Artigo Formação docente, Avaliação, Currículo e Políticas Públicas no cenário educacional na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna

E-books

ISBN: 978-65-5222-006-6

FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUSIVOS: APROXIMAÇÕES ENTRE A REALIDADE BRASILEIRA E A REALIDADE EUROPEIA.

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          Historicamente, o CINTEDI favorece a intera&ccedil;&atilde;o de renomados/as pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que investigam as fecundas tem&aacute;ticas da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva e dos Direitos Humanos. Todos/as os/as pesquisadores/as que escreveram sua hist&oacute;ria no CINTEDI continuam a unir esfor&ccedil;os para que o conhecimento atravesse fronteiras, que redes de solidariedade sejam tecidas e possamos compartilhar experi&ecirc;ncias concretas de inclus&atilde;o.
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                  <br />\r\n
                  &ldquo;N&oacute;s temos que ter solidariedade entre os que t&ecirc;m os mesmos sonhos. Esta solidariedade implica em esperan&ccedil;a, e sem esperan&ccedil;a e sem solidariedade &eacute; imposs&iacute;vel lutar&rdquo;&nbsp;<br />\r\n
                  Paulo Freire<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;O presente ebook envolve uma colet&acirc;nea de textos referentes ao V Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; CINTEDI, realizado no per&iacute;odo de 12 a 14 de junho de 2024, em Campina Grande, Para&iacute;ba - Brasil, que teve como tema Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva, Diversidade e Direitos Humanos: tecendo redes de solidariedade na sociedade p&oacute;s-moderna. O evento contou com a presen&ccedil;a de pesquisadoras/es, professoras/es e estudantes no &acirc;mbito nacional e internacional, em busca de trocas de saberes, conhecimentos e pr&aacute;ticas educativas inclusivas nas vinte &Aacute;reas Tem&aacute;ticas organizadas.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Tecer redes de solidariedade &eacute; um desafio permanente no contexto da sociedade p&oacute;s-moderna, pois como afirma Paulo Freire a solidariedade e a esperan&ccedil;a s&atilde;o fundamentais para luta. Nesta perspectiva, a tessitura de uma Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &eacute; uma luta que exige compromisso com a solidariedade. No V CINTEDI foram significativas &agrave;s experi&ecirc;ncias, pesquisas, estudos que avan&ccedil;am na dire&ccedil;&atilde;o de supera&ccedil;&atilde;o de todas as formas de barreiras. No entanto, muitos s&atilde;o os desafios que precisam ser enfrentados. &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;No presente pref&aacute;cio contemplamos as &Aacute;reas Tem&aacute;ticas de Forma&ccedil;&atilde;o Docente e Gest&atilde;o Escolar no Enfoque Inclusivo; Curr&iacute;culo e Servi&ccedil;os de Apoio a Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva e Pol&iacute;ticas P&uacute;blicas e Acessibilidade em Espa&ccedil;os Escolares e N&atilde;o Escolares. A seguir ser&atilde;o apresentados os textos que s&atilde;o produtos de experi&ecirc;ncias desenvolvidas nos mais diversos espa&ccedil;os - especialmente nos escolares -, bem como pr&aacute;ticas e reflex&otilde;es te&oacute;ricas sobre o processo de tessitura da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva, seus retrocessos e avan&ccedil;os conquistados.