CINTEDI continuam a unir esfor&ccedil;os para que o conhecimento atravesse fronteiras, que redes de solidariedade sejam tecidas e possamos compartilhar experi&ecirc;ncias concretas de inclus&atilde;o.Historicamente, o CINTEDI favorece a intera&ccedil;&atilde;o de renomados/as pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que investigam as fecundas tem&aa """ "pasta" => "ebooks/cintedi/2024" "logo" => null "capa" => "66b21bbca8210_06082024094900.png" "timbrado" => "66b21bbca8ae3_06082024094900.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-06-12" "final_evento" => "2024-06-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-07-23 14:52:06" "updated_at" => "2024-08-27 09:14:57" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 356 "publicacao_id" => 75 "volume" => 4 "numero" => 5 "url" => "Diálogos-inclusivos-nos-diferentes-caminhos-da-educaçãona-pauta-do-V-CINTEDI-tecendo-redes-de-solidariedade-na-sociedade-pós-moderna" "nome" => "Diálogos inclusivos nos diferentes caminhos da educação na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna." "nome_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "descricao" => """ O Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva - CINTEDI - tem sido um prestigiado cen&aacute;rio de discuss&otilde;es e de propaga&ccedil;&atilde;o dos conhecimentos cient&iacute;ficos produzidos na &aacute;rea da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva no Brasil e em outros mares.<br />\r\nO Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva - CINTEDI - tem sido um prestigiado cen&aacute;rio de discuss&otilde;es e de propaga&ccedil;&atild Historicamente, o CINTEDI favorece a intera&ccedil;&atilde;o de renomados/as pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que investigam as fecundas tem&aacute;ticas da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva e dos Direitos Humanos. Todos/as os/as pesquisadores/as que escreveram sua hist&oacute;ria no CINTEDI continuam a unir esfor&ccedil;os para que o conhecimento atravesse fronteiras, que redes de solidariedade sejam tecidas e possamos compartilhar experi&ecirc;ncias concretas de inclus&atilde;o.Historicamente, o CINTEDI favorece a intera&ccedil;&atilde;o de renomados/as pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que investigam as fecundas tem&aa """ "pasta" => "ebooks/cintedi/2024" "logo" => null "capa" => "66b21bbca8210_06082024094900.png" "timbrado" => "66b21bbca8ae3_06082024094900.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-06-12" "final_evento" => "2024-06-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-07-23 14:52:06" "updated_at" => "2024-08-27 09:14:57" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 226 "edicao_id" => 356 "codigo" => "978-65-5222-007-3" "capa" => "66b21bbcaa763_06082024094900.png" "titulo" => "Diálogos inclusivos nos diferentes caminhos da educação na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna." "prefacio" => """ DI&Aacute;LOGOS INCLUSIVOS NOS DIFERENTES CAMINHOS DA EDUCA&Ccedil;&Atilde;O<br />\r\n NA PAUTA DO V CINTEDI: TECENDO REDES DE SOLIDARIEDADE NA SOCIEDADE P&Oacute;S-MODERNA<br />\r\n <br />\r\n &ldquo;Ningu&eacute;m caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se p&ocirc;s a caminhar&rdquo;.<br />\r\n&ldquo;Ningu&eacute;m caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se p&ocirc;s a caminha Paulo Freire (1992)<br />\r\n <br />\r\n O V Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; CINTEDI, realizado no per&iacute;odo de 12 a 14 de junho de 2024, em Campina Grande, Para&iacute;ba - Brasil, foi marcado por muitos di&aacute;logos em busca de favorecer a inclus&atilde;o nos mais variados ambientes, espa&ccedil;os, rodas de conversas, palestras, numa troca de saberes e conhecimentos imensur&aacute;veis. Reencontros aconteceram com muitas emo&ccedil;&otilde;es, lembran&ccedil;as, sorrisos e muita esperan&ccedil;a na EDUCA&Ccedil;&Atilde;O. Paulo Freire (1992) nos ensina que &eacute; caminhando que aprendemos a fazer o caminho, as dificuldades e desafios devem ser enfrentados, com isso aprendemos com as experi&ecirc;ncias vividas. A educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um caminho e a educa&ccedil;&atilde;o inclusiva &eacute; o nosso sonho. Nosso evento foi um momento desta caminhada.