Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

BRUXOS E PARTÍCULAS: TORNEIO ELETROBRUXO COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105163
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2873
    "inscrito_id" => 3706
    "titulo" => "BRUXOS E PARTÍCULAS: TORNEIO ELETROBRUXO COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "Este trabalho propõe uma atividade didática denominada Torneio Eletrobruxo para engajar alunos de ensino médio nas aulas de Física. Utilizando de metodologias ativas, tecnologias digitais e gamificação inspirada na saga Harry Potter, a atividade tem por O objetivo é abordar conceitos de Eletrostática e Física Quântica cooperativamente, de modo que o aluno seja o centro do processo de aprendizagem. O Torneio é composto por três provas, englobando experimentos físicos e aplicativos digitais. Será aplicado em duas turmas do terceiro ano do Curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha Campus São Borja. Avaliações pré e pós-testes, além de questionários, serão usados para medir a participação dos estudantes. A estrutura da atividade é baseada nos conceitos de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa de Moreira."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID3706_TB2873_09102023211948.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO MEDEIROS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO"
    "autor_email" => "gustavo.medeiroz.7@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105163
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2873
    "inscrito_id" => 3706
    "titulo" => "BRUXOS E PARTÍCULAS: TORNEIO ELETROBRUXO COMO PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "Este trabalho propõe uma atividade didática denominada Torneio Eletrobruxo para engajar alunos de ensino médio nas aulas de Física. Utilizando de metodologias ativas, tecnologias digitais e gamificação inspirada na saga Harry Potter, a atividade tem por O objetivo é abordar conceitos de Eletrostática e Física Quântica cooperativamente, de modo que o aluno seja o centro do processo de aprendizagem. O Torneio é composto por três provas, englobando experimentos físicos e aplicativos digitais. Será aplicado em duas turmas do terceiro ano do Curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha Campus São Borja. Avaliações pré e pós-testes, além de questionários, serão usados para medir a participação dos estudantes. A estrutura da atividade é baseada nos conceitos de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa de Moreira."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID3706_TB2873_09102023211948.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO MEDEIROS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO"
    "autor_email" => "gustavo.medeiroz.7@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho propõe uma atividade didática denominada Torneio Eletrobruxo para engajar alunos de ensino médio nas aulas de Física. Utilizando de metodologias ativas, tecnologias digitais e gamificação inspirada na saga Harry Potter, a atividade tem por O objetivo é abordar conceitos de Eletrostática e Física Quântica cooperativamente, de modo que o aluno seja o centro do processo de aprendizagem. O Torneio é composto por três provas, englobando experimentos físicos e aplicativos digitais. Será aplicado em duas turmas do terceiro ano do Curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha Campus São Borja. Avaliações pré e pós-testes, além de questionários, serão usados para medir a participação dos estudantes. A estrutura da atividade é baseada nos conceitos de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa de Moreira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.