BRECKENFELD, Taciana Feitosa De Melo et al.. . CONEDU - Políticas Públicas de Educação (Vol. 02)... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/105423>. Acesso em: 22/12/2024 22:27
No Brasil, o acolhimento institucional faz parte de uma política pública regida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente que oferece um espaço de proteção e cuidado excepcional e provisório às crianças e adolescentes que tiveram seus direitos ameaçados ou violados quando sob tutela da família. A casa de acolhimento visa promover um ambiente saudável para o desenvolvimento social e afetivo dos infantes. Nesse cenário, o educador social realiza atividades que envolvem desde os cuidados básicos até a substituição parental temporária. Contudo, não há uma formação específica para esse profissional, pautando sua prática a partir de seus próprios valores e crenças. O objetivo do presente estudo foi investigar como uma educadora social recém-contratada, atuando pela primeira vez em casa de acolhimento do Recife, imagina os cuidados com crianças e adolescentes a serem feitos na casa de acolhimento. Como referencial teórico metodológico, utilizamos uma abordagem sociocultural, reportando-nos aos estudos sobre imaginação de Zittoun e colaboradores e as proposições sobre a Clínica da atividade desenvolvidas por Clot. Como instrumentos de investigação tem-se entrevistas semiestruturadas, vídeos de rotinas na casa de acolhimento e uma caixa para produção artístico-manual intitulada `caixa de surpresas`. Os resultados obtidos mostraram que a educadora social sofreu emocionalmente quanto ao tipo de vinculação que deveria estabelecer com as crianças e demonstra dificuldades para imaginar a própria prática profissional. Foi observado que a participante construiu, pela imaginação, ações para dar conta de situações nunca previstas por ela e não antecipadas na regulamentação da instituição. Nesse sentido, a imaginação foi a saída para que a participante realizasse ações inovadoras, preservando a sua singularidade e construindo sua identidade profissional. O estudo aponta também para a necessidade de ampliação de investigações sobre o trabalho desenvolvido por educadores sociais, assim como a definição precisa de protocolos que antecipem problemas que os educadores podem enfrentar.