Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ANSIEDADE EM PROFISSIONAIS EM FORMAÇÃO DE ENGENHARIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 18 - Interfaces entre Saúde e Inclusão
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108008
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 15
    "inscrito_id" => 625
    "titulo" => "ANSIEDADE EM PROFISSIONAIS EM FORMAÇÃO DE ENGENHARIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "O início da vida acadêmica é um período onde ocorrem diversas mudanças na vida do jovem universitário, segundo alguns autores essa iniciação pode gerar ansiedade, pois é nesse período que muitas das vezes o estudante tem o seu primeiro contato com a vida adulta e com as responsabilidades que ela traz consigo, além de marcar também o início da busca por uma profissão. O objetivo geral deste trabalho é verificar as relações entre ansiedade e profissionais da engenharia em processo de formação, especificamente, buscou-se identificar possíveis interferências na educação desses profissionais em formação e na sua prática laboral, assim como, detectar estratégias de enfrentamento da ansiedade. Desse modo, o presente artigo trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica e possui natureza qualitativa. Os artigos foram encontrados nas bases de dados: Google Scholar, Scielo e Medline, utilizando os descritores: ansiedade, estudantes, engenharia e mercado de trabalho. Os resultados evidenciaram que a ansiedade interfere no desempenho acadêmico, assim como, reflete na procura por trabalho. Todavia, foi possível encontrar algumas estratégias de enfrentamento, como: relações com os pares, uso do diário, formação sobre o cuidado com a saúde mental e as competências profissionais para inserção no mercado de trabalho, além disso, se faz necessário a criação de um programa de aconselhamento profissional e também o acompanhamento psicológico desde o início até formação desse estudante, visando contribuir para melhores condições de aprendizado e de como enfrentar as adversidades do mundo acadêmico e profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 18 - Interfaces entre Saúde e Inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID625_TB15_05062024220236.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:54"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIAN CARLA LIMA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "Mirian Carla Li"
    "autor_email" => "mirianclcarvalho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108008
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 15
    "inscrito_id" => 625
    "titulo" => "ANSIEDADE EM PROFISSIONAIS EM FORMAÇÃO DE ENGENHARIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "O início da vida acadêmica é um período onde ocorrem diversas mudanças na vida do jovem universitário, segundo alguns autores essa iniciação pode gerar ansiedade, pois é nesse período que muitas das vezes o estudante tem o seu primeiro contato com a vida adulta e com as responsabilidades que ela traz consigo, além de marcar também o início da busca por uma profissão. O objetivo geral deste trabalho é verificar as relações entre ansiedade e profissionais da engenharia em processo de formação, especificamente, buscou-se identificar possíveis interferências na educação desses profissionais em formação e na sua prática laboral, assim como, detectar estratégias de enfrentamento da ansiedade. Desse modo, o presente artigo trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica e possui natureza qualitativa. Os artigos foram encontrados nas bases de dados: Google Scholar, Scielo e Medline, utilizando os descritores: ansiedade, estudantes, engenharia e mercado de trabalho. Os resultados evidenciaram que a ansiedade interfere no desempenho acadêmico, assim como, reflete na procura por trabalho. Todavia, foi possível encontrar algumas estratégias de enfrentamento, como: relações com os pares, uso do diário, formação sobre o cuidado com a saúde mental e as competências profissionais para inserção no mercado de trabalho, além disso, se faz necessário a criação de um programa de aconselhamento profissional e também o acompanhamento psicológico desde o início até formação desse estudante, visando contribuir para melhores condições de aprendizado e de como enfrentar as adversidades do mundo acadêmico e profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 18 - Interfaces entre Saúde e Inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID625_TB15_05062024220236.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:54"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIAN CARLA LIMA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "Mirian Carla Li"
    "autor_email" => "mirianclcarvalho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O início da vida acadêmica é um período onde ocorrem diversas mudanças na vida do jovem universitário, segundo alguns autores essa iniciação pode gerar ansiedade, pois é nesse período que muitas das vezes o estudante tem o seu primeiro contato com a vida adulta e com as responsabilidades que ela traz consigo, além de marcar também o início da busca por uma profissão. O objetivo geral deste trabalho é verificar as relações entre ansiedade e profissionais da engenharia em processo de formação, especificamente, buscou-se identificar possíveis interferências na educação desses profissionais em formação e na sua prática laboral, assim como, detectar estratégias de enfrentamento da ansiedade. Desse modo, o presente artigo trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica e possui natureza qualitativa. Os artigos foram encontrados nas bases de dados: Google Scholar, Scielo e Medline, utilizando os descritores: ansiedade, estudantes, engenharia e mercado de trabalho. Os resultados evidenciaram que a ansiedade interfere no desempenho acadêmico, assim como, reflete na procura por trabalho. Todavia, foi possível encontrar algumas estratégias de enfrentamento, como: relações com os pares, uso do diário, formação sobre o cuidado com a saúde mental e as competências profissionais para inserção no mercado de trabalho, além disso, se faz necessário a criação de um programa de aconselhamento profissional e também o acompanhamento psicológico desde o início até formação desse estudante, visando contribuir para melhores condições de aprendizado e de como enfrentar as adversidades do mundo acadêmico e profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.