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;A primeira &Aacute;rea Tem&aacute;tica apresentada refere-se &agrave; Forma&ccedil;&atilde;o Docente e Gest&atilde;o Escolar no Enfoque Inclusivo. Um grande desafio que aparece, em diversos textos, &eacute; a forma&ccedil;&atilde;o docente, tanto no Ensino Superior - forma&ccedil;&atilde;o inicial - como na forma&ccedil;&atilde;o continuada de profissionais diretamente envolvidas/os no processo de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva. Neste sentido, o Est&aacute;gio Supervisionado n&atilde;o obrigat&oacute;rio para estudantes com defici&ecirc;ncia &ndash; tema do primeiro texto apresentado - &eacute; uma experi&ecirc;ncia que congrega professoras/es e t&eacute;cnicas/os administrativas/os da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e empregadoras/es da cidade de Aragua&iacute;na, Tocantins. Neste cen&aacute;rio, constataram-se avan&ccedil;os e muitos desafios para estes estudantes. Na pesquisa seguinte, apresenta-se a implementa&ccedil;&atilde;o do ensino colaborativo envolvendo professoras/es de classe comum com alunos p&uacute;blico-alvo da Educa&ccedil;&atilde;o Especial. Com isso, ampliou-se o atendimento a estes estudantes e favoreceu a ressignifica&ccedil;&atilde;o de pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas inclusivas.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Ainda dentro da &Aacute;rea Tem&aacute;tica Forma&ccedil;&atilde;o Docente e Gest&atilde;o Escolar no Enfoque Inclusivo, o texto seguinte aborda o ensino de LIBRAS na forma&ccedil;&atilde;o das/os professoras/es nas Licenciaturas Interculturais Ind&iacute;genas, destacando a quest&atilde;o bil&iacute;ngue e intercultural e os muitos desafios da pr&aacute;xis pedag&oacute;gica. O quarto artigo trata da experi&ecirc;ncia do N&uacute;cleo de Apoio a Inclus&atilde;o (NAI) da Universidade Federal do Acre. A pesquisa buscou caracterizar a atua&ccedil;&atilde;o das/os profissionais do NAI e a percep&ccedil;&atilde;o das barreiras e possibilidades para inclus&atilde;o universit&aacute;ria, destacando a necessidade de forma&ccedil;&atilde;o docente.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Na sequ&ecirc;ncia, &eacute; apresentada uma pesquisa bibliogr&aacute;fica sobre a inclus&atilde;o no Ensino Superior, visando compreender a multidimensionalidade das/os estudantes como um aspecto inclusivo que visa a supera&ccedil;&atilde;o de uma vis&atilde;o positivista de educa&ccedil;&atilde;o e perman&ecirc;ncia das/os estudantes no ensino superior, especialmente dos grupos mais marginalizados. O sexto artigo destaca a Educa&ccedil;&atilde;o Especial como modalidade necess&aacute;ria &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de docentes, com vistas a um trabalho educacional sob perspectiva da inclus&atilde;o, e se prop&otilde;e a fazer uma an&aacute;lise comparativa entre a realidade brasileira e europeia. Constatou-se a falta de forma&ccedil;&atilde;o e de compet&ecirc;ncias espec&iacute;ficas, barreiras estruturais e press&atilde;o do sistema educacional.&nbsp;<br />\r\n
                  O s&eacute;timo artigo apresenta uma experi&ecirc;ncia de Est&aacute;gio Supervisionado no curso de Letras Portugu&ecirc;s e LIBRAS da UFRN com estudantes surdos. Esta experi&ecirc;ncia favoreceu uma maior compreens&atilde;o das necessidades lingu&iacute;sticas dessa comunidade, por&eacute;m revelou a falta de informa&ccedil;&atilde;o sobre a surdez e a n&atilde;o supera&ccedil;&atilde;o de uma vis&atilde;o capacitista da pessoa surda. O texto seguinte aborda o projeto Mostra de Atividades, realizado junto a estudantes com defici&ecirc;ncia, idealizado a partir do questionamento sobre formas de promo&ccedil;&atilde;o do protagonismo das/os estudantes com defici&ecirc;ncia nas pr&aacute;ticas esportivas das escolas p&uacute;blicas do Ensino Fundamental do munic&iacute;pio de S&atilde;o Paulo.