FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO E OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO NOS ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS)
"2024-01-24 13:23:15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105724 "edicao_id" => 334 "trabalho_id" => 7868 "inscrito_id" => 14552 "titulo" => "FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO E OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO NOS ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS)" "resumo" => "A contemporaneidade é demarcada pela complexa relação entre sociedade e natureza. O desenvolvimento tecnológico deu as sociedades a capacidade de intervir em dimensões espaciais cada vez maiores, simultaneamente que a obsessiva busca pelo crescimento a qualquer custo norteou ao longo da história, agendas e estratégias de desenvolvimento, que culminaram em uma série de ações interventivas, que tiveram efeito nocivo sobre o ambiente, colocando em risco ecossistemas e suprimindo a biodiversidade nas mais variadas partes do planeta. Assim, é essencial o rompimento do pensamento hegemônico, e a construção de uma nova consciência ambiental, com a ruptura paradigmática e a formação do sujeito ecológico, que compreenda a complexidade que se insere as relações sociedade-natureza, em uma perspectiva sistêmica e transversal. A formação do Sujeito Ecológico, precede a formação do sujeito crítico frente as questões ambientais, incidindo na constituição de uma práxis ambiental (o sujeito constitui-se enquanto agente transformador e multiplicador de ideias e ações ambientais). O artigo tem como objetivo refletir acerca da formação do sujeito ecológico na educação pública básica (ensino fundamental- anos finais), introduzindo neste processo, a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecendo o desenvolvimento do protagonismo juvenil, a consciência ecológica, e a construção do sujeito ambientalmente crítico. O trabalho se caracteriza enquanto pesquisa bibliográfica, no qual debate-se os conceitos-chave da pesquisa (Educação Ambiental, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o Protagonismo Juvenil), com a introdução de autores como: Krenak (2019), Abramovay (2017), Carvalho (2011), Pedrini (2011), Silva (2021), Dias (2010); Silva (2020), entre outros. Assim, desenvolve-se no referido artigo reflexões, apresentando estratégias que favoreça o desenvolvimento do sujeito ecológico com a acoplagem dos ODS nos anos finais do ensino fundamental, destacando-se: a implementação da Educação Ambiental (EA) integrada a grade curricular, o incentivo ao desenvolvimento da liderança estudantil e o desenvolvimento de projetos permanentes no ambiente escolar." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID14552_TB7868_29062023230840.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:27:34" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSUÉ BARRETO DA SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSUÉ" "autor_email" => "josuebarretojunior@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:23:15" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105724 "edicao_id" => 334 "trabalho_id" => 7868 "inscrito_id" => 14552 "titulo" => "FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO E OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO NOS ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS)" "resumo" => "A contemporaneidade é demarcada pela complexa relação entre sociedade e natureza. O desenvolvimento tecnológico deu as sociedades a capacidade de intervir em dimensões espaciais cada vez maiores, simultaneamente que a obsessiva busca pelo crescimento a qualquer custo norteou ao longo da história, agendas e estratégias de desenvolvimento, que culminaram em uma série de ações interventivas, que tiveram efeito nocivo sobre o ambiente, colocando em risco ecossistemas e suprimindo a biodiversidade nas mais variadas partes do planeta. Assim, é essencial o rompimento do pensamento hegemônico, e a construção de uma nova consciência ambiental, com a ruptura paradigmática e a formação do sujeito ecológico, que compreenda a complexidade que se insere as relações sociedade-natureza, em uma perspectiva sistêmica e transversal. A formação do Sujeito Ecológico, precede a formação do sujeito crítico frente as questões ambientais, incidindo na constituição de uma práxis ambiental (o sujeito constitui-se enquanto agente transformador e multiplicador de ideias e ações ambientais). O artigo tem como objetivo refletir acerca da formação do sujeito ecológico na educação pública básica (ensino fundamental- anos finais), introduzindo neste processo, a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecendo o desenvolvimento do protagonismo juvenil, a consciência ecológica, e a construção do sujeito ambientalmente crítico. O trabalho se caracteriza enquanto pesquisa bibliográfica, no qual debate-se os conceitos-chave da pesquisa (Educação Ambiental, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o Protagonismo Juvenil), com a introdução de autores como: Krenak (2019), Abramovay (2017), Carvalho (2011), Pedrini (2011), Silva (2021), Dias (2010); Silva (2020), entre outros. Assim, desenvolve-se no referido artigo reflexões, apresentando estratégias que favoreça o desenvolvimento do sujeito ecológico com a acoplagem dos ODS nos anos finais do ensino fundamental, destacando-se: a implementação da Educação Ambiental (EA) integrada a grade curricular, o incentivo ao desenvolvimento da liderança estudantil e o desenvolvimento de projetos permanentes no ambiente escolar." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID14552_TB7868_29062023230840.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:27:34" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSUÉ BARRETO DA SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSUÉ" "autor_email" => "josuebarretojunior@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:23:15" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 334 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14" "logo" => null "capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg" "timbrado" => "65b13973527e4_24012024132315.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:23:15" "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 334 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14" "logo" => null "capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg" "timbrado" => "65b13973527e4_24012024132315.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:23:15" "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 210 "edicao_id" => 334 "codigo" => "978-85-61702-90-8" "capa" => "66031e508aeb5_26032024161320.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS (UFRPE)<br />\r\n ALFREDINA DOS SANTOS ARAÚJO (UFCG)<br />\r\n BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n DANIELLE PATRÍCIO BRASIL (IESP)<br />\r\n ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (UEPB)<br />\r\n GUILHERME AUGUSTO MACIEL RIBEIRO (IFES)<br />\r\n HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n JANAINA CONSTANTINO MARINHO <br />\r\n JANIELE FRANÇA NERY (IFPB)<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n JOSEVÂNIA RORIGUES JOVELINO (UFCG)<br />\r\n LORENA LUCENA DE MEDEIROS (UFCG)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO ARAUJO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n RAIMUNDO LENILDE DE ARAÚJO (UFPI)<br />\r\n WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152423-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:23:15" "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 210 "edicao_id" => 334 "codigo" => "978-85-61702-90-8" "capa" => "66031e508aeb5_26032024161320.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS (UFRPE)<br />\r\n ALFREDINA DOS SANTOS ARAÚJO (UFCG)<br />\r\n BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n DANIELLE PATRÍCIO BRASIL (IESP)<br />\r\n ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (UEPB)<br />\r\n GUILHERME AUGUSTO MACIEL RIBEIRO (IFES)<br />\r\n HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n JANAINA CONSTANTINO MARINHO <br />\r\n JANIELE FRANÇA NERY (IFPB)<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n JOSEVÂNIA RORIGUES JOVELINO (UFCG)<br />\r\n LORENA LUCENA DE MEDEIROS (UFCG)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO ARAUJO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n RAIMUNDO LENILDE DE ARAÚJO (UFPI)<br />\r\n WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152423-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:23:15" "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }