A CARTA DE PAULO FREIRE: DIÁLOGO SOBRE ÉTICA E CORPORALIDADE NA EJA
"2024-01-24 12:18:12" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105803 "edicao_id" => 332 "trabalho_id" => 8073 "inscrito_id" => 9591 "titulo" => "A CARTA DE PAULO FREIRE: DIÁLOGO SOBRE ÉTICA E CORPORALIDADE NA EJA" "resumo" => "O objetivo geral deste trabalho foi analisar como os professores de duas escolas da cidade do Rio de Janeiro pensam o corpo na escola e o tema ética, de maneira que contribuam na educação de discentes jovens no Programa de Educação Jovens e Adultos (PEJA). A fundamentação teórica corroborou com os autores: Vasquez (2017), Bauman (1998; 2011) e Ricoeur (2006; 2014) na categoria ética. A fenomenologia de Merleau-Ponty (1999;2004), com a perspectiva do corpo como a concretização das experiências e a noção de reconhecimento da pessoa . Taborda de Oliveira (2006; 2008; 2013) com o conceito de corporalidade, que é entendida aqui como a educação do corpo da própria pessoa, a qual transcende o uso do corpo como instrumento. Optamos pela metodologia de abordagem qualitativa, que tem se mostrado eficaz ao tratar dos fenômenos educacionais complexos. As categorias foram formadas a priori e a posteriori. Utilizamos as técnicas de entrevista e do grupo focal, realizadas com base nas virtudes contraditórias e da Carta aberta de Paulo Freire a Educadores e Educadoras (1982;1985) e os dados analisados à luz da metodologia de Bardin (1977). O resultado, no que concerne à este recorte da pesquisa, apontou para a urgência de elaboração e desenvolvimento de um processo pedagógico dialógico sobre o tema ética para o reconhecimento da corporalidade no espaço/tempo escolar com amplitude e continuidade, ratificando a função sociocultural na educação dos estudantes jovens e adultos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID9591_TB8073_20082023205046.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:32:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LIDIA F GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "alfelippe@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT12" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031cd36c44c_26032024160659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:18:12" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105803 "edicao_id" => 332 "trabalho_id" => 8073 "inscrito_id" => 9591 "titulo" => "A CARTA DE PAULO FREIRE: DIÁLOGO SOBRE ÉTICA E CORPORALIDADE NA EJA" "resumo" => "O objetivo geral deste trabalho foi analisar como os professores de duas escolas da cidade do Rio de Janeiro pensam o corpo na escola e o tema ética, de maneira que contribuam na educação de discentes jovens no Programa de Educação Jovens e Adultos (PEJA). A fundamentação teórica corroborou com os autores: Vasquez (2017), Bauman (1998; 2011) e Ricoeur (2006; 2014) na categoria ética. A fenomenologia de Merleau-Ponty (1999;2004), com a perspectiva do corpo como a concretização das experiências e a noção de reconhecimento da pessoa . Taborda de Oliveira (2006; 2008; 2013) com o conceito de corporalidade, que é entendida aqui como a educação do corpo da própria pessoa, a qual transcende o uso do corpo como instrumento. Optamos pela metodologia de abordagem qualitativa, que tem se mostrado eficaz ao tratar dos fenômenos educacionais complexos. As categorias foram formadas a priori e a posteriori. Utilizamos as técnicas de entrevista e do grupo focal, realizadas com base nas virtudes contraditórias e da Carta aberta de Paulo Freire a Educadores e Educadoras (1982;1985) e os dados analisados à luz da metodologia de Bardin (1977). O resultado, no que concerne à este recorte da pesquisa, apontou para a urgência de elaboração e desenvolvimento de um processo pedagógico dialógico sobre o tema ética para o reconhecimento da corporalidade no espaço/tempo escolar com amplitude e continuidade, ratificando a função sociocultural na educação dos estudantes jovens e adultos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID9591_TB8073_20082023205046.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:32:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LIDIA F GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "alfelippe@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT12" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031cd36c44c_26032024160659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:18:12" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 332 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT12" "logo" => null "capa" => "66031cd36c44c_26032024160659.jpg" "timbrado" => "65b12a3409594_24012024121812.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:18:12" "updated_at" => "2024-03-26 16:06:59" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 332 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT12" "logo" => null "capa" => "66031cd36c44c_26032024160659.jpg" "timbrado" => "65b12a3409594_24012024121812.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:18:12" "updated_at" => "2024-03-26 16:06:59" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 208 "edicao_id" => 332 "codigo" => "978-85-61702-75-5" "capa" => "66031cd36f94d_26032024160659.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ ANA MARIA DA SILVA (UFRPE)<br />\r\n ELIAS DE FRANÇA FARIAS <br />\r\n ELIZABETE CARLOS DO VALE (UEPB)<br />\r\n GIVANILDO MELO DOS SANTOS (SEPE)<br />\r\n JOELMA MARIA RAIMUNDO FARIAS (FAINTVISA)<br />\r\n JOELMA SANTANA REIS DA SILVA <br />\r\n JOSÉ FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n LINDALVA JOSÉ DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LUCINEIDE PIRES DA SILVA FRANÇA <br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (FALUB)<br />\r\n ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA (FALUB)<br />\r\n THAMYRYS LIMA (UFPE)<br />\r\n <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024155022-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:18:12" "updated_at" => "2024-04-22 15:50:22" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 208 "edicao_id" => 332 "codigo" => "978-85-61702-75-5" "capa" => "66031cd36f94d_26032024160659.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ ANA MARIA DA SILVA (UFRPE)<br />\r\n ELIAS DE FRANÇA FARIAS <br />\r\n ELIZABETE CARLOS DO VALE (UEPB)<br />\r\n GIVANILDO MELO DOS SANTOS (SEPE)<br />\r\n JOELMA MARIA RAIMUNDO FARIAS (FAINTVISA)<br />\r\n JOELMA SANTANA REIS DA SILVA <br />\r\n JOSÉ FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n LINDALVA JOSÉ DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LUCINEIDE PIRES DA SILVA FRANÇA <br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (FALUB)<br />\r\n ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA (FALUB)<br />\r\n THAMYRYS LIMA (UFPE)<br />\r\n <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024155022-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:18:12" "updated_at" => "2024-04-22 15:50:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }