Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

LÍNGUA EM FOCO: UMA REFLEXÃO SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106340
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 524
    "titulo" => "LÍNGUA EM FOCO: UMA REFLEXÃO SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este relato tem por objetivo refletir acerca de algumas atividades desenvolvidas por um professor em formação no Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras, habilitação em Língua Portuguesa, do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As atividades foram desenvolvidas na ECIT José Leite de Sousa localizada na cidade de Monteiro- PB, por três residentes que compuseram uma equipe de atuação mediados por uma preceptora e por um coordenador de área. A Atividade aqui relatada diz respeito a uma sequência didática aplicada, tendo como eixo central o trato sobre a variação linguística envolvendo a Língua Portuguesa em contexto educacional brasileiro. A sequência didática teve como base a obra de Marcos Bagno intitulada A Língua de Eulália, utilizando esse mesmo autor como aporte teórico para o encaminhamento da discussão sobre variação linguística e preconceito linguístico. Com isso, conseguimos perceber o quão complexo é o estudo da Língua Portuguesa quando se trata da temática supracitada, uma vez que, por mais que haja grande discussão sobre essa temática nos dias de hoje, ainda assim a torna necessária a fim de que nosso alunado consiga problematizar os preconceitos linguísticos que se formam diante de variações consideradas como não padrões."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID524_TB125_01032024213331.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YGO MAGALHÃES ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "YGO"
    "autor_email" => "ygomagalhaes24@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106340
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 524
    "titulo" => "LÍNGUA EM FOCO: UMA REFLEXÃO SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este relato tem por objetivo refletir acerca de algumas atividades desenvolvidas por um professor em formação no Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras, habilitação em Língua Portuguesa, do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As atividades foram desenvolvidas na ECIT José Leite de Sousa localizada na cidade de Monteiro- PB, por três residentes que compuseram uma equipe de atuação mediados por uma preceptora e por um coordenador de área. A Atividade aqui relatada diz respeito a uma sequência didática aplicada, tendo como eixo central o trato sobre a variação linguística envolvendo a Língua Portuguesa em contexto educacional brasileiro. A sequência didática teve como base a obra de Marcos Bagno intitulada A Língua de Eulália, utilizando esse mesmo autor como aporte teórico para o encaminhamento da discussão sobre variação linguística e preconceito linguístico. Com isso, conseguimos perceber o quão complexo é o estudo da Língua Portuguesa quando se trata da temática supracitada, uma vez que, por mais que haja grande discussão sobre essa temática nos dias de hoje, ainda assim a torna necessária a fim de que nosso alunado consiga problematizar os preconceitos linguísticos que se formam diante de variações consideradas como não padrões."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID524_TB125_01032024213331.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YGO MAGALHÃES ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "YGO"
    "autor_email" => "ygomagalhaes24@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Este relato tem por objetivo refletir acerca de algumas atividades desenvolvidas por um professor em formação no Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras, habilitação em Língua Portuguesa, do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As atividades foram desenvolvidas na ECIT José Leite de Sousa localizada na cidade de Monteiro- PB, por três residentes que compuseram uma equipe de atuação mediados por uma preceptora e por um coordenador de área. A Atividade aqui relatada diz respeito a uma sequência didática aplicada, tendo como eixo central o trato sobre a variação linguística envolvendo a Língua Portuguesa em contexto educacional brasileiro. A sequência didática teve como base a obra de Marcos Bagno intitulada A Língua de Eulália, utilizando esse mesmo autor como aporte teórico para o encaminhamento da discussão sobre variação linguística e preconceito linguístico. Com isso, conseguimos perceber o quão complexo é o estudo da Língua Portuguesa quando se trata da temática supracitada, uma vez que, por mais que haja grande discussão sobre essa temática nos dias de hoje, ainda assim a torna necessária a fim de que nosso alunado consiga problematizar os preconceitos linguísticos que se formam diante de variações consideradas como não padrões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.