<br />\r\nO V Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; CINTEDI, realizado no per&iacute;odo de 12 a 14 de junho de 2024, em Campina Grande, Par Nesse sentido, o V CINTEDI contou com a presen&ccedil;a de estudantes, professoras/es e pesquisadoras/es, no &acirc;mbito nacional e internacional. O evento contou com vinte &Aacute;reas Tem&aacute;ticas, em que foi discutida a diversidade da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva, resultando em quatro E-books. Na presente obra, contemplamos as &aacute;reas de Educa&ccedil;&atilde;o Infantil; Educa&ccedil;&atilde;o Popular e do Campo; Educa&ccedil;&atilde;o de Jovens, Adultos e Idosos; Comunica&ccedil;&atilde;o, Pr&aacute;ticas de Leitura, Escrita e Inclus&atilde;o; Habilidades Socioemocionais e Inclus&atilde;o; Interfaces entre Sa&uacute;de e Inclus&atilde;o; Diversidade &Eacute;tnico-racial, de G&ecirc;nero e Sexualidade e, por fim, Inclus&atilde;o Social e Direitos Humanos.<br />\r\nNesse sentido, o V CINTEDI contou com a presen&ccedil;a de estudantes, professoras/es e pesquisadoras/es, no &acirc;mbito nacional e internacional. O evento con Na &Aacute;rea Tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, s&atilde;o apresentadas duas contribui&ccedil;&otilde;es. O primeiro texto trata da quest&atilde;o da avalia&ccedil;&atilde;o, e destaca o cuidado com o acolhimento, a observa&ccedil;&atilde;o, a escuta e a narrativa da documenta&ccedil;&atilde;o pedag&oacute;gica, como tamb&eacute;m com a forma&ccedil;&atilde;o continuada dos docentes. O segundo texto apresenta uma experi&ecirc;ncia desenvolvida no Est&aacute;gio Supervisionado do curso de Pedagogia, em uma sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE, etapa Educa&ccedil;&atilde;o Infantil. Sendo experi&ecirc;ncia muito desafiadora, a viv&ecirc;ncia permitiu conhecer as dificuldades de implementa&ccedil;&atilde;o da pol&iacute;tica de inclus&atilde;o.<br />\r\nNa &Aacute;rea Tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, s&atilde;o apresentadas duas contribui&ccedil;&otilde;es. O primeiro texto trata da quest&atilde Na sequ&ecirc;ncia, s&atilde;o apresentados os textos da tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o Popular e do Campo, que dialogam com diversas experi&ecirc;ncias. Na pr&aacute;tica da Educa&ccedil;&atilde;o Popular &eacute; destaque, no primeiro texto, o trabalho com as mulheres camponesas, suas experi&ecirc;ncias de vida e trajet&oacute;rias como l&iacute;deres comunit&aacute;rias que, nos espa&ccedil;os de terreiros dom&eacute;sticos, problematizam suas hist&oacute;rias, se empoderam, fortalecem seus relacionamentos de amizade, de conhecimentos e aprendizagens sobre a pol&iacute;tica de inclus&atilde;o das rela&ccedil;&otilde;es de g&ecirc;nero. No texto seguinte, &eacute; analisada a Marcha das Margaridas, evento que congrega v&aacute;rias organiza&ccedil;&otilde;es populares de mulheres, sobretudo do campo, e movimentos sociais do brejo paraibano, buscando compreender se esse &eacute; um espa&ccedil;o formativo de constru&ccedil;&atilde;o de conhecimentos e novas identidades.<br />\r\nNa sequ&ecirc;ncia, s&atilde;o apresentados os textos da tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o Popular e do Campo, que dialogam com diversas experi&ecirc;ncias Ainda na mesma &Aacute;rea Tem&aacute;tica, o terceiro artigo apresenta pesquisa que destaca a contribui&ccedil;&atilde;o dos movimentos sociais para constru&ccedil;&atilde;o de uma educa&ccedil;&atilde;o do campo e a conquista de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas voltadas para forma&ccedil;&atilde;o da cidadania desta popula&ccedil;&atilde;o.<br />\r\nAinda na mesma &Aacute;rea Tem&aacute;tica, o terceiro artigo apresenta pesquisa que destaca a contribui&ccedil;&atilde;o dos movimentos sociais para constru&cc Sobre a aprendizagem na Educa&ccedil;&atilde;o de Jovens, Adultos e Idosos, &eacute; relatado uma experi&ecirc;ncia de atividades no componente curricular &ldquo;Teoria e M&eacute;todo em Geografia&rdquo;, com pessoas com defici&ecirc;ncia. Nesse, foi constatada a necessidade de incremento na quantidade de monitores para acompanhamento das atividades e que a defici&ecirc;ncia &eacute; apenas um obst&aacute;culo que deve ser enfrentado, e n&atilde;o um impedimento para a aprendizagem.<br />\r\nSobre a aprendizagem na Educa&ccedil;&atilde;o de Jovens, Adultos e Idosos, &eacute; relatado uma experi&ecirc;ncia de atividades no componente curricular &ldqu Dando continuidade as trocas de conhecimentos, a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Comunica&ccedil;&atilde;o, Pr&aacute;ticas de Leitura, Escrita e Inclus&atilde;o apresentou tr&ecirc;s artigos. O primeiro trata do relato de experi&ecirc;ncia do componente curricular Est&aacute;gio Curricular Supervisionado II, Ensino de Literatura e L&iacute;ngua Portuguesa no Ensino Fundamental. Nele, buscou-se estudar o g&ecirc;nero textual dram&aacute;tico, visto esse ser muito exclu&iacute;do do cotidiano da sala de aula. O segundo texto &eacute; um artigo que aborda o processo de corre&ccedil;&atilde;o textual em disserta&ccedil;&otilde;es argumentativas escritas por estudantes do Ensino M&eacute;dio em escola p&uacute;blica, no &acirc;mbito da educa&ccedil;&atilde;o inclusiva de L&iacute;ngua Portuguesa. E o terceiro consiste em uma pesquisa sobre literatura de cordel de autoria feminina, discutida no componente curricular T&oacute;picos Especiais em Teoria da Literatura, onde se destacam o tr&aacute;gico, o m&aacute;gico e o mito.