Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

LETRAMENTO CIENTÍFICO COMO FERRAMENTA DE ARTICULAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106345
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 130
    "inscrito_id" => 19
    "titulo" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO COMO FERRAMENTA DE ARTICULAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O letramento cientifico é abordado na base nacional comum curricular (BNCC) como a capacidade do estudante compreender, interpretar, e formular ideias cientificas a partir de suas experiências e situações do cotidiano. O fazer científico é orientado por processos educacionais, preocupados com a criticidade, clareza na exposição das ideias e consistência vocabular, assim, fazendo a transposição didática do saber científico e educacional no sistema escolar. A pesquisa desenvolve-se em uma escola pública estadual técnica e integral, nele existem dois cursos técnicos: agroecologia e comércio. Neste trabalho os sujeitos participantes forma os matriculados na turma de agroecologia, que totalizam 30 estudantes. As atividades foram desenvolvidas no âmbito da disciplina de metodologia cientifica, nela foram desenvolvidas as atividades durante o segundo semestre do ano de 2023, no eixo temático de letramento científico. No início das aulas, os estudantes foram divididos em 5 grupos com até 6 alunos, no qual, irão desenvolver um artigo científico até o final da ementa. Partindo desse pressuposto, está sendo desenvolvida uma proposta didática a partir da temática aquecimento global, nesta os alunos estão desenvolvendo habilidades e competências no processo da escrita cientifica e compreendendo as normas e técnicas. Considerando a sequência das aulas da disciplina de metodologia, no final os alunos conseguiram estruturar um artigo científico, mostrando que entendendo todas as etapas do percurso metodológico de um trabalho científico."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID19_TB130_02032024180148.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN VITÓRIA DE SOUZA GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "Hellen Vitória"
    "autor_email" => "hellengued3s@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106345
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 130
    "inscrito_id" => 19
    "titulo" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO COMO FERRAMENTA DE ARTICULAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O letramento cientifico é abordado na base nacional comum curricular (BNCC) como a capacidade do estudante compreender, interpretar, e formular ideias cientificas a partir de suas experiências e situações do cotidiano. O fazer científico é orientado por processos educacionais, preocupados com a criticidade, clareza na exposição das ideias e consistência vocabular, assim, fazendo a transposição didática do saber científico e educacional no sistema escolar. A pesquisa desenvolve-se em uma escola pública estadual técnica e integral, nele existem dois cursos técnicos: agroecologia e comércio. Neste trabalho os sujeitos participantes forma os matriculados na turma de agroecologia, que totalizam 30 estudantes. As atividades foram desenvolvidas no âmbito da disciplina de metodologia cientifica, nela foram desenvolvidas as atividades durante o segundo semestre do ano de 2023, no eixo temático de letramento científico. No início das aulas, os estudantes foram divididos em 5 grupos com até 6 alunos, no qual, irão desenvolver um artigo científico até o final da ementa. Partindo desse pressuposto, está sendo desenvolvida uma proposta didática a partir da temática aquecimento global, nesta os alunos estão desenvolvendo habilidades e competências no processo da escrita cientifica e compreendendo as normas e técnicas. Considerando a sequência das aulas da disciplina de metodologia, no final os alunos conseguiram estruturar um artigo científico, mostrando que entendendo todas as etapas do percurso metodológico de um trabalho científico."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID19_TB130_02032024180148.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN VITÓRIA DE SOUZA GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "Hellen Vitória"
    "autor_email" => "hellengued3s@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O letramento cientifico é abordado na base nacional comum curricular (BNCC) como a capacidade do estudante compreender, interpretar, e formular ideias cientificas a partir de suas experiências e situações do cotidiano. O fazer científico é orientado por processos educacionais, preocupados com a criticidade, clareza na exposição das ideias e consistência vocabular, assim, fazendo a transposição didática do saber científico e educacional no sistema escolar. A pesquisa desenvolve-se em uma escola pública estadual técnica e integral, nele existem dois cursos técnicos: agroecologia e comércio. Neste trabalho os sujeitos participantes forma os matriculados na turma de agroecologia, que totalizam 30 estudantes. As atividades foram desenvolvidas no âmbito da disciplina de metodologia cientifica, nela foram desenvolvidas as atividades durante o segundo semestre do ano de 2023, no eixo temático de letramento científico. No início das aulas, os estudantes foram divididos em 5 grupos com até 6 alunos, no qual, irão desenvolver um artigo científico até o final da ementa. Partindo desse pressuposto, está sendo desenvolvida uma proposta didática a partir da temática aquecimento global, nesta os alunos estão desenvolvendo habilidades e competências no processo da escrita cientifica e compreendendo as normas e técnicas. Considerando a sequência das aulas da disciplina de metodologia, no final os alunos conseguiram estruturar um artigo científico, mostrando que entendendo todas as etapas do percurso metodológico de um trabalho científico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.