JUNIOR, Valdecir Da Silva et al.. . CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/106109>. Acesso em: 27/12/2024 13:54
As dificuldades que envolvem o ensino de botânica na educação básica vêm sendo reconhecidas por educadores ao longo dos anos, as quais se destacam a prática pedagógica, formação docente, estrutura física da escola ou o currículo como causas essenciais do problema. Discussões atuais enfatizam a necessidade de se diversificar o ensino de botânica e torna-lo atrativo aos interesses do estudante. Assim, de forma a aproximar os alunos da temática envolvendo diversidade e classificação de plantas, o presente estudo descreve uma sequência didática realizada com 33 alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio com objetivo de despertar o interesse pela botânica, diminuir a distância entre conhecimento teórico e prático e estimular habilidades relacionadas ao estudo da biodiversidade da flora local. Como resultado principal das atividades foi observado um aumento de interessados pelo estudo da botânica, o que contradiz parte das discussões sobre a temática, as quais destacam essa disciplina como desinteressante e pouco atrativa para os estudantes. O conjunto de práticas possibilitou conciliar conhecimentos prévios às novas informações necessárias a investigação da diversidade e classificação. Entre as conclusões destacamos que a abordagem sobre classificação biológica, aspectos evolutivos e diversidade vegetal deve levar em consideração o interesse dos alunos de forma a despertar nestes a curiosidade, motivação pela investigação científica e favorecer o desenvolvimento de habilidades como a observação, diferenciação e identificação de elementos no ambiente imediato como também a resolução de problemas.