<br />\r\nDando continuidade as trocas de conhecimentos, a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Comunica&ccedil;&atilde;o, Pr&aacute;ticas de Leitura, Escrita e Inclus&atilde;o ap Nas linhas seguintes, integrando a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Habilidades Socioemocionais e Inclus&atilde;o, &eacute; destacado estudo sobre como a intelig&ecirc;ncia emocional &eacute; fundamental no desenvolvimento de estudantes, tanto no campo das rela&ccedil;&otilde;es humanas como na forma&ccedil;&atilde;o escolar, especialmente daqueles com neurodesenvolvimento at&iacute;pico. Os resultados da pesquisa apontam para necess&aacute;ria inclus&atilde;o destes estudantes nas salas de aulas regulares e para a import&acirc;ncia da atua&ccedil;&atilde;o docente no desenvolvimento deste processo. Na sequ&ecirc;ncia, &eacute; apresentada uma experi&ecirc;ncia de grupo de escoteiros, sua organiza&ccedil;&atilde;o, atividades e fun&ccedil;&otilde;es.<br />\r\nNas linhas seguintes, integrando a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Habilidades Socioemocionais e Inclus&atilde;o, &eacute; destacado estudo sobre como a intelig&eci Um desafio permanente nas discuss&otilde;es sobre Inclus&atilde;o de pessoas com defici&ecirc;ncia na educa&ccedil;&atilde;o &eacute; a rela&ccedil;&atilde;o com o campo da sa&uacute;de, como &eacute; necess&aacute;rio aprofundar a reflex&atilde;o para supera&ccedil;&atilde;o de barreiras, sobretudo, quando elas servem para categorizar, segregar e rotular. No artigo que integra a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Interfaces entre Sa&uacute;de e Inclus&atilde;o, &eacute; ressaltado que a exig&ecirc;ncia de laudos n&atilde;o pode restringir o direito de crian&ccedil;as e adolescentes vivenciarem nas escolas a experi&ecirc;ncia de aprender.<br />\r\nUm desafio permanente nas discuss&otilde;es sobre Inclus&atilde;o de pessoas com defici&ecirc;ncia na educa&ccedil;&atilde;o &eacute; a rela&ccedil;&atilde;o co Nas discuss&otilde;es sobre Diversidade &Eacute;tnico-Racial, de G&ecirc;nero e Sexualidade foram abordadas v&aacute;rias experi&ecirc;ncias de pesquisa. No primeiro texto destaca-se o brincar na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil a partir das rela&ccedil;&otilde;es de g&ecirc;nero e sexualidade. Os resultados da pesquisa apontaram para (re)produ&ccedil;&atilde;o de pr&aacute;ticas machistas e sexistas, bem como, para novos modos de ser e agir que rompem com tais pr&aacute;ticas. O segundo texto aborda a narrativa da trajet&oacute;ria acad&ecirc;mica de mulheres doutoras negras no campo das Ci&ecirc;ncias da Natureza, observando quais as dificuldades enfrentadas por estas profissionais. A terceira pesquisa questiona a fragilidade da forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tica do novo curr&iacute;culo do Ensino M&eacute;dio, o processo ensino - aprendizagem e a precariza&ccedil;&atilde;o do trabalho docente. No texto, destaca-se que a Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva precisa ser uma cultura que contempla todas as pessoas, estudantes com defici&ecirc;ncia, bem como, a necessidade da cont&iacute;nua reflex&atilde;o sobre as quest&otilde;es de cor/ra&ccedil;a, classe e g&ecirc;nero.<br />\r\nNas discuss&otilde;es sobre Diversidade &Eacute;tnico-Racial, de G&ecirc;nero e Sexualidade foram abordadas v&aacute;rias experi&ecirc;ncias de pesquisa. No pri Na sequ&ecirc;ncia, ainda na &Aacute;rea Tem&aacute;tica Diversidade &Eacute;tnico-Racial, de G&ecirc;nero e Sexualidade, o quarto texto trata de uma pesquisa sobre os curr&iacute;culos dos cursos de Pedagogia das institui&ccedil;&otilde;es de ensino superior p&uacute;blicas do Paran&aacute;/Brasil, com intuito de mapear a forma&ccedil;&atilde;o de professores para inclus&atilde;o, rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais e a educa&ccedil;&atilde;o quilombola. Constatou-se que esta forma&ccedil;&atilde;o ainda &eacute; superficial, mesmo que seja uma necessidade para o combate ao racismo, preconceito e discrimina&ccedil;&atilde;o. Os textos seguintes tratam das rela&ccedil;&otilde;es de g&ecirc;nero. A quinta pesquisa aborda as rela&ccedil;&otilde;es de trabalho, problematizando as desigualdades entre homens e mulheres nas ag&ecirc;ncias de turismo. Foi constatado que as mulheres enfrentam desafios em diversas situa&ccedil;&otilde;es de explora&ccedil;&atilde;o e discrimina&ccedil;&otilde;es. Por fim, o sexto texto discute sobre os discursos heteronormativos de arranjos familiares em livros paradid&aacute;ticos dos anos iniciais do ensino fundamental. Neste sentido constatou-se que, embora existam exce&ccedil;&otilde;es, estes materiais ainda transmitem um discurso de fam&iacute;lia normativo desconsiderando a diversidade de modelos familiares existentes.