Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

VIVÊNCIAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 07: Alfabetização e letramentos
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105013
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2702
    "inscrito_id" => 8727
    "titulo" => "VIVÊNCIAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente relato tem como objetivo analisar o desenvolvimento de atividades realizadas para o Dia da Família na Escola (Dia D) por duas discentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Pedagogia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) campus Bacanga, 2022-2024. Utilizou-se da metodologia descritiva que visa analisar as atividades elaboradas a partir do viés da educação para as relações étnico-raciais. Assim, aborda-se as contribuições das ações desenvolvidas para a aprendizagem dos/as estudantes do ensino fundamental, respaldados no diálogo com Oliveira e Machado (2018) e Vieira (2012). Foram destacadas para o relato as propostas sob o amparo do Subprojeto do referido programa, o qual tem por tema: “Construindo uma pedagogia antirracista nos anos iniciais do ensino fundamental”. Especifica-se que as ações em destaque ocorreram nas turmas de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola-campo do Programa, sendo esta pertencente à rede municipal de São Luís, Maranhão. Nesse sentido, aborda-se as ações de leitura com temática da educação étnico-racial, além de (re)afirmar conhecimentos a partir de rodas de conversas sobre o que foi lido. Ademais, foi incluído o ato de apresentação e aprofundamento do tema através de tecnologias e manuseio de materiais de apoio, além do desenvolvimento criativo das crianças sobre as questões tratadas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8727_TB2702_16112023221554.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THINA KARLA ALMEIDA BERREDO"
    "autor_nome_curto" => "THINA"
    "autor_email" => "thina.berredo@discente.ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105013
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2702
    "inscrito_id" => 8727
    "titulo" => "VIVÊNCIAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente relato tem como objetivo analisar o desenvolvimento de atividades realizadas para o Dia da Família na Escola (Dia D) por duas discentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Pedagogia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) campus Bacanga, 2022-2024. Utilizou-se da metodologia descritiva que visa analisar as atividades elaboradas a partir do viés da educação para as relações étnico-raciais. Assim, aborda-se as contribuições das ações desenvolvidas para a aprendizagem dos/as estudantes do ensino fundamental, respaldados no diálogo com Oliveira e Machado (2018) e Vieira (2012). Foram destacadas para o relato as propostas sob o amparo do Subprojeto do referido programa, o qual tem por tema: “Construindo uma pedagogia antirracista nos anos iniciais do ensino fundamental”. Especifica-se que as ações em destaque ocorreram nas turmas de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola-campo do Programa, sendo esta pertencente à rede municipal de São Luís, Maranhão. Nesse sentido, aborda-se as ações de leitura com temática da educação étnico-racial, além de (re)afirmar conhecimentos a partir de rodas de conversas sobre o que foi lido. Ademais, foi incluído o ato de apresentação e aprofundamento do tema através de tecnologias e manuseio de materiais de apoio, além do desenvolvimento criativo das crianças sobre as questões tratadas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8727_TB2702_16112023221554.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THINA KARLA ALMEIDA BERREDO"
    "autor_nome_curto" => "THINA"
    "autor_email" => "thina.berredo@discente.ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente relato tem como objetivo analisar o desenvolvimento de atividades realizadas para o Dia da Família na Escola (Dia D) por duas discentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Pedagogia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) campus Bacanga, 2022-2024. Utilizou-se da metodologia descritiva que visa analisar as atividades elaboradas a partir do viés da educação para as relações étnico-raciais. Assim, aborda-se as contribuições das ações desenvolvidas para a aprendizagem dos/as estudantes do ensino fundamental, respaldados no diálogo com Oliveira e Machado (2018) e Vieira (2012). Foram destacadas para o relato as propostas sob o amparo do Subprojeto do referido programa, o qual tem por tema: “Construindo uma pedagogia antirracista nos anos iniciais do ensino fundamental”. Especifica-se que as ações em destaque ocorreram nas turmas de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola-campo do Programa, sendo esta pertencente à rede municipal de São Luís, Maranhão. Nesse sentido, aborda-se as ações de leitura com temática da educação étnico-racial, além de (re)afirmar conhecimentos a partir de rodas de conversas sobre o que foi lido. Ademais, foi incluído o ato de apresentação e aprofundamento do tema através de tecnologias e manuseio de materiais de apoio, além do desenvolvimento criativo das crianças sobre as questões tratadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.