Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O PAPEL DA TECNOLOGIA ASSISTIVA, AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ORAL DE CRIANÇAS AUTISTAS

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

RESUMO O presente trabalho é resultante da necessidade de buscar compreender o papel desempenhado pela Tecnologia Assistiva (TA) na efetivação da educação escolar dos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo desse artigo é evidenciar as contribuições que a TA apresenta para a melhoria da comunicação dos educandos autistas, dando ênfase à Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) como ferramenta pedagógica que favorece o desenvolvimento dos sujeitos não-verbais ou com limitação de fala. Por isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, com a finalidade de investigar as evidências da efetividade da TA e, mais especificamente, da CAA no processo de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Este estudo visa ainda destacar as possibilidades de usos desses recursos por parte dos profissionais da educação, podendo se apropriar e fazer uso efetivo destes na mediação do conhecimento importante para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos autistas. Ademias, discute-se sobre a importância da linguagem para o pleno desenvolvimento e inserção dos indivíduos em formação na vida em sociedade, levando em consideração a teoria vygotskiana de Zona de Desenvolvimento Proximal e o papel desempenhado pela fala como forma de organizar o pensamento e garantir a interação interpessoal dos sujeitos em crescimento. Assim, nota-se a importância de promover programas de formação voltada para o uso da CAA como forma de assegurar a inserção do aluno na vida em sociedade através do desempenho da sua autonomia e sociabilidade.

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