<br />\r\nNa sequ&ecirc;ncia, ainda na &Aacute;rea Tem&aacute;tica Diversidade &Eacute;tnico-Racial, de G&ecirc;nero e Sexualidade, o quarto texto trata de uma pesquisa s Na &uacute;ltima &Aacute;rea Tem&aacute;tica deste ebook, Inclus&atilde;o Social e Direitos Humanos, diversas experi&ecirc;ncias destacam o esfor&ccedil;o de promo&ccedil;&atilde;o da inclus&atilde;o. Na primeira, que aborda o trabalho com a m&uacute;sica e pessoas com defici&ecirc;ncia, constatou-se que existem propostas pedag&oacute;gicas adaptadas &agrave;s necessidades educativas especiais, sem diminuir a qualidade e o conte&uacute;do para os estudantes, chegando &agrave; proposi&ccedil;&atilde;o de uma Educa&ccedil;&atilde;o Musical Especial. No segundo texto, o estudo aborda o uso das Tecnologias Digitais da Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o (TDIC) por idosos. Trata-se de uma pesquisa bibliogr&aacute;fica, que visa contribuir com a discuss&atilde;o da tem&aacute;tica. A terceira experi&ecirc;ncia reflete sobre um trabalho de interven&ccedil;&atilde;o em turma do 8&ordm; ano dos anos finais do Ensino Fundamental, visando sensibilizar sobre a inclus&atilde;o de pessoas com defici&ecirc;ncia no ensino regular. Para tanto, envolveu-se a comunidade escolar na proposta.<br />\r\nNa &uacute;ltima &Aacute;rea Tem&aacute;tica deste ebook, Inclus&atilde;o Social e Direitos Humanos, diversas experi&ecirc;ncias destacam o esfor&ccedil;o de pr Dando continuidade &agrave; &Aacute;rea Tem&aacute;tica Inclus&atilde;o Social e Direitos Humanos, o quarto texto traz estudo que aborda a Educa&ccedil;&atilde;o para os Direitos Humanos desenvolvida numa escola p&uacute;blica existente num pres&iacute;dio, em que os estudantes s&atilde;o indiv&iacute;duos privados de liberdade. O artigo seguinte apresenta a exist&ecirc;ncia do N&uacute;cleo de Acessibilidade e Inclus&atilde;o nas institui&ccedil;&otilde;es federais de ensino superior, sua import&acirc;ncia, trabalho e abrang&ecirc;ncia, juntamente com a assist&ecirc;ncia social. Por fim, o &uacute;ltimo artigo - n&atilde;o menos importante - &eacute; uma pesquisa bibliogr&aacute;fica integrativa sobre os impactos dos princ&iacute;pios dos Direitos Humanos e a inclus&atilde;o social no ensino superior. Assumir esses princ&iacute;pios no cotidiano da academia, promovendo di&aacute;logos cr&iacute;ticos, favorece a conscientiza&ccedil;&atilde;o sobre igualdade e inclus&atilde;o social no ambiente universit&aacute;rio.<br />\r\nDando continuidade &agrave; &Aacute;rea Tem&aacute;tica Inclus&atilde;o Social e Direitos Humanos, o quarto texto traz estudo que aborda a Educa&ccedil;&atilde; Desejamos que estes estudos ajudem na sua pr&aacute;tica pedag&oacute;gica, caminhando para a tessitura de redes de solidariedade e a viv&ecirc;ncia de uma Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva. Esperamos voc&ecirc; no VI CINTEDI.<br />\r\nDesejamos que estes estudos ajudem na sua pr&aacute;tica pedag&oacute;gica, caminhando para a tessitura de redes de solidariedade e a viv&ecirc;ncia de uma Educ <br />\r\n Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n <br />\r\n Profa. Dra. Margareth Maria de Melo - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n <br />\r\n Profa. Dra. Sandra Meza - Universidade do Chile<br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n REFER&Ecirc;NCIAS<br />\r\n FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperan&ccedil;a: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.<br />\r\n 11:36 """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Eduardo Gomes Onofre<br />\r\n Maria Margareth de Melo<br />\r\n Sandra Meza-Fernandez """ "conselho_editorial" => """ Soraya Maria Barros de Almeida Brandao<br />\r\n Luciane Carneiro de Souza<br />\r\n Rayssa Maria Anselmo de Brito<br />\r\n Antonio Henrique Coutelo de Moraes<br />\r\n Magn&oacute;lia de Lima Sousa Targino<br />\r\n Selma Gomes da Silva<br />\r\n Kalline Fl&aacute;via Silva de Lira<br />\r\n Francisco Roberto Diniz Ara&uacute;jo """ "ficha_catalografica" => "66d8440aee671_04092024082706.pdf" "arquivo" => "04092024082724-DIALOGOS-INCLUSIVOS-NOS-DIFERENTES-CAMINHOS-DA-EDU.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-07-23 14:52:06" "updated_at" => "2024-09-04 08:27:24" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 226 "edicao_id" => 356 "codigo" => "978-65-5222-007-3" "capa" => "66b21bbcaa763_06082024094900.png" "titulo" => "Diálogos inclusivos nos diferentes caminhos da educação na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna." "prefacio" => """ DI&Aacute;LOGOS INCLUSIVOS NOS DIFERENTES CAMINHOS DA EDUCA&Ccedil;&Atilde;O<br />\r\n NA PAUTA DO V CINTEDI: TECENDO REDES DE SOLIDARIEDADE NA SOCIEDADE P&Oacute;S-MODERNA<br />\r\n <br />\r\n &ldquo;Ningu&eacute;m caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se p&ocirc;s a caminhar&rdquo;.<br />\r\n&ldquo;Ningu&eacute;m caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se p&ocirc;s a caminha Paulo Freire (1992)<br />\r\n <br />\r\n O V Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; CINTEDI, realizado no per&iacute;odo de 12 a 14 de junho de 2024, em Campina Grande, Para&iacute;ba - Brasil, foi marcado por muitos di&aacute;logos em busca de favorecer a inclus&atilde;o nos mais variados ambientes, espa&ccedil;os, rodas de conversas, palestras, numa troca de saberes e conhecimentos imensur&aacute;veis. Reencontros aconteceram com muitas emo&ccedil;&otilde;es, lembran&ccedil;as, sorrisos e muita esperan&ccedil;a na EDUCA&Ccedil;&Atilde;O. Paulo Freire (1992) nos ensina que &eacute; caminhando que aprendemos a fazer o caminho, as dificuldades e desafios devem ser enfrentados, com isso aprendemos com as experi&ecirc;ncias vividas. A educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um caminho e a educa&ccedil;&atilde;o inclusiva &eacute; o nosso sonho. Nosso evento foi um momento desta caminhada.<br />\r\nO V Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; CINTEDI, realizado no per&iacute;odo de 12 a 14 de junho de 2024, em Campina Grande, Par Nesse sentido, o V CINTEDI contou com a presen&ccedil;a de estudantes, professoras/es e pesquisadoras/es, no &acirc;mbito nacional e internacional. O evento contou com vinte &Aacute;reas Tem&aacute;ticas, em que foi discutida a diversidade da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva, resultando em quatro E-books. Na presente obra, contemplamos as &aacute;reas de Educa&ccedil;&atilde;o Infantil; Educa&ccedil;&atilde;o Popular e do Campo; Educa&ccedil;&atilde;o de Jovens, Adultos e Idosos; Comunica&ccedil;&atilde;o, Pr&aacute;ticas de Leitura, Escrita e Inclus&atilde;o; Habilidades Socioemocionais e Inclus&atilde;o; Interfaces entre Sa&uacute;de e Inclus&atilde;o; Diversidade &Eacute;tnico-racial, de G&ecirc;nero e Sexualidade e, por fim, Inclus&atilde;o Social e Direitos Humanos.<br />\r\nNesse sentido, o V CINTEDI contou com a presen&ccedil;a de estudantes, professoras/es e pesquisadoras/es, no &acirc;mbito nacional e internacional. O evento con Na &Aacute;rea Tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, s&atilde;o apresentadas duas contribui&ccedil;&otilde;es. O primeiro texto trata da quest&atilde;o da avalia&ccedil;&atilde;o, e destaca o cuidado com o acolhimento, a observa&ccedil;&atilde;o, a escuta e a narrativa da documenta&ccedil;&atilde;o pedag&oacute;gica, como tamb&eacute;m com a forma&ccedil;&atilde;o continuada dos docentes. O segundo texto apresenta uma experi&ecirc;ncia desenvolvida no Est&aacute;gio Supervisionado do curso de Pedagogia, em uma sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE, etapa Educa&ccedil;&atilde;o Infantil. Sendo experi&ecirc;ncia muito desafiadora, a viv&ecirc;ncia permitiu conhecer as dificuldades de implementa&ccedil;&atilde;o da pol&iacute;tica de inclus&atilde;o.<br />\r\nNa &Aacute;rea Tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, s&atilde;o apresentadas duas contribui&ccedil;&otilde;es. O primeiro texto trata da quest&atilde Na sequ&ecirc;ncia, s&atilde;o apresentados os textos da tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o Popular e do Campo, que dialogam com diversas experi&ecirc;ncias. Na pr&aacute;tica da Educa&ccedil;&atilde;o Popular &eacute; destaque, no primeiro texto, o trabalho com as mulheres camponesas, suas experi&ecirc;ncias de vida e trajet&oacute;rias como l&iacute;deres comunit&aacute;rias que, nos espa&ccedil;os de terreiros dom&eacute;sticos, problematizam suas hist&oacute;rias, se empoderam, fortalecem seus relacionamentos de amizade, de conhecimentos e aprendizagens sobre a pol&iacute;tica de inclus&atilde;o das rela&ccedil;&otilde;es de g&ecirc;nero. No texto seguinte, &eacute; analisada a Marcha das Margaridas, evento que congrega v&aacute;rias organiza&ccedil;&otilde;es populares de mulheres, sobretudo do campo, e movimentos sociais do brejo paraibano, buscando compreender se esse &eacute; um espa&ccedil;o formativo de constru&ccedil;&atilde;o de conhecimentos e novas identidades.