Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

FANZINE COMO RECURSO AVALIATIVO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104994
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2681
    "inscrito_id" => 6784
    "titulo" => "FANZINE COMO RECURSO AVALIATIVO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Este trabalho descreve a experiência de usar fanzines como ferramenta de avaliação em aulas de Educação Física em uma escola municipal de São Luís. Os fanzines são publicações alternativas criadas por admiradores de várias áreas, sem censura, para expressar ideias não divulgadas na mídia tradicional. O foco foi na produção de fanzines com o tema de jogos e esportes de taco e raquete, relacionado ao conteúdo do bimestre. A abordagem artística visou expandir o repertório cognitivo dos estudantes, permitindo-lhes expressar suas ideias de forma gráfica. Além disso, a importância de resgatar a ludicidade no ambiente escolar ao discutir esses jogos foi enfatizada, já que às vezes são negligenciados. O estudo destaca como essa abordagem pedagógica impulsionou a criatividade dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6784_TB2681_20112023203019.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARA HINGRID RAMOS GONÇALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SARA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "hingridoliveira8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104994
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2681
    "inscrito_id" => 6784
    "titulo" => "FANZINE COMO RECURSO AVALIATIVO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Este trabalho descreve a experiência de usar fanzines como ferramenta de avaliação em aulas de Educação Física em uma escola municipal de São Luís. Os fanzines são publicações alternativas criadas por admiradores de várias áreas, sem censura, para expressar ideias não divulgadas na mídia tradicional. O foco foi na produção de fanzines com o tema de jogos e esportes de taco e raquete, relacionado ao conteúdo do bimestre. A abordagem artística visou expandir o repertório cognitivo dos estudantes, permitindo-lhes expressar suas ideias de forma gráfica. Além disso, a importância de resgatar a ludicidade no ambiente escolar ao discutir esses jogos foi enfatizada, já que às vezes são negligenciados. O estudo destaca como essa abordagem pedagógica impulsionou a criatividade dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6784_TB2681_20112023203019.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARA HINGRID RAMOS GONÇALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SARA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "hingridoliveira8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho descreve a experiência de usar fanzines como ferramenta de avaliação em aulas de Educação Física em uma escola municipal de São Luís. Os fanzines são publicações alternativas criadas por admiradores de várias áreas, sem censura, para expressar ideias não divulgadas na mídia tradicional. O foco foi na produção de fanzines com o tema de jogos e esportes de taco e raquete, relacionado ao conteúdo do bimestre. A abordagem artística visou expandir o repertório cognitivo dos estudantes, permitindo-lhes expressar suas ideias de forma gráfica. Além disso, a importância de resgatar a ludicidade no ambiente escolar ao discutir esses jogos foi enfatizada, já que às vezes são negligenciados. O estudo destaca como essa abordagem pedagógica impulsionou a criatividade dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.