Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

GÉRARD VERGNAUD: UMA REFLEXÃO SOBRE SUA TEORIA E AS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105192
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2909
    "inscrito_id" => 129
    "titulo" => "GÉRARD VERGNAUD: UMA REFLEXÃO SOBRE SUA TEORIA E AS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O artigo apresenta uma análise das contribuições de Gérard Vergnaud para a Formação de Professores. Está centrado em três aspectos: vida e obra, a Teoria dos Campos Conceituais e as contribuições para o ensino e a aprendizagem em Matemática. Possui abordagem qualitativa e análise narrativa. Consideramos a noção de relação como fundamental para a compreensão do campo conceitual em Matemática. A Teoria dos Campos Conceituais (TCC) apesar de ser um pouco difícil de compreender, mostra-se como um contributo importante para que o professor de matemática possa observar como as crianças estabelecem relações ao longo do tempo. Justifica, por exemplo, as dificuldades que muitos estudantes encontram na resolução de problemas, que apesar de estarem avaliando o conhecimento matemático, envolvem muitos conceitos e situações que, por vezes, passam desapercebidos pelos professores."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID129_TB2909_09102023215503.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNUS CESAR ODY"
    "autor_nome_curto" => "Magnus Cesar Od"
    "autor_email" => "magnusody@faccat.br"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA (FACCAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105192
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2909
    "inscrito_id" => 129
    "titulo" => "GÉRARD VERGNAUD: UMA REFLEXÃO SOBRE SUA TEORIA E AS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O artigo apresenta uma análise das contribuições de Gérard Vergnaud para a Formação de Professores. Está centrado em três aspectos: vida e obra, a Teoria dos Campos Conceituais e as contribuições para o ensino e a aprendizagem em Matemática. Possui abordagem qualitativa e análise narrativa. Consideramos a noção de relação como fundamental para a compreensão do campo conceitual em Matemática. A Teoria dos Campos Conceituais (TCC) apesar de ser um pouco difícil de compreender, mostra-se como um contributo importante para que o professor de matemática possa observar como as crianças estabelecem relações ao longo do tempo. Justifica, por exemplo, as dificuldades que muitos estudantes encontram na resolução de problemas, que apesar de estarem avaliando o conhecimento matemático, envolvem muitos conceitos e situações que, por vezes, passam desapercebidos pelos professores."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID129_TB2909_09102023215503.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNUS CESAR ODY"
    "autor_nome_curto" => "Magnus Cesar Od"
    "autor_email" => "magnusody@faccat.br"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA (FACCAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O artigo apresenta uma análise das contribuições de Gérard Vergnaud para a Formação de Professores. Está centrado em três aspectos: vida e obra, a Teoria dos Campos Conceituais e as contribuições para o ensino e a aprendizagem em Matemática. Possui abordagem qualitativa e análise narrativa. Consideramos a noção de relação como fundamental para a compreensão do campo conceitual em Matemática. A Teoria dos Campos Conceituais (TCC) apesar de ser um pouco difícil de compreender, mostra-se como um contributo importante para que o professor de matemática possa observar como as crianças estabelecem relações ao longo do tempo. Justifica, por exemplo, as dificuldades que muitos estudantes encontram na resolução de problemas, que apesar de estarem avaliando o conhecimento matemático, envolvem muitos conceitos e situações que, por vezes, passam desapercebidos pelos professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.