Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EXPLORANDO A METODOLOGIA LÚDICA: JOGO DE DOMINÓ NO ENSINO DE ÂNGULOS PARA ESTUDANTES SURDOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 10 - Educação Matemática inclusiva
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108238
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 316
    "inscrito_id" => 2320
    "titulo" => "EXPLORANDO A METODOLOGIA LÚDICA: JOGO DE DOMINÓ NO ENSINO DE ÂNGULOS PARA ESTUDANTES SURDOS"
    "resumo" => "EXPLORANDO A METODOLOGIA LÚDICA: JOGO DE DOMINÓ NO ENSINO DE ÂNGULOS PARA ESTUDANTES SURDOS Raimundo Gomez Luz Nathalie Santana Andrade Haussler Selma Gomes da Silva RESUMO O objetivo desta pesquisa consiste em analisar a eficácia do uso do jogo de dominó adaptado como uma ferramenta pedagógica no ensino de ângulos para alunos com deficiência auditiva. Em geral, a metodologia empregada na pesquisa consistiu na utilização do jogo de dominó, de modo que cada peça representava diferentes tipos de ângulos, visando, com isso, facilitar os processos de compreensão dos conceitos matemáticos, de forma interativa. Nesse caso, trata-se de uma metodologia bibliográfica com a realização de um estudo de caso, a partir da experimentação do jogo de dominó nas aulas de matemática. Durante a realização da atividade proposta, foram feitas observações no intuito de avaliar o engajamento dos alunos bem como a eficácia da aprendizagem. Os resultados encontrados na pesquisa indicaram uma melhoria significativa no processo de compreensão dos alunos acerca dos ângulos, como também evidenciou um aumento substancial no nível de engajamento e no interesse pela matemática. Adicionalmente, observou-se ainda o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, que foram incentivadas especialmente pelo trabalho em grupo bem como pela necessidade de discussão, a partir da utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A título de conclusão, considera-se, portanto, que o jogo de dominó emerge como uma estratégia pedagógica valiosa e poderosa no ensino de matemática, sobretudo para os alunos com surdez, o que facilita amiúde os processos de compreensão de conceitos matemáticos e, ao mesmo tempo, contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais. Palavras-chave: Ensino de Matemática. Educação inclusiva. Material acessível."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2320_TB316_27052024184351.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO GOMES LUZ"
    "autor_nome_curto" => "Gomes"
    "autor_email" => "raymundogomes@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108238
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 316
    "inscrito_id" => 2320
    "titulo" => "EXPLORANDO A METODOLOGIA LÚDICA: JOGO DE DOMINÓ NO ENSINO DE ÂNGULOS PARA ESTUDANTES SURDOS"
    "resumo" => "EXPLORANDO A METODOLOGIA LÚDICA: JOGO DE DOMINÓ NO ENSINO DE ÂNGULOS PARA ESTUDANTES SURDOS Raimundo Gomez Luz Nathalie Santana Andrade Haussler Selma Gomes da Silva RESUMO O objetivo desta pesquisa consiste em analisar a eficácia do uso do jogo de dominó adaptado como uma ferramenta pedagógica no ensino de ângulos para alunos com deficiência auditiva. Em geral, a metodologia empregada na pesquisa consistiu na utilização do jogo de dominó, de modo que cada peça representava diferentes tipos de ângulos, visando, com isso, facilitar os processos de compreensão dos conceitos matemáticos, de forma interativa. Nesse caso, trata-se de uma metodologia bibliográfica com a realização de um estudo de caso, a partir da experimentação do jogo de dominó nas aulas de matemática. Durante a realização da atividade proposta, foram feitas observações no intuito de avaliar o engajamento dos alunos bem como a eficácia da aprendizagem. Os resultados encontrados na pesquisa indicaram uma melhoria significativa no processo de compreensão dos alunos acerca dos ângulos, como também evidenciou um aumento substancial no nível de engajamento e no interesse pela matemática. Adicionalmente, observou-se ainda o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, que foram incentivadas especialmente pelo trabalho em grupo bem como pela necessidade de discussão, a partir da utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A título de conclusão, considera-se, portanto, que o jogo de dominó emerge como uma estratégia pedagógica valiosa e poderosa no ensino de matemática, sobretudo para os alunos com surdez, o que facilita amiúde os processos de compreensão de conceitos matemáticos e, ao mesmo tempo, contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais. Palavras-chave: Ensino de Matemática. Educação inclusiva. Material acessível."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2320_TB316_27052024184351.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO GOMES LUZ"
    "autor_nome_curto" => "Gomes"
    "autor_email" => "raymundogomes@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

EXPLORANDO A METODOLOGIA LÚDICA: JOGO DE DOMINÓ NO ENSINO DE ÂNGULOS PARA ESTUDANTES SURDOS Raimundo Gomez Luz Nathalie Santana Andrade Haussler Selma Gomes da Silva RESUMO O objetivo desta pesquisa consiste em analisar a eficácia do uso do jogo de dominó adaptado como uma ferramenta pedagógica no ensino de ângulos para alunos com deficiência auditiva. Em geral, a metodologia empregada na pesquisa consistiu na utilização do jogo de dominó, de modo que cada peça representava diferentes tipos de ângulos, visando, com isso, facilitar os processos de compreensão dos conceitos matemáticos, de forma interativa. Nesse caso, trata-se de uma metodologia bibliográfica com a realização de um estudo de caso, a partir da experimentação do jogo de dominó nas aulas de matemática. Durante a realização da atividade proposta, foram feitas observações no intuito de avaliar o engajamento dos alunos bem como a eficácia da aprendizagem. Os resultados encontrados na pesquisa indicaram uma melhoria significativa no processo de compreensão dos alunos acerca dos ângulos, como também evidenciou um aumento substancial no nível de engajamento e no interesse pela matemática. Adicionalmente, observou-se ainda o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, que foram incentivadas especialmente pelo trabalho em grupo bem como pela necessidade de discussão, a partir da utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A título de conclusão, considera-se, portanto, que o jogo de dominó emerge como uma estratégia pedagógica valiosa e poderosa no ensino de matemática, sobretudo para os alunos com surdez, o que facilita amiúde os processos de compreensão de conceitos matemáticos e, ao mesmo tempo, contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais. Palavras-chave: Ensino de Matemática. Educação inclusiva. Material acessível.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.