Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A CONTRIBUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DE RODAS DE CONVERSAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105033
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2725
    "inscrito_id" => 6851
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DE RODAS DE CONVERSAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por meio do Campus Realeza, desempenha um papel crucial na formação de seus alunos, especialmente no Curso de Pedagogia - Licenciatura. Aborda-se neste trabalho as iniciativas e os desafios enfrentados para enriquecer a formação acadêmica dos estudantes nesse contexto específico. O Campus Realeza enfrenta a difícil tarefa de formar professores em um ambiente de recursos limitados e pequeno número de vagas (20 a cada dois anos). No entanto, busca-se estratégias para fortalecer o percurso formativo de seus estudantes, destacando-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Componente Curricular (CCR) Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (SEPEC). Neste trabalho apresentar-se-á uma das estratégias utilizadas no processo formativo, a realização de Rodas de Conversa, abordando diversos temas relevantes para a formação dos futuros pedagogos, como Educação Básica, Educação Infantil, Autismo, Alfabetização e Letramento, Identidade e cultura de fronteira, entre outros. Essas rodas de conversa são espaços de interação entre estudantes, professores, coordenadores, gestores da Educação Básica e outros atores da região. Além de promover a interação e a troca de conhecimento, as Rodas de Conversa incentivam o desenvolvimento das habilidades de comunicação oral, tão importantes na formação acadêmica e profissional. Destaca-se a relevância de uma Roda de Conversa especificamente sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que contou com a participação de profissionais experientes na área. Esse evento proporcionou uma rica discussão sobre as demandas relacionadas ao TEA e contribuiu para uma compreensão mais profunda do tema."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6851_TB2725_27102023201151.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL FALLER DEOLA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rafaelfallerdeola@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105033
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2725
    "inscrito_id" => 6851
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DE RODAS DE CONVERSAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por meio do Campus Realeza, desempenha um papel crucial na formação de seus alunos, especialmente no Curso de Pedagogia - Licenciatura. Aborda-se neste trabalho as iniciativas e os desafios enfrentados para enriquecer a formação acadêmica dos estudantes nesse contexto específico. O Campus Realeza enfrenta a difícil tarefa de formar professores em um ambiente de recursos limitados e pequeno número de vagas (20 a cada dois anos). No entanto, busca-se estratégias para fortalecer o percurso formativo de seus estudantes, destacando-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Componente Curricular (CCR) Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (SEPEC). Neste trabalho apresentar-se-á uma das estratégias utilizadas no processo formativo, a realização de Rodas de Conversa, abordando diversos temas relevantes para a formação dos futuros pedagogos, como Educação Básica, Educação Infantil, Autismo, Alfabetização e Letramento, Identidade e cultura de fronteira, entre outros. Essas rodas de conversa são espaços de interação entre estudantes, professores, coordenadores, gestores da Educação Básica e outros atores da região. Além de promover a interação e a troca de conhecimento, as Rodas de Conversa incentivam o desenvolvimento das habilidades de comunicação oral, tão importantes na formação acadêmica e profissional. Destaca-se a relevância de uma Roda de Conversa especificamente sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que contou com a participação de profissionais experientes na área. Esse evento proporcionou uma rica discussão sobre as demandas relacionadas ao TEA e contribuiu para uma compreensão mais profunda do tema."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6851_TB2725_27102023201151.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL FALLER DEOLA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rafaelfallerdeola@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por meio do Campus Realeza, desempenha um papel crucial na formação de seus alunos, especialmente no Curso de Pedagogia - Licenciatura. Aborda-se neste trabalho as iniciativas e os desafios enfrentados para enriquecer a formação acadêmica dos estudantes nesse contexto específico. O Campus Realeza enfrenta a difícil tarefa de formar professores em um ambiente de recursos limitados e pequeno número de vagas (20 a cada dois anos). No entanto, busca-se estratégias para fortalecer o percurso formativo de seus estudantes, destacando-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Componente Curricular (CCR) Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (SEPEC). Neste trabalho apresentar-se-á uma das estratégias utilizadas no processo formativo, a realização de Rodas de Conversa, abordando diversos temas relevantes para a formação dos futuros pedagogos, como Educação Básica, Educação Infantil, Autismo, Alfabetização e Letramento, Identidade e cultura de fronteira, entre outros. Essas rodas de conversa são espaços de interação entre estudantes, professores, coordenadores, gestores da Educação Básica e outros atores da região. Além de promover a interação e a troca de conhecimento, as Rodas de Conversa incentivam o desenvolvimento das habilidades de comunicação oral, tão importantes na formação acadêmica e profissional. Destaca-se a relevância de uma Roda de Conversa especificamente sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que contou com a participação de profissionais experientes na área. Esse evento proporcionou uma rica discussão sobre as demandas relacionadas ao TEA e contribuiu para uma compreensão mais profunda do tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.