Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DESENVOLVENDO HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E PROMOVENDO A INCLUSÃO NA SALA DE AULA ATRAVÉS DO JOGO “O QUE EU SINTO?”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 12 - Habilidades sócio emocionais e inclusão
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108714
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 985
    "inscrito_id" => 3800
    "titulo" => "DESENVOLVENDO HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E PROMOVENDO A INCLUSÃO NA SALA DE AULA ATRAVÉS DO JOGO “O QUE EU SINTO?”"
    "resumo" => "Este texto destina-se a fornecer aos educadores uma abordagem prática e inclusiva para desenvolver habilidades socioemocionais em seus alunos, sem expô-los desnecessariamente. A metodologia adotada se ampara em uma abordagem qualitativa com o enfoque na exposição do detalhamento do processo de implementação do jogo na sala de aula, incluindo a preparação prévia. O método proposto é o uso do jogo de cartas "O Que Eu Sinto?", que consiste em uma série de cartas com imagens representando diferentes emoções, como tristeza, angústia, alegria, raiva, felicidade, entre outras. Ao utilizar este jogo, os professores podem criar um ambiente seguro e estimulante para que os alunos expressem suas emoções de forma não verbal, através da seleção das cartas que melhor representam o que estão sentindo. Isso permite que os alunos desenvolvam a consciência emocional, identificando e compreendendo suas próprias emoções e as dos outros. Além disso, o jogo promove a empatia, uma vez que os alunos são incentivados a reconhecer e validar os sentimentos de seus colegas. Por meio dessa abordagem lúdica e interativa, os educadores podem trabalhar aspectos fundamentais das habilidades socioemocionais, como a regulação emocional, a resolução de conflitos e o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis. Dessa forma, contribui-se para a construção de um ambiente escolar inclusivo, onde todos os alunos se sintam valorizados e respeitados em sua diversidade emocional, bem como reflete sobre os desafios e oportunidades associados à implementação do jogo na prática educativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 12 - Habilidades sócio emocionais e inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3800_TB985_07072024163533.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO EDUARDO FREITAS BICALHO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "contato@thiagobicalho.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108714
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 985
    "inscrito_id" => 3800
    "titulo" => "DESENVOLVENDO HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E PROMOVENDO A INCLUSÃO NA SALA DE AULA ATRAVÉS DO JOGO “O QUE EU SINTO?”"
    "resumo" => "Este texto destina-se a fornecer aos educadores uma abordagem prática e inclusiva para desenvolver habilidades socioemocionais em seus alunos, sem expô-los desnecessariamente. A metodologia adotada se ampara em uma abordagem qualitativa com o enfoque na exposição do detalhamento do processo de implementação do jogo na sala de aula, incluindo a preparação prévia. O método proposto é o uso do jogo de cartas "O Que Eu Sinto?", que consiste em uma série de cartas com imagens representando diferentes emoções, como tristeza, angústia, alegria, raiva, felicidade, entre outras. Ao utilizar este jogo, os professores podem criar um ambiente seguro e estimulante para que os alunos expressem suas emoções de forma não verbal, através da seleção das cartas que melhor representam o que estão sentindo. Isso permite que os alunos desenvolvam a consciência emocional, identificando e compreendendo suas próprias emoções e as dos outros. Além disso, o jogo promove a empatia, uma vez que os alunos são incentivados a reconhecer e validar os sentimentos de seus colegas. Por meio dessa abordagem lúdica e interativa, os educadores podem trabalhar aspectos fundamentais das habilidades socioemocionais, como a regulação emocional, a resolução de conflitos e o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis. Dessa forma, contribui-se para a construção de um ambiente escolar inclusivo, onde todos os alunos se sintam valorizados e respeitados em sua diversidade emocional, bem como reflete sobre os desafios e oportunidades associados à implementação do jogo na prática educativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 12 - Habilidades sócio emocionais e inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3800_TB985_07072024163533.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO EDUARDO FREITAS BICALHO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "contato@thiagobicalho.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este texto destina-se a fornecer aos educadores uma abordagem prática e inclusiva para desenvolver habilidades socioemocionais em seus alunos, sem expô-los desnecessariamente. A metodologia adotada se ampara em uma abordagem qualitativa com o enfoque na exposição do detalhamento do processo de implementação do jogo na sala de aula, incluindo a preparação prévia. O método proposto é o uso do jogo de cartas "O Que Eu Sinto?", que consiste em uma série de cartas com imagens representando diferentes emoções, como tristeza, angústia, alegria, raiva, felicidade, entre outras. Ao utilizar este jogo, os professores podem criar um ambiente seguro e estimulante para que os alunos expressem suas emoções de forma não verbal, através da seleção das cartas que melhor representam o que estão sentindo. Isso permite que os alunos desenvolvam a consciência emocional, identificando e compreendendo suas próprias emoções e as dos outros. Além disso, o jogo promove a empatia, uma vez que os alunos são incentivados a reconhecer e validar os sentimentos de seus colegas. Por meio dessa abordagem lúdica e interativa, os educadores podem trabalhar aspectos fundamentais das habilidades socioemocionais, como a regulação emocional, a resolução de conflitos e o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis. Dessa forma, contribui-se para a construção de um ambiente escolar inclusivo, onde todos os alunos se sintam valorizados e respeitados em sua diversidade emocional, bem como reflete sobre os desafios e oportunidades associados à implementação do jogo na prática educativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.