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;O nono texto aborda a identifica&ccedil;&atilde;o de estrat&eacute;gias para acesso, perman&ecirc;ncia e sucesso das/os estudantes com defici&ecirc;ncia e necessidades educativas especiais, bem como se prop&otilde;e a apreender as percep&ccedil;&otilde;es dos gestores sobre inclus&atilde;o no Instituto Federal do Piau&iacute; (IFPI). O d&eacute;cimo texto trata sobre a relev&acirc;ncia da LIBRAS para pessoa surda e sua inclus&atilde;o no sistema regular de ensino como garantia de uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade e de inser&ccedil;&atilde;o na sociedade. Por fim, o &uacute;ltimo artigo desta &Aacute;rea Tem&aacute;tica discute as estrat&eacute;gias para integra&ccedil;&atilde;o dos demais profissionais da escola no processo de inclus&atilde;o das/os estudantes com defici&ecirc;ncia. Para isso, abordam-se as pol&iacute;ticas de forma&ccedil;&atilde;o docente na perspectiva da inclus&atilde;o e as dificuldades dos profissionais que atuam na Educa&ccedil;&atilde;o Especial.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Na &Aacute;rea Tem&aacute;tica Curr&iacute;culo e Servi&ccedil;os de Apoio &agrave; Escolariza&ccedil;&atilde;o Inclusiva s&atilde;o apresentados cinco textos. O primeiro &eacute; uma pesquisa que analisa o perfil das/os estudantes em forma&ccedil;&atilde;o Lato Sensu para Educa&ccedil;&atilde;o Especial e Inclusiva na cidade de Natal &ndash; RN. Estes estudantes j&aacute; atuam em a&ccedil;&otilde;es e pr&aacute;ticas educativas com pessoas com defici&ecirc;ncia e buscam aprofundamento sobre a tem&aacute;tica. O segundo artigo trata da alfabetiza&ccedil;&atilde;o para pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA), destacando o desafio deste processo e a flexibiliza&ccedil;&atilde;o curricular como forma de supera&ccedil;&atilde;o do ensino tradicional, al&eacute;m da necessidade de conhecer as especificidades de cada aluno. O terceiro texto aborda a necessidade de reavalia&ccedil;&atilde;o das estruturas curriculares no contexto educacional e, a partir de uma vis&atilde;o decolonial, prop&otilde;e uma reconstru&ccedil;&atilde;o curricular. O quarto texto destaca o ensino colaborativo como um crit&eacute;rio para garantir efetiva&ccedil;&atilde;o de uma pr&aacute;tica educacional que considera o acesso, mas tamb&eacute;m a perman&ecirc;ncia com qualidade de ensino para os alunos com defici&ecirc;ncia.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Seguindo, o quinto artigo apresenta a trajet&oacute;ria hist&oacute;rica do N&uacute;cleo de Apoio &agrave; Pessoa com Necessidades Espec&iacute;ficas no Instituto Federal de Educa&ccedil;&atilde;o, Ci&ecirc;ncias e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Por fim, no &uacute;ltimo texto desta &aacute;rea, &eacute; apresentado o Atendimento Educacional Especializado, realizado pelo N&uacute;cleo de Acessibilidade e Inclus&atilde;o da Universidade Estadual da Para&iacute;ba (UEPB) com estudantes com defici&ecirc;ncia tanto da gradua&ccedil;&atilde;o como da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o Lato e Stricto Sensu.