Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS -NOVOS OLHARES RUMO A UMA EDUCAÇÃO ECOSISTÊMICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108725
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 1002
    "inscrito_id" => 3974
    "titulo" => "PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS -NOVOS OLHARES RUMO A UMA EDUCAÇÃO ECOSISTÊMICA."
    "resumo" => "Com base no pensamento complexo, na ecoformação e nas Práticas de Aprendizagens Integradoras e Inclusivas (ALVES,2016) essa pesquisa objetiva analisar, relato de experiência de um professor de estudantes surdos, na perspectiva da educação ecoformativa e inclusiva. A problematização em questionarmos: de que maneira as práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas potencializam a aprendizagem e desenvolvimento de cenário acolhedor para estudantes surdos, em uma instituição de ensino? Com base no método de pesquisa narrativa qualitativa, cuja análise baseia-se nos princípios guias do pensamento complexo de Morin e nas categorias das práticas de aprendizagens integradoras e inclusivas (2016). A partir de análise dos registros do diário de bordo da atuação do docente, no período de 8 meses do ano de 2019. Como referencial teórico tomamos autores que se debruçaram sobre a inclusão dos surdos, além do pensamento complexo, Morin (2014; 2015), a ecoformação Suanno (2014, p. 175) dentre outros. A análise realizou-se a partir de categorias temáticas aplicadas aos registros do diário de bordo. Revelando a importância do desenvolvimento de práticas pedagógicas integradoras e inclusivas, com um olhar amoroso e multidimensional sobre os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID3974_TB1002_29052024140254.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERALDO BERNARDO"
    "autor_nome_curto" => "GERALDO"
    "autor_email" => "bernardo_lis@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108725
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 1002
    "inscrito_id" => 3974
    "titulo" => "PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS -NOVOS OLHARES RUMO A UMA EDUCAÇÃO ECOSISTÊMICA."
    "resumo" => "Com base no pensamento complexo, na ecoformação e nas Práticas de Aprendizagens Integradoras e Inclusivas (ALVES,2016) essa pesquisa objetiva analisar, relato de experiência de um professor de estudantes surdos, na perspectiva da educação ecoformativa e inclusiva. A problematização em questionarmos: de que maneira as práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas potencializam a aprendizagem e desenvolvimento de cenário acolhedor para estudantes surdos, em uma instituição de ensino? Com base no método de pesquisa narrativa qualitativa, cuja análise baseia-se nos princípios guias do pensamento complexo de Morin e nas categorias das práticas de aprendizagens integradoras e inclusivas (2016). A partir de análise dos registros do diário de bordo da atuação do docente, no período de 8 meses do ano de 2019. Como referencial teórico tomamos autores que se debruçaram sobre a inclusão dos surdos, além do pensamento complexo, Morin (2014; 2015), a ecoformação Suanno (2014, p. 175) dentre outros. A análise realizou-se a partir de categorias temáticas aplicadas aos registros do diário de bordo. Revelando a importância do desenvolvimento de práticas pedagógicas integradoras e inclusivas, com um olhar amoroso e multidimensional sobre os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID3974_TB1002_29052024140254.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERALDO BERNARDO"
    "autor_nome_curto" => "GERALDO"
    "autor_email" => "bernardo_lis@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Com base no pensamento complexo, na ecoformação e nas Práticas de Aprendizagens Integradoras e Inclusivas (ALVES,2016) essa pesquisa objetiva analisar, relato de experiência de um professor de estudantes surdos, na perspectiva da educação ecoformativa e inclusiva. A problematização em questionarmos: de que maneira as práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas potencializam a aprendizagem e desenvolvimento de cenário acolhedor para estudantes surdos, em uma instituição de ensino? Com base no método de pesquisa narrativa qualitativa, cuja análise baseia-se nos princípios guias do pensamento complexo de Morin e nas categorias das práticas de aprendizagens integradoras e inclusivas (2016). A partir de análise dos registros do diário de bordo da atuação do docente, no período de 8 meses do ano de 2019. Como referencial teórico tomamos autores que se debruçaram sobre a inclusão dos surdos, além do pensamento complexo, Morin (2014; 2015), a ecoformação Suanno (2014, p. 175) dentre outros. A análise realizou-se a partir de categorias temáticas aplicadas aos registros do diário de bordo. Revelando a importância do desenvolvimento de práticas pedagógicas integradoras e inclusivas, com um olhar amoroso e multidimensional sobre os estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.