Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105051
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2746
    "inscrito_id" => 8598
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL"
    "resumo" => "Este relato aborda as atividades inseridas no subprojeto Metodologias Ativas para o ensino de matemática em contexto amazônico pertencente ao PIBID – Matemática no município de São Miguel do Guamá/PA. Já inseridos no contexto da iniciação à docência, observamos e acompanhamos uma professora em suas turmas do Ensino Médio em uma escola pública estadual no município. Nesse contexto elaboramos projeto de ensino para contribuir na aprendizagem da matemática dos estudantes que acompanhamos. Como metodologia de ensino, utilizamos a metodologia ativa no ensino de matemática, pois é uma abordagem pedagógica que coloca o aluno no centro do processo de aprendizado. Nosso objetivo teve como premissa, abordar o conceito de Função com atividades e resoluções de problemas de maneira contextualizada à realidade do aluno, trabalhamos com atividade em grupo sobre cálculo de IMC utilizando gráficos. O conteúdo abordado foi função exponencial, assunto que os alunos apresentam dificuldades na compreensão do conceito e na resolução de problemas envolvendo função exponencial. Utilizamos na aula materiais como balança digital, cartolina, fita métrica e pincel para quadro branco. A balança digital foi utilizada para obter o peso dos alunos e usar isso como parte do cálculo da função exponencial e a fita métrica também utilizada para medir a altura dos alunos, a cartolina foi utilizada para anotar as informações obtidas, os alunos foram divididos em grupos, cada grupo com uma cartolina, todos tiveram peso e altura medidas. Em seguida, após explicação sobre como realizar os cálculos, explicamos a construção do gráfico da função."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID8598_TB2746_09102023164858.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA MARLY DE OLIVEIRA REIS LOPES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maria.mlopes@aluno.uepa.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105051
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2746
    "inscrito_id" => 8598
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL"
    "resumo" => "Este relato aborda as atividades inseridas no subprojeto Metodologias Ativas para o ensino de matemática em contexto amazônico pertencente ao PIBID – Matemática no município de São Miguel do Guamá/PA. Já inseridos no contexto da iniciação à docência, observamos e acompanhamos uma professora em suas turmas do Ensino Médio em uma escola pública estadual no município. Nesse contexto elaboramos projeto de ensino para contribuir na aprendizagem da matemática dos estudantes que acompanhamos. Como metodologia de ensino, utilizamos a metodologia ativa no ensino de matemática, pois é uma abordagem pedagógica que coloca o aluno no centro do processo de aprendizado. Nosso objetivo teve como premissa, abordar o conceito de Função com atividades e resoluções de problemas de maneira contextualizada à realidade do aluno, trabalhamos com atividade em grupo sobre cálculo de IMC utilizando gráficos. O conteúdo abordado foi função exponencial, assunto que os alunos apresentam dificuldades na compreensão do conceito e na resolução de problemas envolvendo função exponencial. Utilizamos na aula materiais como balança digital, cartolina, fita métrica e pincel para quadro branco. A balança digital foi utilizada para obter o peso dos alunos e usar isso como parte do cálculo da função exponencial e a fita métrica também utilizada para medir a altura dos alunos, a cartolina foi utilizada para anotar as informações obtidas, os alunos foram divididos em grupos, cada grupo com uma cartolina, todos tiveram peso e altura medidas. Em seguida, após explicação sobre como realizar os cálculos, explicamos a construção do gráfico da função."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID8598_TB2746_09102023164858.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA MARLY DE OLIVEIRA REIS LOPES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maria.mlopes@aluno.uepa.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este relato aborda as atividades inseridas no subprojeto Metodologias Ativas para o ensino de matemática em contexto amazônico pertencente ao PIBID – Matemática no município de São Miguel do Guamá/PA. Já inseridos no contexto da iniciação à docência, observamos e acompanhamos uma professora em suas turmas do Ensino Médio em uma escola pública estadual no município. Nesse contexto elaboramos projeto de ensino para contribuir na aprendizagem da matemática dos estudantes que acompanhamos. Como metodologia de ensino, utilizamos a metodologia ativa no ensino de matemática, pois é uma abordagem pedagógica que coloca o aluno no centro do processo de aprendizado. Nosso objetivo teve como premissa, abordar o conceito de Função com atividades e resoluções de problemas de maneira contextualizada à realidade do aluno, trabalhamos com atividade em grupo sobre cálculo de IMC utilizando gráficos. O conteúdo abordado foi função exponencial, assunto que os alunos apresentam dificuldades na compreensão do conceito e na resolução de problemas envolvendo função exponencial. Utilizamos na aula materiais como balança digital, cartolina, fita métrica e pincel para quadro branco. A balança digital foi utilizada para obter o peso dos alunos e usar isso como parte do cálculo da função exponencial e a fita métrica também utilizada para medir a altura dos alunos, a cartolina foi utilizada para anotar as informações obtidas, os alunos foram divididos em grupos, cada grupo com uma cartolina, todos tiveram peso e altura medidas. Em seguida, após explicação sobre como realizar os cálculos, explicamos a construção do gráfico da função.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.