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Na sequ&ecirc;ncia, a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Pol&iacute;ticas P&uacute;blicas e Acessibilidade em Espa&ccedil;os Escolares e N&atilde;o Escolares apresentou cinco contribui&ccedil;&otilde;es. A acessibilidade arquitet&ocirc;nica &eacute; um grande desafio para pessoas com defici&ecirc;ncia f&iacute;sica e, em uma escola p&uacute;blica no interior do estado, essa situa&ccedil;&atilde;o se agrava. A partir disso, a primeira pesquisa buscou avaliar as condi&ccedil;&otilde;es de uma escola, condi&ccedil;&otilde;es essas que visavam favorecer o acesso aos estudantes com defici&ecirc;ncia. Outra quest&atilde;o apresentada relembra que, com o aumento de diagn&oacute;sticos, se faz necess&aacute;rio &agrave; efetiva&ccedil;&atilde;o de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas voltadas para pessoas com defici&ecirc;ncia. Deste modo, no segundo artigo, analisa-se o projeto Brincluir, desenvolvido no munic&iacute;pio de S&atilde;o Jos&eacute; de Piranhas, na Para&iacute;ba, visando compreender a relev&acirc;ncia do mesmo para as crian&ccedil;as e seus familiares.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;O terceiro texto &eacute; uma pesquisa bibliogr&aacute;fica que aborda o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o para todas as pessoas, sendo esse um dever do Estado e da fam&iacute;lia em colabora&ccedil;&atilde;o com a sociedade, relembrando, entretanto, que pessoas com defici&ecirc;ncia sofreram durante anos com preconceito e exclus&atilde;o, sendo esta situa&ccedil;&atilde;o ainda mais complexa em cidades do interior. Partindo desta perspectiva, a pesquisa buscou apresentar os desafios e possibilidades no contexto da implementa&ccedil;&atilde;o da pol&iacute;tica p&uacute;blica de inclus&atilde;o em munic&iacute;pios, destacando o Conselho Municipal de Educa&ccedil;&atilde;o como &oacute;rg&atilde;o que deve mobilizar, normatizar e fiscalizar esta oferta.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;O pen&uacute;ltimo texto trata sobre a Educa&ccedil;&atilde;o Especial e Inclusiva no Novo Ensino M&eacute;dio Potiguar, visto que essa &eacute; uma modalidade de ensino presente em todas as modalidades, etapas e n&iacute;veis, sendo complementar ou suplementar &agrave; escolariza&ccedil;&atilde;o e n&atilde;o substitutiva. Concluindo esta &Aacute;rea Tem&aacute;tica, o pr&oacute;ximo artigo apresenta uma revis&atilde;o bibliogr&aacute;fica sobre a produ&ccedil;&atilde;o acad&ecirc;mica que discute o Programa Incluir &ndash; Acessibilidade na Educa&ccedil;&atilde;o Superior, pol&iacute;tica p&uacute;blica institu&iacute;da em 2005. O artigo destaca que apenas o estabelecimento da pol&iacute;tica p&uacute;blica n&atilde;o garante a inclus&atilde;o de estudantes p&uacute;blico-alvo da educa&ccedil;&atilde;o especial, sendo indispens&aacute;vel o enfrentamento das barreiras de acessibilidade em suas m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Esperamos que essas pesquisas, experi&ecirc;ncias e estudos ajudem no seu cotidiano escolar ou acad&ecirc;mico, na revis&atilde;o de sua pr&aacute;tica pedag&oacute;gica e tessitura de redes de solidariedade para viv&ecirc;ncia de uma Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Desejamos um reencontro com voc&ecirc; no VI CINTEDI!<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Profa. Dra. Margareth Maria de Melo - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Profa. Dra. Sandra Meza - Universidade do Chile<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  REFER&Ecirc;NCIAS<br />\r\n
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                  FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Ara&uacute;jo; OLIVEIRA, Walter Ferreira de (Orgs.). Pedagogia da solidariedade. 5. ed. S&atilde;o Paulo: Paz e Terra, 2021.
