Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRINCÍPIOS NORTEADOES PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS INDIVIDUALIZADOS DE TRANSIÇÃO PARA O TRABALHO: PLANEJAMENTO DE CARREIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre os princípios norteadores para a elaboração de Planos Individualizados de Transição (PITs) da escola para o trabalho, voltados para alunos com deficiência. Nos Estados Unidos (EUA) e em países da Europa, o PIT é um desdobramento das estratégias pedagógicas desenvolvidas no Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com deficiência. A proposta de transição é construída por professores, equipe multidisciplinar, com a participação do próprio aluno – família, em parceria com empresas e instituições. O PIT é desenvolvido a partir das dimensões: a. inserção no mundo do trabalho, b. ingresso na universidade, e, c. vida independente. Nesta pesquisa, apresentaremos o PIT com foco na transição da escola para o trabalho. O planejamento é individualizado e centrado no aluno, a partir da identificação dos interesses, competências e necessidades educativas específicas. A coleta de dados é utilizada para a identificação de metas e serviços de transição pós-escolar que possam desenvolver maior autonomia da pessoa com deficiência na vida adulta. Nos EUA, a lei da pessoa com deficiência prevê a obrigatoriedade da construção do PIT, a partir dos 16 anos de idade. A legislação brasileira acerca da educação especial aponta para a importância da preparação da pessoa com deficiência para o mundo do trabalho, entretanto, não apresenta diretrizes claras e instrumentos para que este trabalho seja desenvolvido no contexto escolar. A implementação do PEI nas escolas brasileiras, se constitui como importante instrumento de adequação curricular para os alunos com deficiência, entretanto, não se mostra eficaz no que se refere ao desenvolvimento de competências essenciais para a transição da escola para a vida adulta.

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