Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

(RE)IMAGINANDO A ARQUITETURA ESCOLAR: TRANSFORMANDO ESPAÇOS NÃO CONVENCIONAIS PARA NOVAS VIVÊNCIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105295
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 3034
    "inscrito_id" => 4134
    "titulo" => "(RE)IMAGINANDO A ARQUITETURA ESCOLAR: TRANSFORMANDO ESPAÇOS NÃO CONVENCIONAIS PARA NOVAS VIVÊNCIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência educacional vivenciada em uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) no Ceará, através do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de educação física. O objetivo é apresentar formas de superar a falta de infraestrutura adequada para as aulas de Educação Física, aproveitando espaços não convencionais na escola. Inicialmente, o trabalho apresenta a importância da educação física na formação integral dos estudantes, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas ressalta a carência de infraestrutura em muitas escolas públicas brasileiras. A escola em questão tinha uma quadra poliesportiva, porém, com problemas na cobertura, o que a torna inutilizável em dias de chuva. Para contornar essa limitação, os/as bolsistas imaginaram os espaços da escola, adaptando áreas como corredores, estacionamento e até mesmo utilizando uma mangueira de incêndio furada como fita de slackline. Foram introduzidas práticas corporais de aventura, como parkour, slackline e corrida de orientação, ampliando o repertório de práticas corporais dos/as alunos/as. Essa abordagem aumentou o engajamento dos/as estudantes, pois as práticas eram novas e fugiam das práticas esportivas tradicionais. Em conclusão, destaca-se a importância de reimaginar os espaços escolares para proporcionar uma educação física mais variada e motivadora. Além disso, ressalta a necessidade de lutar por infraestrutura adequada nas escolas públicas para que essas práticas se tornem uma realidade mais ampla. A experiência demonstra como a criatividade e a adaptação podem enriquecer o ensino da educação física, motivando os/as alunos/as a se envolverem ativamente nas aulas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4134_TB3034_15112023000803.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINE PINTO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINE PI"
    "autor_email" => "anacarolineps@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105295
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 3034
    "inscrito_id" => 4134
    "titulo" => "(RE)IMAGINANDO A ARQUITETURA ESCOLAR: TRANSFORMANDO ESPAÇOS NÃO CONVENCIONAIS PARA NOVAS VIVÊNCIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência educacional vivenciada em uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) no Ceará, através do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de educação física. O objetivo é apresentar formas de superar a falta de infraestrutura adequada para as aulas de Educação Física, aproveitando espaços não convencionais na escola. Inicialmente, o trabalho apresenta a importância da educação física na formação integral dos estudantes, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas ressalta a carência de infraestrutura em muitas escolas públicas brasileiras. A escola em questão tinha uma quadra poliesportiva, porém, com problemas na cobertura, o que a torna inutilizável em dias de chuva. Para contornar essa limitação, os/as bolsistas imaginaram os espaços da escola, adaptando áreas como corredores, estacionamento e até mesmo utilizando uma mangueira de incêndio furada como fita de slackline. Foram introduzidas práticas corporais de aventura, como parkour, slackline e corrida de orientação, ampliando o repertório de práticas corporais dos/as alunos/as. Essa abordagem aumentou o engajamento dos/as estudantes, pois as práticas eram novas e fugiam das práticas esportivas tradicionais. Em conclusão, destaca-se a importância de reimaginar os espaços escolares para proporcionar uma educação física mais variada e motivadora. Além disso, ressalta a necessidade de lutar por infraestrutura adequada nas escolas públicas para que essas práticas se tornem uma realidade mais ampla. A experiência demonstra como a criatividade e a adaptação podem enriquecer o ensino da educação física, motivando os/as alunos/as a se envolverem ativamente nas aulas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4134_TB3034_15112023000803.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINE PINTO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINE PI"
    "autor_email" => "anacarolineps@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho relata uma experiência educacional vivenciada em uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) no Ceará, através do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de educação física. O objetivo é apresentar formas de superar a falta de infraestrutura adequada para as aulas de Educação Física, aproveitando espaços não convencionais na escola. Inicialmente, o trabalho apresenta a importância da educação física na formação integral dos estudantes, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas ressalta a carência de infraestrutura em muitas escolas públicas brasileiras. A escola em questão tinha uma quadra poliesportiva, porém, com problemas na cobertura, o que a torna inutilizável em dias de chuva. Para contornar essa limitação, os/as bolsistas imaginaram os espaços da escola, adaptando áreas como corredores, estacionamento e até mesmo utilizando uma mangueira de incêndio furada como fita de slackline. Foram introduzidas práticas corporais de aventura, como parkour, slackline e corrida de orientação, ampliando o repertório de práticas corporais dos/as alunos/as. Essa abordagem aumentou o engajamento dos/as estudantes, pois as práticas eram novas e fugiam das práticas esportivas tradicionais. Em conclusão, destaca-se a importância de reimaginar os espaços escolares para proporcionar uma educação física mais variada e motivadora. Além disso, ressalta a necessidade de lutar por infraestrutura adequada nas escolas públicas para que essas práticas se tornem uma realidade mais ampla. A experiência demonstra como a criatividade e a adaptação podem enriquecer o ensino da educação física, motivando os/as alunos/as a se envolverem ativamente nas aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.