<br />\r\nNa sequ&ecirc;ncia, s&atilde;o apresentados os textos da tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o Popular e do Campo, que dialogam com diversas experi&ecirc;ncias Ainda na mesma &Aacute;rea Tem&aacute;tica, o terceiro artigo apresenta pesquisa que destaca a contribui&ccedil;&atilde;o dos movimentos sociais para constru&ccedil;&atilde;o de uma educa&ccedil;&atilde;o do campo e a conquista de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas voltadas para forma&ccedil;&atilde;o da cidadania desta popula&ccedil;&atilde;o.<br />\r\nAinda na mesma &Aacute;rea Tem&aacute;tica, o terceiro artigo apresenta pesquisa que destaca a contribui&ccedil;&atilde;o dos movimentos sociais para constru&cc Sobre a aprendizagem na Educa&ccedil;&atilde;o de Jovens, Adultos e Idosos, &eacute; relatado uma experi&ecirc;ncia de atividades no componente curricular &ldquo;Teoria e M&eacute;todo em Geografia&rdquo;, com pessoas com defici&ecirc;ncia. Nesse, foi constatada a necessidade de incremento na quantidade de monitores para acompanhamento das atividades e que a defici&ecirc;ncia &eacute; apenas um obst&aacute;culo que deve ser enfrentado, e n&atilde;o um impedimento para a aprendizagem.<br />\r\nSobre a aprendizagem na Educa&ccedil;&atilde;o de Jovens, Adultos e Idosos, &eacute; relatado uma experi&ecirc;ncia de atividades no componente curricular &ldqu Dando continuidade as trocas de conhecimentos, a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Comunica&ccedil;&atilde;o, Pr&aacute;ticas de Leitura, Escrita e Inclus&atilde;o apresentou tr&ecirc;s artigos. O primeiro trata do relato de experi&ecirc;ncia do componente curricular Est&aacute;gio Curricular Supervisionado II, Ensino de Literatura e L&iacute;ngua Portuguesa no Ensino Fundamental. Nele, buscou-se estudar o g&ecirc;nero textual dram&aacute;tico, visto esse ser muito exclu&iacute;do do cotidiano da sala de aula. O segundo texto &eacute; um artigo que aborda o processo de corre&ccedil;&atilde;o textual em disserta&ccedil;&otilde;es argumentativas escritas por estudantes do Ensino M&eacute;dio em escola p&uacute;blica, no &acirc;mbito da educa&ccedil;&atilde;o inclusiva de L&iacute;ngua Portuguesa. E o terceiro consiste em uma pesquisa sobre literatura de cordel de autoria feminina, discutida no componente curricular T&oacute;picos Especiais em Teoria da Literatura, onde se destacam o tr&aacute;gico, o m&aacute;gico e o mito.<br />\r\nDando continuidade as trocas de conhecimentos, a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Comunica&ccedil;&atilde;o, Pr&aacute;ticas de Leitura, Escrita e Inclus&atilde;o ap Nas linhas seguintes, integrando a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Habilidades Socioemocionais e Inclus&atilde;o, &eacute; destacado estudo sobre como a intelig&ecirc;ncia emocional &eacute; fundamental no desenvolvimento de estudantes, tanto no campo das rela&ccedil;&otilde;es humanas como na forma&ccedil;&atilde;o escolar, especialmente daqueles com neurodesenvolvimento at&iacute;pico. Os resultados da pesquisa apontam para necess&aacute;ria inclus&atilde;o destes estudantes nas salas de aulas regulares e para a import&acirc;ncia da atua&ccedil;&atilde;o docente no desenvolvimento deste processo. Na sequ&ecirc;ncia, &eacute; apresentada uma experi&ecirc;ncia de grupo de escoteiros, sua organiza&ccedil;&atilde;o, atividades e fun&ccedil;&otilde;es.<br />\r\nNas linhas seguintes, integrando a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Habilidades Socioemocionais e Inclus&atilde;o, &eacute; destacado estudo sobre como a intelig&eci Um desafio permanente nas discuss&otilde;es sobre Inclus&atilde;o de pessoas com defici&ecirc;ncia na educa&ccedil;&atilde;o &eacute; a rela&ccedil;&atilde;o com o campo da sa&uacute;de, como &eacute; necess&aacute;rio aprofundar a reflex&atilde;o para supera&ccedil;&atilde;o de barreiras, sobretudo, quando elas servem para categorizar, segregar e rotular. No artigo que integra a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Interfaces entre Sa&uacute;de e Inclus&atilde;o, &eacute; ressaltado que a exig&ecirc;ncia de laudos n&atilde;o pode restringir o direito de crian&ccedil;as e adolescentes vivenciarem nas escolas a experi&ecirc;ncia de aprender.