Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

WEBQUESTS INOVADORAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): UMA ABORDAGEM INCLUSIVA E TECNOLÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108007
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 14
    "inscrito_id" => 1478
    "titulo" => "WEBQUESTS INOVADORAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): UMA ABORDAGEM INCLUSIVA E TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "O presente trabalho, intitulado "Webquests Inovadoras para o Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras): Uma Abordagem Inclusiva e Tecnológica," propõe uma análise detalhada da aplicação de Webquests como ferramenta pedagógica inovadora no contexto do ensino de Libras. Com um enfoque especial na inclusão e na integração de tecnologia, a pesquisa busca explorar como as Webquests podem efetivamente promover a acessibilidade e o engajamento dos alunos surdos. A revisão da literatura fundamenta-se em contribuições significativas de autores especializados. Destacam-se os trabalhos de Mendonça (2018), que ressalta a importância crucial da tecnologia na educação inclusiva, destacando seu papel na promoção da acessibilidade para estudantes com deficiência auditiva. Outra referência relevante é a obra de Silva (2019), que discute a aplicação prática de Webquests como estratégia pedagógica inovadora. O autor enfatiza o potencial dessas atividades em envolver os alunos de maneira participativa, promovendo a construção ativa do conhecimento. A pesquisa será conduzida como parte de uma experiência prática na Sala de Recursos Multifuncionais, um ambiente especializado que oferece suporte pedagógico para alunos com deficiência, enfatizando a surdez. Nesse contexto, as Webquests serão aplicadas, permitindo uma análise aprofundada do impacto dessa abordagem inovadora no processo de ensino-aprendizagem de Libras. Acredita-se que os resultados desta pesquisa contribuirão para práticas educacionais mais inclusivas e eficazes no contexto do ensino de Língua Brasileira de Sinais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1478_TB14_12022024101803.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:54"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOEL ANÓRIO APOLÔNIO FILHO"
    "autor_nome_curto" => "MANOEL"
    "autor_email" => "manoel_apolonio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108007
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 14
    "inscrito_id" => 1478
    "titulo" => "WEBQUESTS INOVADORAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): UMA ABORDAGEM INCLUSIVA E TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "O presente trabalho, intitulado "Webquests Inovadoras para o Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras): Uma Abordagem Inclusiva e Tecnológica," propõe uma análise detalhada da aplicação de Webquests como ferramenta pedagógica inovadora no contexto do ensino de Libras. Com um enfoque especial na inclusão e na integração de tecnologia, a pesquisa busca explorar como as Webquests podem efetivamente promover a acessibilidade e o engajamento dos alunos surdos. A revisão da literatura fundamenta-se em contribuições significativas de autores especializados. Destacam-se os trabalhos de Mendonça (2018), que ressalta a importância crucial da tecnologia na educação inclusiva, destacando seu papel na promoção da acessibilidade para estudantes com deficiência auditiva. Outra referência relevante é a obra de Silva (2019), que discute a aplicação prática de Webquests como estratégia pedagógica inovadora. O autor enfatiza o potencial dessas atividades em envolver os alunos de maneira participativa, promovendo a construção ativa do conhecimento. A pesquisa será conduzida como parte de uma experiência prática na Sala de Recursos Multifuncionais, um ambiente especializado que oferece suporte pedagógico para alunos com deficiência, enfatizando a surdez. Nesse contexto, as Webquests serão aplicadas, permitindo uma análise aprofundada do impacto dessa abordagem inovadora no processo de ensino-aprendizagem de Libras. Acredita-se que os resultados desta pesquisa contribuirão para práticas educacionais mais inclusivas e eficazes no contexto do ensino de Língua Brasileira de Sinais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1478_TB14_12022024101803.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:54"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOEL ANÓRIO APOLÔNIO FILHO"
    "autor_nome_curto" => "MANOEL"
    "autor_email" => "manoel_apolonio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente trabalho, intitulado "Webquests Inovadoras para o Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras): Uma Abordagem Inclusiva e Tecnológica," propõe uma análise detalhada da aplicação de Webquests como ferramenta pedagógica inovadora no contexto do ensino de Libras. Com um enfoque especial na inclusão e na integração de tecnologia, a pesquisa busca explorar como as Webquests podem efetivamente promover a acessibilidade e o engajamento dos alunos surdos. A revisão da literatura fundamenta-se em contribuições significativas de autores especializados. Destacam-se os trabalhos de Mendonça (2018), que ressalta a importância crucial da tecnologia na educação inclusiva, destacando seu papel na promoção da acessibilidade para estudantes com deficiência auditiva. Outra referência relevante é a obra de Silva (2019), que discute a aplicação prática de Webquests como estratégia pedagógica inovadora. O autor enfatiza o potencial dessas atividades em envolver os alunos de maneira participativa, promovendo a construção ativa do conhecimento. A pesquisa será conduzida como parte de uma experiência prática na Sala de Recursos Multifuncionais, um ambiente especializado que oferece suporte pedagógico para alunos com deficiência, enfatizando a surdez. Nesse contexto, as Webquests serão aplicadas, permitindo uma análise aprofundada do impacto dessa abordagem inovadora no processo de ensino-aprendizagem de Libras. Acredita-se que os resultados desta pesquisa contribuirão para práticas educacionais mais inclusivas e eficazes no contexto do ensino de Língua Brasileira de Sinais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.