Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

SUPERANDO O PRECONCEITO COM O CONTO CRIOULO DO MESTRE DIDI

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 07: Alfabetização e letramentos
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105073
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2771
    "inscrito_id" => 9805
    "titulo" => "SUPERANDO O PRECONCEITO COM O CONTO CRIOULO DO MESTRE DIDI"
    "resumo" => "O presente artigo reflete a importância do processo de letramento racial a partir do uso do conto afro-brasileiro de Mestre Didi como forma de combate ao preconceito e a discriminação. Esse relato refletirá inicialmente os conceitos de letramento e sobretudo letramento racial, e logo em seguida será mostrado uma sequência didática a partir do conto afro-brasileiro de Mestre Didi, que serviu como instrumento de mediação e intervenção didática na eja, onde alguns conhecimentos se vêem limitados por motivos de intolerância religiosa. Essa experiência teve como resultados um maior envolvimento dos alunos, principalmente os que se identificavam com a discussão em torno do legado afro-brasileiro."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9805_TB2771_09102023180819.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSSIVAL SAMPAIO MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "ROSSIVAL"
    "autor_email" => "ita.moraisrs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105073
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2771
    "inscrito_id" => 9805
    "titulo" => "SUPERANDO O PRECONCEITO COM O CONTO CRIOULO DO MESTRE DIDI"
    "resumo" => "O presente artigo reflete a importância do processo de letramento racial a partir do uso do conto afro-brasileiro de Mestre Didi como forma de combate ao preconceito e a discriminação. Esse relato refletirá inicialmente os conceitos de letramento e sobretudo letramento racial, e logo em seguida será mostrado uma sequência didática a partir do conto afro-brasileiro de Mestre Didi, que serviu como instrumento de mediação e intervenção didática na eja, onde alguns conhecimentos se vêem limitados por motivos de intolerância religiosa. Essa experiência teve como resultados um maior envolvimento dos alunos, principalmente os que se identificavam com a discussão em torno do legado afro-brasileiro."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9805_TB2771_09102023180819.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSSIVAL SAMPAIO MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "ROSSIVAL"
    "autor_email" => "ita.moraisrs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente artigo reflete a importância do processo de letramento racial a partir do uso do conto afro-brasileiro de Mestre Didi como forma de combate ao preconceito e a discriminação. Esse relato refletirá inicialmente os conceitos de letramento e sobretudo letramento racial, e logo em seguida será mostrado uma sequência didática a partir do conto afro-brasileiro de Mestre Didi, que serviu como instrumento de mediação e intervenção didática na eja, onde alguns conhecimentos se vêem limitados por motivos de intolerância religiosa. Essa experiência teve como resultados um maior envolvimento dos alunos, principalmente os que se identificavam com a discussão em torno do legado afro-brasileiro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.