Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O ALFABETO MÓVEL COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 07: Alfabetização e letramentos
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105134
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2840
    "inscrito_id" => 1930
    "titulo" => "O ALFABETO MÓVEL COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA"
    "resumo" => "O resumo é uma pesquisa qualitativa que se configura como relato de experiência. Tem como objetivo investigar as contribuições do alfabeto móvel como instrumento auxiliar utilizado no processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa ocorreu em uma escola da rede municipal de Fortaleza, em uma turma de 1° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Foi pensada durante as atividades realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Conclui-se que o Alfabeto Móvel é um recurso didático que favorece o aprendizado das propriedades do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) em crianças com TEA durante o processo de alfabetização."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1930_TB2840_09102023201927.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANNA KARE BERNARDINO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DANNA"
    "autor_email" => "dannakares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105134
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2840
    "inscrito_id" => 1930
    "titulo" => "O ALFABETO MÓVEL COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA"
    "resumo" => "O resumo é uma pesquisa qualitativa que se configura como relato de experiência. Tem como objetivo investigar as contribuições do alfabeto móvel como instrumento auxiliar utilizado no processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa ocorreu em uma escola da rede municipal de Fortaleza, em uma turma de 1° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Foi pensada durante as atividades realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Conclui-se que o Alfabeto Móvel é um recurso didático que favorece o aprendizado das propriedades do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) em crianças com TEA durante o processo de alfabetização."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1930_TB2840_09102023201927.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANNA KARE BERNARDINO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DANNA"
    "autor_email" => "dannakares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O resumo é uma pesquisa qualitativa que se configura como relato de experiência. Tem como objetivo investigar as contribuições do alfabeto móvel como instrumento auxiliar utilizado no processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa ocorreu em uma escola da rede municipal de Fortaleza, em uma turma de 1° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Foi pensada durante as atividades realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Conclui-se que o Alfabeto Móvel é um recurso didático que favorece o aprendizado das propriedades do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) em crianças com TEA durante o processo de alfabetização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.