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                  Marlene Barbosa de Freitas Reis<br />\r\n
                  Karla Alexandra Dantas Freitas Estrela<br />\r\n
                  Rafael Ferreira de Souza Honorato<br />\r\n
                  Gislene de Ara&uacute;jo Alves
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                  FORMA&Ccedil;&Atilde;O DOCENTE, CURR&Iacute;CULO E POL&Iacute;TICAS P&Uacute;BLICAS NO CEN&Aacute;RIO EDUCACIONAL NA PAUTA DO V CINTEDI: TECENDO REDES DE SOLIDARIEDADE NA SOCIEDADE P&Oacute;S-MODERNA<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &ldquo;N&oacute;s temos que ter solidariedade entre os que t&ecirc;m os mesmos sonhos. Esta solidariedade implica em esperan&ccedil;a, e sem esperan&ccedil;a e sem solidariedade &eacute; imposs&iacute;vel lutar&rdquo;&nbsp;<br />\r\n
                  Paulo Freire<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;O presente ebook envolve uma colet&acirc;nea de textos referentes ao V Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; CINTEDI, realizado no per&iacute;odo de 12 a 14 de junho de 2024, em Campina Grande, Para&iacute;ba - Brasil, que teve como tema Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva, Diversidade e Direitos Humanos: tecendo redes de solidariedade na sociedade p&oacute;s-moderna. O evento contou com a presen&ccedil;a de pesquisadoras/es, professoras/es e estudantes no &acirc;mbito nacional e internacional, em busca de trocas de saberes, conhecimentos e pr&aacute;ticas educativas inclusivas nas vinte &Aacute;reas Tem&aacute;ticas organizadas.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Tecer redes de solidariedade &eacute; um desafio permanente no contexto da sociedade p&oacute;s-moderna, pois como afirma Paulo Freire a solidariedade e a esperan&ccedil;a s&atilde;o fundamentais para luta. Nesta perspectiva, a tessitura de uma Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &eacute; uma luta que exige compromisso com a solidariedade. No V CINTEDI foram significativas &agrave;s experi&ecirc;ncias, pesquisas, estudos que avan&ccedil;am na dire&ccedil;&atilde;o de supera&ccedil;&atilde;o de todas as formas de barreiras. No entanto, muitos s&atilde;o os desafios que precisam ser enfrentados. &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;No presente pref&aacute;cio contemplamos as &Aacute;reas Tem&aacute;ticas de Forma&ccedil;&atilde;o Docente e Gest&atilde;o Escolar no Enfoque Inclusivo; Curr&iacute;culo e Servi&ccedil;os de Apoio a Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva e Pol&iacute;ticas P&uacute;blicas e Acessibilidade em Espa&ccedil;os Escolares e N&atilde;o Escolares. A seguir ser&atilde;o apresentados os textos que s&atilde;o produtos de experi&ecirc;ncias desenvolvidas nos mais diversos espa&ccedil;os - especialmente nos escolares -, bem como pr&aacute;ticas e reflex&otilde;es te&oacute;ricas sobre o processo de tessitura da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva, seus retrocessos e avan&ccedil;os conquistados.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;A primeira &Aacute;rea Tem&aacute;tica apresentada refere-se &agrave; Forma&ccedil;&atilde;o Docente e Gest&atilde;o Escolar no Enfoque Inclusivo. Um grande desafio que aparece, em diversos textos, &eacute; a forma&ccedil;&atilde;o docente, tanto no Ensino Superior - forma&ccedil;&atilde;o inicial - como na forma&ccedil;&atilde;o continuada de profissionais diretamente envolvidas/os no processo de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva. Neste sentido, o Est&aacute;gio Supervisionado n&atilde;o obrigat&oacute;rio para estudantes com defici&ecirc;ncia &ndash; tema do primeiro texto apresentado - &eacute; uma experi&ecirc;ncia que congrega professoras/es e t&eacute;cnicas/os administrativas/os da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e empregadoras/es da cidade de Aragua&iacute;na, Tocantins. Neste cen&aacute;rio, constataram-se avan&ccedil;os e muitos desafios para estes estudantes. Na pesquisa seguinte, apresenta-se a implementa&ccedil;&atilde;o do ensino colaborativo envolvendo professoras/es de classe comum com alunos p&uacute;blico-alvo da Educa&ccedil;&atilde;o Especial. Com isso, ampliou-se o atendimento a estes estudantes e favoreceu a ressignifica&ccedil;&atilde;o de pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas inclusivas.