Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108208
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 274
    "inscrito_id" => 2103
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo fazer uma breve contextualização sobre a formação de professores e o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), e sua relação entre a elaboração dos planejamentos escolares e das práticas inclusivas. Apresenta uma breve conceituação da temática, ponderando sua importância e evidenciando os aspectos positivos no processo de ensino e aprendizagem. Os cenários educacionais apresentam de maneira evidente as lacunas na formação docente e, isto se traduz no fracasso escolar não só ao que se refere à inclusão. Por outro lado, ao longo das pesquisas, foram identificados alguns aspectos limitantes na formação continuada de professores em relação ao tema, como a baixa adesão em cursos de formação e a resistência em práticas mais colaborativas e projetos interdisciplinares. A partir destas análises, foi possível identificar que existe uma ausência de processos formativos, inicial e continuado aos professores para o uso do DUA no cotidiano escolar, mas pensar a inclusão sob a ótica dos princípios do DUA nos planejamentos docentes fomentaria uma escola acessível e com equidade para todos. Afinal, o DUA prevê objetivos, métodos, materiais e avaliações mais flexíveis e acessíveis para todos, que implicam em múltiplas formas de representação de objetos de aprendizagem e de ação/expressão do/da estudante e seu engajamento. O DUA vem ao encontro das necessidades que a escola enfrenta, visto que se configura em uma série de possibilidades capazes de promover a inclusão de todos os estudantes. Diante disso, compreender a importância da formação docente alicerçada pelo DUA é ponto imprescindível para que a escola junto aos seus pares seja exitosa e promotora de igualdade social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2103_TB274_26042024002249.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANE Rodrigu"
    "autor_email" => "lidsliro@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108208
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 274
    "inscrito_id" => 2103
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo fazer uma breve contextualização sobre a formação de professores e o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), e sua relação entre a elaboração dos planejamentos escolares e das práticas inclusivas. Apresenta uma breve conceituação da temática, ponderando sua importância e evidenciando os aspectos positivos no processo de ensino e aprendizagem. Os cenários educacionais apresentam de maneira evidente as lacunas na formação docente e, isto se traduz no fracasso escolar não só ao que se refere à inclusão. Por outro lado, ao longo das pesquisas, foram identificados alguns aspectos limitantes na formação continuada de professores em relação ao tema, como a baixa adesão em cursos de formação e a resistência em práticas mais colaborativas e projetos interdisciplinares. A partir destas análises, foi possível identificar que existe uma ausência de processos formativos, inicial e continuado aos professores para o uso do DUA no cotidiano escolar, mas pensar a inclusão sob a ótica dos princípios do DUA nos planejamentos docentes fomentaria uma escola acessível e com equidade para todos. Afinal, o DUA prevê objetivos, métodos, materiais e avaliações mais flexíveis e acessíveis para todos, que implicam em múltiplas formas de representação de objetos de aprendizagem e de ação/expressão do/da estudante e seu engajamento. O DUA vem ao encontro das necessidades que a escola enfrenta, visto que se configura em uma série de possibilidades capazes de promover a inclusão de todos os estudantes. Diante disso, compreender a importância da formação docente alicerçada pelo DUA é ponto imprescindível para que a escola junto aos seus pares seja exitosa e promotora de igualdade social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2103_TB274_26042024002249.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANE RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANE Rodrigu"
    "autor_email" => "lidsliro@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma breve contextualização sobre a formação de professores e o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), e sua relação entre a elaboração dos planejamentos escolares e das práticas inclusivas. Apresenta uma breve conceituação da temática, ponderando sua importância e evidenciando os aspectos positivos no processo de ensino e aprendizagem. Os cenários educacionais apresentam de maneira evidente as lacunas na formação docente e, isto se traduz no fracasso escolar não só ao que se refere à inclusão. Por outro lado, ao longo das pesquisas, foram identificados alguns aspectos limitantes na formação continuada de professores em relação ao tema, como a baixa adesão em cursos de formação e a resistência em práticas mais colaborativas e projetos interdisciplinares. A partir destas análises, foi possível identificar que existe uma ausência de processos formativos, inicial e continuado aos professores para o uso do DUA no cotidiano escolar, mas pensar a inclusão sob a ótica dos princípios do DUA nos planejamentos docentes fomentaria uma escola acessível e com equidade para todos. Afinal, o DUA prevê objetivos, métodos, materiais e avaliações mais flexíveis e acessíveis para todos, que implicam em múltiplas formas de representação de objetos de aprendizagem e de ação/expressão do/da estudante e seu engajamento. O DUA vem ao encontro das necessidades que a escola enfrenta, visto que se configura em uma série de possibilidades capazes de promover a inclusão de todos os estudantes. Diante disso, compreender a importância da formação docente alicerçada pelo DUA é ponto imprescindível para que a escola junto aos seus pares seja exitosa e promotora de igualdade social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.