Artigo CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-94-6

CONHECENDO A FOTOSSÍNTESE E OS FATORES QUE A INFLUENCIAM ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 16 - Ensino de Ciências
"2024-01-24 13:33:46" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105633
    "edicao_id" => 336
    "trabalho_id" => 2367
    "inscrito_id" => 12402
    "titulo" => "CONHECENDO A FOTOSSÍNTESE E OS FATORES QUE A INFLUENCIAM ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "A fotossíntese é um processo realizado pelos seres autótrofos para produção de alimentos e liberação de oxigênio indispensáveis a manutenção da vida e por isso são conhecidos como os produtores da biosfera. É relevante o estudo desse tema na educação básica, entretanto, os processos fotossintéticos são considerados conteúdos de natureza abstrata e de difícil compreensão pelos estudantes. Nesse cenário, o presente estudo objetivou desenvolver uma sequência didática com metodologias ativas, onde o aluno pudesse identificar e compreender os fatores limitantes do processo fotossintético numa perspectiva investigativa, dando ênfase ao seu aprendizado e protagonismo. Dentre as metodologias ativas que foram desenvolvidas temos: o debate, o uso de animações, uso de simuladores e a estratégia investigativa de Predizer, Observar e Argumentar - POA de um experimento prático. Essa experimentação prática proposta através da POA foi importante para demonstrar as cores mais eficientes na promoção da fotossíntese. Ao final da aplicação dessa proposta, foi possível observar que houve uma melhor compreensão dos alunos em relação que há uma maior taxa fotossintética nas plantas quando iluminadas com luz azul ou vermelha pela absorção na clorofila. Entendendo que a coloração verde das plantas é resultado da falta de absorção pela clorofila da luz verde, pois a luz só consegue atuar nos cloroplastos somente se for absorvida. Ademais, que a energia encontrada nos alimentos e utilizada pelos seres vivos nas atividades do dia a dia chega às plantas na forma de energia luminosa e é transferida ao longo da cadeia alimentar. Reforça-se ainda que através desse estudo foi possível identificar que as metodologias ativas possibilitaram desenvolver nos estudantes habilidades de argumentação e a compreensão da natureza da investigação científica em conteúdos abstratos de difícil compreensão."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID12402_TB2367_20062023182022.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:22:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO ALVES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO ALVES"
    "autor_email" => "leandrolimaneto@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:33:46"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105633
    "edicao_id" => 336
    "trabalho_id" => 2367
    "inscrito_id" => 12402
    "titulo" => "CONHECENDO A FOTOSSÍNTESE E OS FATORES QUE A INFLUENCIAM ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "A fotossíntese é um processo realizado pelos seres autótrofos para produção de alimentos e liberação de oxigênio indispensáveis a manutenção da vida e por isso são conhecidos como os produtores da biosfera. É relevante o estudo desse tema na educação básica, entretanto, os processos fotossintéticos são considerados conteúdos de natureza abstrata e de difícil compreensão pelos estudantes. Nesse cenário, o presente estudo objetivou desenvolver uma sequência didática com metodologias ativas, onde o aluno pudesse identificar e compreender os fatores limitantes do processo fotossintético numa perspectiva investigativa, dando ênfase ao seu aprendizado e protagonismo. Dentre as metodologias ativas que foram desenvolvidas temos: o debate, o uso de animações, uso de simuladores e a estratégia investigativa de Predizer, Observar e Argumentar - POA de um experimento prático. Essa experimentação prática proposta através da POA foi importante para demonstrar as cores mais eficientes na promoção da fotossíntese. Ao final da aplicação dessa proposta, foi possível observar que houve uma melhor compreensão dos alunos em relação que há uma maior taxa fotossintética nas plantas quando iluminadas com luz azul ou vermelha pela absorção na clorofila. Entendendo que a coloração verde das plantas é resultado da falta de absorção pela clorofila da luz verde, pois a luz só consegue atuar nos cloroplastos somente se for absorvida. Ademais, que a energia encontrada nos alimentos e utilizada pelos seres vivos nas atividades do dia a dia chega às plantas na forma de energia luminosa e é transferida ao longo da cadeia alimentar. Reforça-se ainda que através desse estudo foi possível identificar que as metodologias ativas possibilitaram desenvolver nos estudantes habilidades de argumentação e a compreensão da natureza da investigação científica em conteúdos abstratos de difícil compreensão."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID12402_TB2367_20062023182022.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:22:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO ALVES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO ALVES"