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Ainda dentro da &Aacute;rea Tem&aacute;tica Forma&ccedil;&atilde;o Docente e Gest&atilde;o Escolar no Enfoque Inclusivo, o texto seguinte aborda o ensino de LIBRAS na forma&ccedil;&atilde;o das/os professoras/es nas Licenciaturas Interculturais Ind&iacute;genas, destacando a quest&atilde;o bil&iacute;ngue e intercultural e os muitos desafios da pr&aacute;xis pedag&oacute;gica. O quarto artigo trata da experi&ecirc;ncia do N&uacute;cleo de Apoio a Inclus&atilde;o (NAI) da Universidade Federal do Acre. A pesquisa buscou caracterizar a atua&ccedil;&atilde;o das/os profissionais do NAI e a percep&ccedil;&atilde;o das barreiras e possibilidades para inclus&atilde;o universit&aacute;ria, destacando a necessidade de forma&ccedil;&atilde;o docente.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Na sequ&ecirc;ncia, &eacute; apresentada uma pesquisa bibliogr&aacute;fica sobre a inclus&atilde;o no Ensino Superior, visando compreender a multidimensionalidade das/os estudantes como um aspecto inclusivo que visa a supera&ccedil;&atilde;o de uma vis&atilde;o positivista de educa&ccedil;&atilde;o e perman&ecirc;ncia das/os estudantes no ensino superior, especialmente dos grupos mais marginalizados. O sexto artigo destaca a Educa&ccedil;&atilde;o Especial como modalidade necess&aacute;ria &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de docentes, com vistas a um trabalho educacional sob perspectiva da inclus&atilde;o, e se prop&otilde;e a fazer uma an&aacute;lise comparativa entre a realidade brasileira e europeia. Constatou-se a falta de forma&ccedil;&atilde;o e de compet&ecirc;ncias espec&iacute;ficas, barreiras estruturais e press&atilde;o do sistema educacional.&nbsp;<br />\r\n
                  O s&eacute;timo artigo apresenta uma experi&ecirc;ncia de Est&aacute;gio Supervisionado no curso de Letras Portugu&ecirc;s e LIBRAS da UFRN com estudantes surdos. Esta experi&ecirc;ncia favoreceu uma maior compreens&atilde;o das necessidades lingu&iacute;sticas dessa comunidade, por&eacute;m revelou a falta de informa&ccedil;&atilde;o sobre a surdez e a n&atilde;o supera&ccedil;&atilde;o de uma vis&atilde;o capacitista da pessoa surda. O texto seguinte aborda o projeto Mostra de Atividades, realizado junto a estudantes com defici&ecirc;ncia, idealizado a partir do questionamento sobre formas de promo&ccedil;&atilde;o do protagonismo das/os estudantes com defici&ecirc;ncia nas pr&aacute;ticas esportivas das escolas p&uacute;blicas do Ensino Fundamental do munic&iacute;pio de S&atilde;o Paulo.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;O nono texto aborda a identifica&ccedil;&atilde;o de estrat&eacute;gias para acesso, perman&ecirc;ncia e sucesso das/os estudantes com defici&ecirc;ncia e necessidades educativas especiais, bem como se prop&otilde;e a apreender as percep&ccedil;&otilde;es dos gestores sobre inclus&atilde;o no Instituto Federal do Piau&iacute; (IFPI). O d&eacute;cimo texto trata sobre a relev&acirc;ncia da LIBRAS para pessoa surda e sua inclus&atilde;o no sistema regular de ensino como garantia de uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade e de inser&ccedil;&atilde;o na sociedade. Por fim, o &uacute;ltimo artigo desta &Aacute;rea Tem&aacute;tica discute as estrat&eacute;gias para integra&ccedil;&atilde;o dos demais profissionais da escola no processo de inclus&atilde;o das/os estudantes com defici&ecirc;ncia. Para isso, abordam-se as pol&iacute;ticas de forma&ccedil;&atilde;o docente na perspectiva da inclus&atilde;o e as dificuldades dos profissionais que atuam na Educa&ccedil;&atilde;o Especial.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Na &Aacute;rea Tem&aacute;tica Curr&iacute;culo e Servi&ccedil;os de Apoio &agrave; Escolariza&ccedil;&atilde;o Inclusiva s&atilde;o apresentados cinco textos. O primeiro &eacute; uma pesquisa que analisa o perfil das/os estudantes em forma&ccedil;&atilde;o Lato Sensu para Educa&ccedil;&atilde;o Especial e Inclusiva na cidade de Natal &ndash; RN. Estes estudantes j&aacute; atuam em a&ccedil;&otilde;es e pr&aacute;ticas educativas com pessoas com defici&ecirc;ncia e buscam aprofundamento sobre a tem&aacute;tica. O segundo artigo trata da alfabetiza&ccedil;&atilde;o para pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA), destacando o desafio deste processo e a flexibiliza&ccedil;&atilde;o curricular como forma de supera&ccedil;&atilde;o do ensino tradicional, al&eacute;m da necessidade de conhecer as especificidades de cada aluno. O terceiro texto aborda a necessidade de reavalia&ccedil;&atilde;o das estruturas curriculares no contexto educacional e, a partir de uma vis&atilde;o decolonial, prop&otilde;e uma reconstru&ccedil;&atilde;o curricular. O quarto texto destaca o ensino colaborativo como um crit&eacute;rio para garantir efetiva&ccedil;&atilde;o de uma pr&aacute;tica educacional que considera o acesso, mas tamb&eacute;m a perman&ecirc;ncia com qualidade de ensino para os alunos com defici&ecirc;ncia.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Seguindo, o quinto artigo apresenta a trajet&oacute;ria hist&oacute;rica do N&uacute;cleo de Apoio &agrave; Pessoa com Necessidades Espec&iacute;ficas no Instituto Federal de Educa&ccedil;&atilde;o, Ci&ecirc;ncias e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Por fim, no &uacute;ltimo texto desta &aacute;rea, &eacute; apresentado o Atendimento Educacional Especializado, realizado pelo N&uacute;cleo de Acessibilidade e Inclus&atilde;o da Universidade Estadual da Para&iacute;ba (UEPB) com estudantes com defici&ecirc;ncia tanto da gradua&ccedil;&atilde;o como da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o Lato e Stricto Sensu.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Na sequ&ecirc;ncia, a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Pol&iacute;ticas P&uacute;blicas e Acessibilidade em Espa&ccedil;os Escolares e N&atilde;o Escolares apresentou cinco contribui&ccedil;&otilde;es. A acessibilidade arquitet&ocirc;nica &eacute; um grande desafio para pessoas com defici&ecirc;ncia f&iacute;sica e, em uma escola p&uacute;blica no interior do estado, essa situa&ccedil;&atilde;o se agrava. A partir disso, a primeira pesquisa buscou avaliar as condi&ccedil;&otilde;es de uma escola, condi&ccedil;&otilde;es essas que visavam favorecer o acesso aos estudantes com defici&ecirc;ncia. Outra quest&atilde;o apresentada relembra que, com o aumento de diagn&oacute;sticos, se faz necess&aacute;rio &agrave; efetiva&ccedil;&atilde;o de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas voltadas para pessoas com defici&ecirc;ncia. Deste modo, no segundo artigo, analisa-se o projeto Brincluir, desenvolvido no munic&iacute;pio de S&atilde;o Jos&eacute; de Piranhas, na Para&iacute;ba, visando compreender a relev&acirc;ncia do mesmo para as crian&ccedil;as e seus familiares.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;O terceiro texto &eacute; uma pesquisa bibliogr&aacute;fica que aborda o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o para todas as pessoas, sendo esse um dever do Estado e da fam&iacute;lia em colabora&ccedil;&atilde;o com a sociedade, relembrando, entretanto, que pessoas com defici&ecirc;ncia sofreram durante anos com preconceito e exclus&atilde;o, sendo esta situa&ccedil;&atilde;o ainda mais complexa em cidades do interior. Partindo desta perspectiva, a pesquisa buscou apresentar os desafios e possibilidades no contexto da implementa&ccedil;&atilde;o da pol&iacute;tica p&uacute;blica de inclus&atilde;o em munic&iacute;pios, destacando o Conselho Municipal de Educa&ccedil;&atilde;o como &oacute;rg&atilde;o que deve mobilizar, normatizar e fiscalizar esta oferta.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;O pen&uacute;ltimo texto trata sobre a Educa&ccedil;&atilde;o Especial e Inclusiva no Novo Ensino M&eacute;dio Potiguar, visto que essa &eacute; uma modalidade de ensino presente em todas as modalidades, etapas e n&iacute;veis, sendo complementar ou suplementar &agrave; escolariza&ccedil;&atilde;o e n&atilde;o substitutiva. Concluindo esta &Aacute;rea Tem&aacute;tica, o pr&oacute;ximo artigo apresenta uma revis&atilde;o bibliogr&aacute;fica sobre a produ&ccedil;&atilde;o acad&ecirc;mica que discute o Programa Incluir &ndash; Acessibilidade na Educa&ccedil;&atilde;o Superior, pol&iacute;tica p&uacute;blica institu&iacute;da em 2005. O artigo destaca que apenas o estabelecimento da pol&iacute;tica p&uacute;blica n&atilde;o garante a inclus&atilde;o de estudantes p&uacute;blico-alvo da educa&ccedil;&atilde;o especial, sendo indispens&aacute;vel o enfrentamento das barreiras de acessibilidade em suas m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Esperamos que essas pesquisas, experi&ecirc;ncias e estudos ajudem no seu cotidiano escolar ou acad&ecirc;mico, na revis&atilde;o de sua pr&aacute;tica pedag&oacute;gica e tessitura de redes de solidariedade para viv&ecirc;ncia de uma Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Desejamos um reencontro com voc&ecirc; no VI CINTEDI!<br />\r\n
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                  <br />\r\n
                  Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Profa. Dra. Margareth Maria de Melo - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n
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                  Profa. Dra. Sandra Meza - Universidade do Chile<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  REFER&Ecirc;NCIAS<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Ara&uacute;jo; OLIVEIRA, Walter Ferreira de (Orgs.). Pedagogia da solidariedade. 5. ed. S&atilde;o Paulo: Paz e Terra, 2021.
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                  Gislene de Ara&uacute;jo Alves
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Publicado em 08 de julho de 2024

Resumo

A educação especial numa perspectiva inclusiva, enquanto desafio contemporâneo, tem se apresentado como uma tarefa por fazer, tanto do ponto de vista político como do ponto de vista pedagógico. A implementação da escola inclusiva, ao possibilitar o aumento do número de matrículas de crianças com necessidades educacionais específicas nas escolas regulares, desencadeou uma série de discussões referentes às mudanças necessárias para uma efetiva educação para todos, inclusive no que diz respeito à formação de professores para o atendimento desta demanda. Com o intuito de refletir esta temática, o objetivo deste trabalho é realizar um estudo acerca da formação de professores para a inclusão, traçando aproximações entre a realidade brasileira e a realidade europeia. Em termos metodológicos optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, destacando elementos constitutivos dos desafios e possibilidades referentes à formação do professor inclusivo. Para tanto, foi realizado um estudo teórico com base em autores como Mantoan; Prieto; Arantes (2006), Mittler (2003), Mazzota (1999), Poker; Martins; Giroto (2016), Rabelo; Jimenez; Segundo (2015) e, um balanço documental com base em publicações disponibilizadas pela Agência Europeia para Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva. Os resultados apontaram para inúmeros desafios, como formação inadequada, falta de competências específicas, barreiras estruturais e pressão do sistema educacional, são comuns. Valorizar a diversidade, promover o trabalho em equipe e investir no desenvolvimento profissional contínuo contribuem para o êxito da educação inclusiva. Desse modo, a universalidade dos princípios para uma formação inclusiva e esforços contínuos são essenciais para moldar um futuro educacional igualitário e adaptado às demandas contemporâneas.

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