Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS E CONQUISTAS, ESCOLA MUNICIPAL RACHEL MÄDER GONÇALVES CURITIBA/PR

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Resumo Essa pesquisa é resultado das observações realizadas pelos graduandos bolsistas do projeto institucional PIBID/RP do Centro Universitário Internacional UNINTER, do núcleo GHIE (Grupo História das Instituições Escolares) que valendo-se de uma abordagem quantitativa e qualitativa a partir de uma revisão bibliográfica e uma análise documental no sentido amplo, buscaram entender como se deu a implementação do ensino integral nas turmas do pré-escola e 1º ano na Escola Municipal Rachel Mäder Gonçalves e entender quais desafios e conquistas até o momento. A escola fica localizada na Cidade de Curitiba, no Bairro Uberaba e foi fundada em 2004. A educação em tempo integral teve início no ano de 2022 com turmas da pré-escola e em 2023 com o 1º ano do ensino fundamental. Sabe-se que a educação integral no Brasil vem sendo pensada desde as décadas de 1920 e 1930 época em que dois nomes se destacaram no cenário nacional, Anízio Teixeira e Darcy Ribeiro com suas experiências. Com a aprovação em 2007 do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), foi criando “o Programa Mais Educação", com promessas de ampliação da educação em tempo integral no país, no entanto com foco assistencialista tornou-se uma ferramenta do governo federal para auxiliar na solução de problemas sociais dando a escola responsabilidades que não eram suas. Em nossas observações até o momento, pode-se concluir que a escola Rachel Mäder Gonçalves teve que fazer e ainda está fazendo diversas mudanças para atender o público da educação integral, por tanto ainda é um projeto em andamento, e que para escola pública ser “integral, integrada e integradora” (Gadotti, 2009, p. 32), não depende unicamente da prática educativa, mas de toda uma rede de apoio, famílias, comunidade e do poder público, há um longo caminho a percorrer.

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