Artigo CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-76-2

TURMAS MULTISSERIADAS EM DEBATE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 02 - Didática e Currículo
"2024-01-24 11:27:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106107
    "edicao_id" => 322
    "trabalho_id" => 8351
    "inscrito_id" => 24966
    "titulo" => "TURMAS MULTISSERIADAS EM DEBATE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE"
    "resumo" => "Turmas multisseriadas ainda são realidade em muitas escolas brasileiras, principalmente na região nordeste e nas zonas rurais. Caracterizadas pela heterogeneidade, por alunos de séries e idades diferentes, que dividem sala com o mesmo professor, merecem atenção nos debates educacionais. Este estudo traz as experiências vivenciadas em turmas multisséries, sob o olhar de uma professora: “meu olhar”. Texto escrito em primeira pessoa, trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de análises bibliográficas e estudo de caso, tendo como cenário de pesquisa as turmas multisseriadas da Unidade de Educação Básica Antoninho Baldez, entre os anos de 2014 a 2021. Esta escola municipal fica localizada no bairro Igaraú, zona rural da cidade de São Luís-MA. Através deste relato, é possível compreender como aconteceu o trabalho pedagógico considerando a realidade de várias turmas unidas, a relação entre professora e alunos com séries e idades variadas, as dificuldades enfrentadas pela educadora e principalmente os mecanismos usados na superação dos desafios apresentados. Teoricamente este trabalho fundamenta-se nos estudos de Pimenta (1999), Menezes (2009), Arroyo (2010), Rocha e Hage (2010), Saviani (2011), Silva (2019), dentre outros. Com relação a alguns achados, é perceptível, o quanto a organização das turmas em multisséries dificulta o planejamento docente. Muitos professores não sabem como agir em tais turmas ou organizar seu tempo didático. As principais dúvidas surgem em relação à organização didática: seleção de conteúdos, registro de cadernetas, acompanhamentos e avaliações. Às angústias vivenciadas por professores e alunos em turmas multisseriadas são inúmeras, mas os professores, cada vez mais criativos, criam mecanismos de superação dos limites de tais turmas. Tais mecanismos se configuram em trocas de experiências, experimentação de metodologias diversas, aulas dinâmicas, busca de materiais de apoio e estudos. Mesmo diante de inúmeros problemas, professores multisséries, não desistem de suas responsabilidades."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID24966_TB8351_15112023193823.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:59:59"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA LOIOLA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA LOIOLA"
    "autor_email" => "adrianaloioladonascimento@edu.saoluis.ma.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:27:52"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106107
    "edicao_id" => 322
    "trabalho_id" => 8351
    "inscrito_id" => 24966
    "titulo" => "TURMAS MULTISSERIADAS EM DEBATE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE"
    "resumo" => "Turmas multisseriadas ainda são realidade em muitas escolas brasileiras, principalmente na região nordeste e nas zonas rurais. Caracterizadas pela heterogeneidade, por alunos de séries e idades diferentes, que dividem sala com o mesmo professor, merecem atenção nos debates educacionais. Este estudo traz as experiências vivenciadas em turmas multisséries, sob o olhar de uma professora: “meu olhar”. Texto escrito em primeira pessoa, trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de análises bibliográficas e estudo de caso, tendo como cenário de pesquisa as turmas multisseriadas da Unidade de Educação Básica Antoninho Baldez, entre os anos de 2014 a 2021. Esta escola municipal fica localizada no bairro Igaraú, zona rural da cidade de São Luís-MA. Através deste relato, é possível compreender como aconteceu o trabalho pedagógico considerando a realidade de várias turmas unidas, a relação entre professora e alunos com séries e idades variadas, as dificuldades enfrentadas pela educadora e principalmente os mecanismos usados na superação dos desafios apresentados. Teoricamente este trabalho fundamenta-se nos estudos de Pimenta (1999), Menezes (2009), Arroyo (2010), Rocha e Hage (2010), Saviani (2011), Silva (2019), dentre outros. Com relação a alguns achados, é perceptível, o quanto a organização das turmas em multisséries dificulta o planejamento docente. Muitos professores não sabem como agir em tais turmas ou organizar seu tempo didático. As principais dúvidas surgem em relação à organização didática: seleção de conteúdos, registro de cadernetas, acompanhamentos e avaliações. Às angústias vivenciadas por professores e alunos em turmas multisseriadas são inúmeras, mas os professores, cada vez mais criativos, criam mecanismos de superação dos limites de tais turmas. Tais mecanismos se configuram em trocas de experiências, experimentação de metodologias diversas, aulas dinâmicas, busca de materiais de apoio e estudos. Mesmo diante de inúmeros problemas, professores multisséries, não desistem de suas responsabilidades."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID24966_TB8351_15112023193823.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:59:59"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA LOIOLA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA LOIOLA"