    "autor_email" => "leandrolimaneto@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:33:46"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 336
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
        "timbrado" => "65b13beab3da2_24012024133346.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 336
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
        "timbrado" => "65b13beab3da2_24012024133346.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 212
                "edicao_id" => 336
                "codigo" => "978-85-61702-94-6"
                "capa" => "66031ec581958_26032024161517.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBANO DE GOES SOUZA (UNIVASF)<br />\r\n
                  AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA&nbsp;(UFAL)<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS (UFBA)<br />\r\n
                  CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n
                  DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  KALLINE DE ALMEIDA ALVES CARNEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  MACILENE PEREIRA DE ARAUJO (UEPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR (UNIVASF)<br />\r\n
                  MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n
                  NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  R&Eacute;NALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO (UEPB)<br />\r\n
                  THIAGO FERNANDES (UFPB)<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n
                  UARISON RODRIGUES BARRETO (UNIVASF)<br />\r\n
                  VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  YSMAILYN SIQUEIRA COSTA (UNIVASF)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152702-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 212
                "edicao_id" => 336
                "codigo" => "978-85-61702-94-6"
                "capa" => "66031ec581958_26032024161517.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBANO DE GOES SOUZA (UNIVASF)<br />\r\n
                  AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA&nbsp;(UFAL)<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS (UFBA)<br />\r\n
                  CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n
                  DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  KALLINE DE ALMEIDA ALVES CARNEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  MACILENE PEREIRA DE ARAUJO (UEPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR (UNIVASF)<br />\r\n
                  MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n
                  NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  R&Eacute;NALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO (UEPB)<br />\r\n
                  THIAGO FERNANDES (UFPB)<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n
                  UARISON RODRIGUES BARRETO (UNIVASF)<br />\r\n
                  VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  YSMAILYN SIQUEIRA COSTA (UNIVASF)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152702-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

A fotossíntese é um processo realizado pelos seres autótrofos para produção de alimentos e liberação de oxigênio indispensáveis a manutenção da vida e por isso são conhecidos como os produtores da biosfera. É relevante o estudo desse tema na educação básica, entretanto, os processos fotossintéticos são considerados conteúdos de natureza abstrata e de difícil compreensão pelos estudantes. Nesse cenário, o presente estudo objetivou desenvolver uma sequência didática com metodologias ativas, onde o aluno pudesse identificar e compreender os fatores limitantes do processo fotossintético numa perspectiva investigativa, dando ênfase ao seu aprendizado e protagonismo. Dentre as metodologias ativas que foram desenvolvidas temos: o debate, o uso de animações, uso de simuladores e a estratégia investigativa de Predizer, Observar e Argumentar - POA de um experimento prático. Essa experimentação prática proposta através da POA foi importante para demonstrar as cores mais eficientes na promoção da fotossíntese. Ao final da aplicação dessa proposta, foi possível observar que houve uma melhor compreensão dos alunos em relação que há uma maior taxa fotossintética nas plantas quando iluminadas com luz azul ou vermelha pela absorção na clorofila. Entendendo que a coloração verde das plantas é resultado da falta de absorção pela clorofila da luz verde, pois a luz só consegue atuar nos cloroplastos somente se for absorvida. Ademais, que a energia encontrada nos alimentos e utilizada pelos seres vivos nas atividades do dia a dia chega às plantas na forma de energia luminosa e é transferida ao longo da cadeia alimentar. Reforça-se ainda que através desse estudo foi possível identificar que as metodologias ativas possibilitaram desenvolver nos estudantes habilidades de argumentação e a compreensão da natureza da investigação científica em conteúdos abstratos de difícil compreensão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.