Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

REFLEXÕES E APRENDIZADO ATRAVÉS DA LIBRAS: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O referido relato descreve a experiência envolvendo uma intervenção colaborativa sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em uma sala de aula regular. A ideia desta intervenção surgiu através de uma proposta de extensão na disciplina de Libras, que está presente na estrutura curricular do curso de licenciatura em matemática. Visando promover uma proposta de inclusão de estudantes surdos, para proporcionar uma experiência educativa mais acessível e envolvente. A disciplina de Libras na graduação é de suma importância pois nela os futuros professores conseguem refletir e pensar em estratégias para aplicar em sala de aula pensando em uma educação mais inclusiva. Os objetivos propostos para a atividade são detalhados, tendo como o foco descrever como ocorreu a experiência em sala de aula e como os estudantes reagiram ao conhecer brevemente sobre a Libras. A metodologia foi dividida em 3 momentos. O primeiro sendo direcionado a um diálogo com a direção da instituição de ensino a respeito do ensino da libras, já no segundo momento realizou-se contato em uma turma do 9° ano com dialogando com os estudantes sobre o que conheciam a respeito da Libras e com isto abordando atividades, relacionadas ao abecedário e os números cardinais que são adaptados para alunos surdos. E por fim no terceiro momento foi aplicado um jogo de dominó para nivelar melhor o conhecimento. Dos resultados, percebemos que este contato entre graduação e a educação básica abordando a respeito de temáticas relacionadas a área de inclusão, é importante, pois os estudantes participam e buscam interagir em sala de aula, mostrando seus pontos de vista e até mesmo vivências. Com isso, a aplicação desta intervenção destaca-se como algo positivo para começar a iniciar trabalhos inclusivos em sala de aula, sendo uma estratégia lúdica que contribui para um ambiente escolar mais igualitário e enriquecedor.

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