Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CONFECÇÃO DE AMPULHETA COM MATERIAL DESCARTÁVEL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108063
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 84
    "inscrito_id" => 1916
    "titulo" => "SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CONFECÇÃO DE AMPULHETA COM MATERIAL DESCARTÁVEL"
    "resumo" => "O presente texto retrata a experiência de trabalho realizado em uma turma multisseriada, com estudantes que frequentam a Sala de Recursos Multifuncional (SRM) da Escola Estadual 13 de Maio, na cidade de Tangará da Serra/MT. A oficina “Otimizando o tempo: confecção de ampulheta do tempo”, proposta aos PcD (Pessoas com Deficiência) foi desenvolvida durante o ano letivo de 2021, teve condução baseada no referencial teórico-metodológico, sócio-histórico, práticas da educação popular e práxis dialógica, direcionadas a contemplar conceitos interdisciplinares referentes aos componentes curriculares de Física, História e Matemática de forma significativa, com a valorização da reutilização de materiais descartáveis. Os objetivos foram de estimular habilidades motoras finas, associar conceitos, despertar a conscientização do reaproveitamento de descartáveis, instigar o hábito da reciclagem, de modo a exercer cidadania perante a sociedade. Foi verificado dificuldades dos estudantes na realização de atividades simples, como contornar e recortar, direcionadas às habilidades de motricidade fina. Também, constatou-se que a atividade proposta, confecção da ampulheta, possibilitou aos estudantes identificar e associar o uso e descarte consciente de materiais descartáveis em suas rotinas sociais, de modo que seu aprendizado desempenhe habilidades para a vida. Com a realização deste trabalho, foi resgatado conhecimentos prévios e conceitos já vistos pelos estudantes, de modo que eles revivessem situações e estabelecessem relações e conexões com elementos que estavam adormecidos, e assim oportunizar o estudante, ser protagonista em seu processo de aprendizagem, tanto individualmente, quanto de forma colaborativa no ambiente escolar, ao desenvolver competências, potencialidades e respeitar diferenças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1916_TB84_14032024000817.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIELE KEYLA HEIDMANN"
    "autor_nome_curto" => "MARCIELE"
    "autor_email" => "marcielekeyla@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108063
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 84
    "inscrito_id" => 1916
    "titulo" => "SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CONFECÇÃO DE AMPULHETA COM MATERIAL DESCARTÁVEL"
    "resumo" => "O presente texto retrata a experiência de trabalho realizado em uma turma multisseriada, com estudantes que frequentam a Sala de Recursos Multifuncional (SRM) da Escola Estadual 13 de Maio, na cidade de Tangará da Serra/MT. A oficina “Otimizando o tempo: confecção de ampulheta do tempo”, proposta aos PcD (Pessoas com Deficiência) foi desenvolvida durante o ano letivo de 2021, teve condução baseada no referencial teórico-metodológico, sócio-histórico, práticas da educação popular e práxis dialógica, direcionadas a contemplar conceitos interdisciplinares referentes aos componentes curriculares de Física, História e Matemática de forma significativa, com a valorização da reutilização de materiais descartáveis. Os objetivos foram de estimular habilidades motoras finas, associar conceitos, despertar a conscientização do reaproveitamento de descartáveis, instigar o hábito da reciclagem, de modo a exercer cidadania perante a sociedade. Foi verificado dificuldades dos estudantes na realização de atividades simples, como contornar e recortar, direcionadas às habilidades de motricidade fina. Também, constatou-se que a atividade proposta, confecção da ampulheta, possibilitou aos estudantes identificar e associar o uso e descarte consciente de materiais descartáveis em suas rotinas sociais, de modo que seu aprendizado desempenhe habilidades para a vida. Com a realização deste trabalho, foi resgatado conhecimentos prévios e conceitos já vistos pelos estudantes, de modo que eles revivessem situações e estabelecessem relações e conexões com elementos que estavam adormecidos, e assim oportunizar o estudante, ser protagonista em seu processo de aprendizagem, tanto individualmente, quanto de forma colaborativa no ambiente escolar, ao desenvolver competências, potencialidades e respeitar diferenças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1916_TB84_14032024000817.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIELE KEYLA HEIDMANN"
    "autor_nome_curto" => "MARCIELE"
    "autor_email" => "marcielekeyla@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente texto retrata a experiência de trabalho realizado em uma turma multisseriada, com estudantes que frequentam a Sala de Recursos Multifuncional (SRM) da Escola Estadual 13 de Maio, na cidade de Tangará da Serra/MT. A oficina “Otimizando o tempo: confecção de ampulheta do tempo”, proposta aos PcD (Pessoas com Deficiência) foi desenvolvida durante o ano letivo de 2021, teve condução baseada no referencial teórico-metodológico, sócio-histórico, práticas da educação popular e práxis dialógica, direcionadas a contemplar conceitos interdisciplinares referentes aos componentes curriculares de Física, História e Matemática de forma significativa, com a valorização da reutilização de materiais descartáveis. Os objetivos foram de estimular habilidades motoras finas, associar conceitos, despertar a conscientização do reaproveitamento de descartáveis, instigar o hábito da reciclagem, de modo a exercer cidadania perante a sociedade. Foi verificado dificuldades dos estudantes na realização de atividades simples, como contornar e recortar, direcionadas às habilidades de motricidade fina. Também, constatou-se que a atividade proposta, confecção da ampulheta, possibilitou aos estudantes identificar e associar o uso e descarte consciente de materiais descartáveis em suas rotinas sociais, de modo que seu aprendizado desempenhe habilidades para a vida. Com a realização deste trabalho, foi resgatado conhecimentos prévios e conceitos já vistos pelos estudantes, de modo que eles revivessem situações e estabelecessem relações e conexões com elementos que estavam adormecidos, e assim oportunizar o estudante, ser protagonista em seu processo de aprendizagem, tanto individualmente, quanto de forma colaborativa no ambiente escolar, ao desenvolver competências, potencialidades e respeitar diferenças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.