<br />\r\nUm desafio permanente nas discuss&otilde;es sobre Inclus&atilde;o de pessoas com defici&ecirc;ncia na educa&ccedil;&atilde;o &eacute; a rela&ccedil;&atilde;o co Nas discuss&otilde;es sobre Diversidade &Eacute;tnico-Racial, de G&ecirc;nero e Sexualidade foram abordadas v&aacute;rias experi&ecirc;ncias de pesquisa. No primeiro texto destaca-se o brincar na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil a partir das rela&ccedil;&otilde;es de g&ecirc;nero e sexualidade. Os resultados da pesquisa apontaram para (re)produ&ccedil;&atilde;o de pr&aacute;ticas machistas e sexistas, bem como, para novos modos de ser e agir que rompem com tais pr&aacute;ticas. O segundo texto aborda a narrativa da trajet&oacute;ria acad&ecirc;mica de mulheres doutoras negras no campo das Ci&ecirc;ncias da Natureza, observando quais as dificuldades enfrentadas por estas profissionais. A terceira pesquisa questiona a fragilidade da forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tica do novo curr&iacute;culo do Ensino M&eacute;dio, o processo ensino - aprendizagem e a precariza&ccedil;&atilde;o do trabalho docente. No texto, destaca-se que a Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva precisa ser uma cultura que contempla todas as pessoas, estudantes com defici&ecirc;ncia, bem como, a necessidade da cont&iacute;nua reflex&atilde;o sobre as quest&otilde;es de cor/ra&ccedil;a, classe e g&ecirc;nero.<br />\r\nNas discuss&otilde;es sobre Diversidade &Eacute;tnico-Racial, de G&ecirc;nero e Sexualidade foram abordadas v&aacute;rias experi&ecirc;ncias de pesquisa. No pri Na sequ&ecirc;ncia, ainda na &Aacute;rea Tem&aacute;tica Diversidade &Eacute;tnico-Racial, de G&ecirc;nero e Sexualidade, o quarto texto trata de uma pesquisa sobre os curr&iacute;culos dos cursos de Pedagogia das institui&ccedil;&otilde;es de ensino superior p&uacute;blicas do Paran&aacute;/Brasil, com intuito de mapear a forma&ccedil;&atilde;o de professores para inclus&atilde;o, rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais e a educa&ccedil;&atilde;o quilombola. Constatou-se que esta forma&ccedil;&atilde;o ainda &eacute; superficial, mesmo que seja uma necessidade para o combate ao racismo, preconceito e discrimina&ccedil;&atilde;o. Os textos seguintes tratam das rela&ccedil;&otilde;es de g&ecirc;nero. A quinta pesquisa aborda as rela&ccedil;&otilde;es de trabalho, problematizando as desigualdades entre homens e mulheres nas ag&ecirc;ncias de turismo. Foi constatado que as mulheres enfrentam desafios em diversas situa&ccedil;&otilde;es de explora&ccedil;&atilde;o e discrimina&ccedil;&otilde;es. Por fim, o sexto texto discute sobre os discursos heteronormativos de arranjos familiares em livros paradid&aacute;ticos dos anos iniciais do ensino fundamental. Neste sentido constatou-se que, embora existam exce&ccedil;&otilde;es, estes materiais ainda transmitem um discurso de fam&iacute;lia normativo desconsiderando a diversidade de modelos familiares existentes.<br />\r\nNa sequ&ecirc;ncia, ainda na &Aacute;rea Tem&aacute;tica Diversidade &Eacute;tnico-Racial, de G&ecirc;nero e Sexualidade, o quarto texto trata de uma pesquisa s Na &uacute;ltima &Aacute;rea Tem&aacute;tica deste ebook, Inclus&atilde;o Social e Direitos Humanos, diversas experi&ecirc;ncias destacam o esfor&ccedil;o de promo&ccedil;&atilde;o da inclus&atilde;o. Na primeira, que aborda o trabalho com a m&uacute;sica e pessoas com defici&ecirc;ncia, constatou-se que existem propostas pedag&oacute;gicas adaptadas &agrave;s necessidades educativas especiais, sem diminuir a qualidade e o conte&uacute;do para os estudantes, chegando &agrave; proposi&ccedil;&atilde;o de uma Educa&ccedil;&atilde;o Musical Especial. No segundo texto, o estudo aborda o uso das Tecnologias Digitais da Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o (TDIC) por idosos. Trata-se de uma pesquisa bibliogr&aacute;fica, que visa contribuir com a discuss&atilde;o da tem&aacute;tica. A terceira experi&ecirc;ncia reflete sobre um trabalho de interven&ccedil;&atilde;o em turma do 8&ordm; ano dos anos finais do Ensino Fundamental, visando sensibilizar sobre a inclus&atilde;o de pessoas com defici&ecirc;ncia no ensino regular. Para tanto, envolveu-se a comunidade escolar na proposta.