Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A FUNÇÃO DO ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) NAS SALAS DE AULA REGULARES DAS ESCOLAS NO BRASIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108071
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 94
    "inscrito_id" => 1278
    "titulo" => "A FUNÇÃO DO ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) NAS SALAS DE AULA REGULARES DAS ESCOLAS NO BRASIL"
    "resumo" => "O presente estudo é uma pesquisa teórica cujo objetivo é identificar os aspectos legais da função do Acompanhante Terapêutico dos indivíduos com autismo nas salas de aula regulares das escolas no Brasil, comparando com a proposta do profissional dentro da Análise do Comportamento. Dessa forma, o trabalho aborda inicialmente o conceito e a incidência do Transtorno do Espectro do Autismo; o que diz a legislação acerca do Acompanhante Especializado, sua capacitação profissional para atuar como tal profissional; e o papel do Acompanhante Terapêutico na perspectiva da Análise do Comportamento Aplicada, que tem sido muito utilizada no tratamento para o autismo, por apresentar comprovações científicas. Diante da discussão, conclui-se que a lei brasileira não consegue definir com clareza as qualificações necessárias para o Acompanhante Especializado. Devido a essa lacuna na legislação, a escassez de analistas do comportamento no Brasil, somada à urgência do profissional em sala de aula, resulta na falta de qualificação especializada da maioria dos profissionais para essa função. Nesse contexto, a Análise do Comportamento Aplicada, uma intervenção baseada em evidências científicas, surge como requisito relevante para aprimorar a qualificação dos Acompanhantes especializados em salas de aula no Brasil. Ao invés de apenas cuidar das atividades diárias, essa abordagem visa promover situações de aprendizagem e desenvolvimento em diversos aspectos: comportamental, acadêmico e de cuidados pessoais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1278_TB94_21042024130602.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRA DA SILVA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRA"
    "autor_email" => "lea_farias_1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108071
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 94
    "inscrito_id" => 1278
    "titulo" => "A FUNÇÃO DO ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) NAS SALAS DE AULA REGULARES DAS ESCOLAS NO BRASIL"
    "resumo" => "O presente estudo é uma pesquisa teórica cujo objetivo é identificar os aspectos legais da função do Acompanhante Terapêutico dos indivíduos com autismo nas salas de aula regulares das escolas no Brasil, comparando com a proposta do profissional dentro da Análise do Comportamento. Dessa forma, o trabalho aborda inicialmente o conceito e a incidência do Transtorno do Espectro do Autismo; o que diz a legislação acerca do Acompanhante Especializado, sua capacitação profissional para atuar como tal profissional; e o papel do Acompanhante Terapêutico na perspectiva da Análise do Comportamento Aplicada, que tem sido muito utilizada no tratamento para o autismo, por apresentar comprovações científicas. Diante da discussão, conclui-se que a lei brasileira não consegue definir com clareza as qualificações necessárias para o Acompanhante Especializado. Devido a essa lacuna na legislação, a escassez de analistas do comportamento no Brasil, somada à urgência do profissional em sala de aula, resulta na falta de qualificação especializada da maioria dos profissionais para essa função. Nesse contexto, a Análise do Comportamento Aplicada, uma intervenção baseada em evidências científicas, surge como requisito relevante para aprimorar a qualificação dos Acompanhantes especializados em salas de aula no Brasil. Ao invés de apenas cuidar das atividades diárias, essa abordagem visa promover situações de aprendizagem e desenvolvimento em diversos aspectos: comportamental, acadêmico e de cuidados pessoais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1278_TB94_21042024130602.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRA DA SILVA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRA"
    "autor_email" => "lea_farias_1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente estudo é uma pesquisa teórica cujo objetivo é identificar os aspectos legais da função do Acompanhante Terapêutico dos indivíduos com autismo nas salas de aula regulares das escolas no Brasil, comparando com a proposta do profissional dentro da Análise do Comportamento. Dessa forma, o trabalho aborda inicialmente o conceito e a incidência do Transtorno do Espectro do Autismo; o que diz a legislação acerca do Acompanhante Especializado, sua capacitação profissional para atuar como tal profissional; e o papel do Acompanhante Terapêutico na perspectiva da Análise do Comportamento Aplicada, que tem sido muito utilizada no tratamento para o autismo, por apresentar comprovações científicas. Diante da discussão, conclui-se que a lei brasileira não consegue definir com clareza as qualificações necessárias para o Acompanhante Especializado. Devido a essa lacuna na legislação, a escassez de analistas do comportamento no Brasil, somada à urgência do profissional em sala de aula, resulta na falta de qualificação especializada da maioria dos profissionais para essa função. Nesse contexto, a Análise do Comportamento Aplicada, uma intervenção baseada em evidências científicas, surge como requisito relevante para aprimorar a qualificação dos Acompanhantes especializados em salas de aula no Brasil. Ao invés de apenas cuidar das atividades diárias, essa abordagem visa promover situações de aprendizagem e desenvolvimento em diversos aspectos: comportamental, acadêmico e de cuidados pessoais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.