    "autor_email" => "adrianaloioladonascimento@edu.saoluis.ma.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:27:52"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 322
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02"
        "logo" => null
        "capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg"
        "timbrado" => "65b11e684a72a_24012024112752.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:27:52"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 322
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02"
        "logo" => null
        "capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg"
        "timbrado" => "65b11e684a72a_24012024112752.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:27:52"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 198
                "edicao_id" => 322
                "codigo" => "978-85-61702-76-2"
                "capa" => "66031771e1599_26032024154401.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UFRJ)<br />\r\n
                  CLARISSA QUINTANILHA (UERJ)<br />\r\n
                  FLAVIO MUNIZ CHAVES (IFCE)<br />\r\n
                  GUILHERME PEREIRA STRIBEL (UNESA)<br />\r\n
                  JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON (FASESP)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA &nbsp;(FUNDAJ)<br />\r\n
                  JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO (UFPE)<br />\r\n
                  LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA &nbsp;(EBTT-IEPIC)<br />\r\n
                  LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n
                  LUIS PAULO CRUZ BORGES (UERJ)<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL MARQUES GONCALVES&nbsp; (UFAC)<br />\r\n
                  SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA (UFF)<br />\r\n
                  STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA (UNESA)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024145108-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:27:52"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 198
                "edicao_id" => 322
                "codigo" => "978-85-61702-76-2"
                "capa" => "66031771e1599_26032024154401.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UFRJ)<br />\r\n
                  CLARISSA QUINTANILHA (UERJ)<br />\r\n
                  FLAVIO MUNIZ CHAVES (IFCE)<br />\r\n
                  GUILHERME PEREIRA STRIBEL (UNESA)<br />\r\n
                  JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON (FASESP)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA &nbsp;(FUNDAJ)<br />\r\n
                  JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO (UFPE)<br />\r\n
                  LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA &nbsp;(EBTT-IEPIC)<br />\r\n
                  LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n
                  LUIS PAULO CRUZ BORGES (UERJ)<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL MARQUES GONCALVES&nbsp; (UFAC)<br />\r\n
                  SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA (UFF)<br />\r\n
                  STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA (UNESA)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024145108-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:27:52"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Turmas multisseriadas ainda são realidade em muitas escolas brasileiras, principalmente na região nordeste e nas zonas rurais. Caracterizadas pela heterogeneidade, por alunos de séries e idades diferentes, que dividem sala com o mesmo professor, merecem atenção nos debates educacionais. Este estudo traz as experiências vivenciadas em turmas multisséries, sob o olhar de uma professora: “meu olhar”. Texto escrito em primeira pessoa, trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de análises bibliográficas e estudo de caso, tendo como cenário de pesquisa as turmas multisseriadas da Unidade de Educação Básica Antoninho Baldez, entre os anos de 2014 a 2021. Esta escola municipal fica localizada no bairro Igaraú, zona rural da cidade de São Luís-MA. Através deste relato, é possível compreender como aconteceu o trabalho pedagógico considerando a realidade de várias turmas unidas, a relação entre professora e alunos com séries e idades variadas, as dificuldades enfrentadas pela educadora e principalmente os mecanismos usados na superação dos desafios apresentados. Teoricamente este trabalho fundamenta-se nos estudos de Pimenta (1999), Menezes (2009), Arroyo (2010), Rocha e Hage (2010), Saviani (2011), Silva (2019), dentre outros. Com relação a alguns achados, é perceptível, o quanto a organização das turmas em multisséries dificulta o planejamento docente. Muitos professores não sabem como agir em tais turmas ou organizar seu tempo didático. As principais dúvidas surgem em relação à organização didática: seleção de conteúdos, registro de cadernetas, acompanhamentos e avaliações. Às angústias vivenciadas por professores e alunos em turmas multisseriadas são inúmeras, mas os professores, cada vez mais criativos, criam mecanismos de superação dos limites de tais turmas. Tais mecanismos se configuram em trocas de experiências, experimentação de metodologias diversas, aulas dinâmicas, busca de materiais de apoio e estudos. Mesmo diante de inúmeros problemas, professores multisséries, não desistem de suas responsabilidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.