<br />\r\nNa &uacute;ltima &Aacute;rea Tem&aacute;tica deste ebook, Inclus&atilde;o Social e Direitos Humanos, diversas experi&ecirc;ncias destacam o esfor&ccedil;o de pr Dando continuidade &agrave; &Aacute;rea Tem&aacute;tica Inclus&atilde;o Social e Direitos Humanos, o quarto texto traz estudo que aborda a Educa&ccedil;&atilde;o para os Direitos Humanos desenvolvida numa escola p&uacute;blica existente num pres&iacute;dio, em que os estudantes s&atilde;o indiv&iacute;duos privados de liberdade. O artigo seguinte apresenta a exist&ecirc;ncia do N&uacute;cleo de Acessibilidade e Inclus&atilde;o nas institui&ccedil;&otilde;es federais de ensino superior, sua import&acirc;ncia, trabalho e abrang&ecirc;ncia, juntamente com a assist&ecirc;ncia social. Por fim, o &uacute;ltimo artigo - n&atilde;o menos importante - &eacute; uma pesquisa bibliogr&aacute;fica integrativa sobre os impactos dos princ&iacute;pios dos Direitos Humanos e a inclus&atilde;o social no ensino superior. Assumir esses princ&iacute;pios no cotidiano da academia, promovendo di&aacute;logos cr&iacute;ticos, favorece a conscientiza&ccedil;&atilde;o sobre igualdade e inclus&atilde;o social no ambiente universit&aacute;rio.<br />\r\nDando continuidade &agrave; &Aacute;rea Tem&aacute;tica Inclus&atilde;o Social e Direitos Humanos, o quarto texto traz estudo que aborda a Educa&ccedil;&atilde; Desejamos que estes estudos ajudem na sua pr&aacute;tica pedag&oacute;gica, caminhando para a tessitura de redes de solidariedade e a viv&ecirc;ncia de uma Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva. Esperamos voc&ecirc; no VI CINTEDI.<br />\r\nDesejamos que estes estudos ajudem na sua pr&aacute;tica pedag&oacute;gica, caminhando para a tessitura de redes de solidariedade e a viv&ecirc;ncia de uma Educ <br />\r\n Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n <br />\r\n Profa. Dra. Margareth Maria de Melo - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n <br />\r\n Profa. Dra. Sandra Meza - Universidade do Chile<br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n REFER&Ecirc;NCIAS<br />\r\n FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperan&ccedil;a: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.<br />\r\n 11:36 """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Eduardo Gomes Onofre<br />\r\n Maria Margareth de Melo<br />\r\n Sandra Meza-Fernandez """ "conselho_editorial" => """ Soraya Maria Barros de Almeida Brandao<br />\r\n Luciane Carneiro de Souza<br />\r\n Rayssa Maria Anselmo de Brito<br />\r\n Antonio Henrique Coutelo de Moraes<br />\r\n Magn&oacute;lia de Lima Sousa Targino<br />\r\n Selma Gomes da Silva<br />\r\n Kalline Fl&aacute;via Silva de Lira<br />\r\n Francisco Roberto Diniz Ara&uacute;jo """ "ficha_catalografica" => "66d8440aee671_04092024082706.pdf" "arquivo" => "04092024082724-DIALOGOS-INCLUSIVOS-NOS-DIFERENTES-CAMINHOS-DA-EDU.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-07-23 14:52:06" "updated_at" => "2024-09-04 08:27:24" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 23 de julho de 2024

Resumo

O contexto deste estudo encampa analisar as narrativas de mulheres doutoras negras nas Ciências da Natureza. Evidenciando os seus trajetos profissionais, suas vozes, tempos e lugares, bem como analisar suas trajetórias acadêmicas através de trabalhos significativos para esta área das Ciências. Com isso, apresenta-se como objetivo geral analisar vozes, tempos e trajetórias profissionais de doutoras negras pesquisadoras das Ciências da Natureza traçando perfis comparativos e interpretativos. Para atingir os objetivos propostos e responder o problema de pesquisa, usou-se diferentes ferramentas metodológicas. Quanto ao tipo, se desenvolveu a pesquisa quali-quantitativa, pelo fato desta possibilitar respostas mais fidedignas ao problema proposto e, ao mesmo tempo, dotar de maior credibilidade os dados coletados. A estratégia adotada e que melhor responde a nossa problemática é a explanatória sequencial, por ser a mais direta das técnicas de métodos mistos. Como instrumento de coleta de dados qualitativos teve-se as entrevistas semiestruturadas. Para análise de dados optou-se pela Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin, como uma forma válida de análises qualitativas. Como nota-se, a problemática de pesquisa tem espaço para abordar o tema sob vários vieses. Contudo, o estudo ficará restrito à seguinte dimensão: quais as possíveis dificuldades recorrentes nas atuações profissionais de mulheres doutoras negras pesquisadoras/cientistas que atuam nas Ciências da Natureza? Como uma possível hipótese a esta problemática notadamente as interconexões entre raça, gênero e educação extrapolam a sociedade como um todo e manifestam-se fortemente na Ciência, dificultando o acesso de mulheres negras ao ambiente científico na área das Ciências da Natureza em instituições. Para fomentar as discussões em torno deste tema buscar-se-á apoio teórico em pesquisadores como Munanga (1986); Gonzalez (2020); Davis (1944); Joselina da Silva (2009); Collins (2019); Almeida (2019); dentre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.