Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/UFPA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS COM JOGOS NA EMEIF SANTA TEREZINHA EM CAMETÁ/PA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104945
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2624
    "inscrito_id" => 9118
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/UFPA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS COM JOGOS NA EMEIF SANTA TEREZINHA EM CAMETÁ/PA"
    "resumo" => "A pandemia deu origem a transformações profundas no cenário educacional, acarretando desafios inéditos para as escolas. No retorno às aulas presenciais, ficou evidente que os estudantes enfrentavam dificuldades de aprendizado, particularmente em matemática. Este artigo se concentra na abordagem adotada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) mediante os desafios e experiências nas aulas de matemática da Escola Santa Terezinha, onde a introdução de jogos didáticos se mostrou uma estratégia promissora para o nivelamento de aprendizado. Abordagens como a utilização de jogos didáticos, são examinadas como alternativas para um ensino mais eficaz e envolvente. A metodologia adotada se baseia em um estudo de caso qualitativo, em que dados são coletados por meio de observações em sala de aula. Os jogos didáticos são integrados ao PIBID, sendo adaptados ao currículo e implementados em colaboração com os professores. A análise dos resultados aponta para um engajamento mais intenso dos estudantes, uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos e um aumento notável da autoconfiança na disciplina. Os resultados indicam que a introdução de jogos didáticos promoveu alterações significativas na dinâmica da sala de aula e no processo de aprendizado dos alunos. A colaboração entre os professores do PIBID e os estudantes revelou-se particularmente frutífera, permitindo a adaptação às necessidades individuais e incentivando um ensino personalizado. Além disso, ressalta-se a importância contínua da exploração de estratégias colaborativas e flexíveis para criar um futuro educacional mais eficiente, inclusivo e estimulante."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9118_TB2624_19112023172921.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERBESON VICTOR SENA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "ERBESON"
    "autor_email" => "erbesonvictor620@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104945
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2624
    "inscrito_id" => 9118
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/UFPA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS COM JOGOS NA EMEIF SANTA TEREZINHA EM CAMETÁ/PA"
    "resumo" => "A pandemia deu origem a transformações profundas no cenário educacional, acarretando desafios inéditos para as escolas. No retorno às aulas presenciais, ficou evidente que os estudantes enfrentavam dificuldades de aprendizado, particularmente em matemática. Este artigo se concentra na abordagem adotada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) mediante os desafios e experiências nas aulas de matemática da Escola Santa Terezinha, onde a introdução de jogos didáticos se mostrou uma estratégia promissora para o nivelamento de aprendizado. Abordagens como a utilização de jogos didáticos, são examinadas como alternativas para um ensino mais eficaz e envolvente. A metodologia adotada se baseia em um estudo de caso qualitativo, em que dados são coletados por meio de observações em sala de aula. Os jogos didáticos são integrados ao PIBID, sendo adaptados ao currículo e implementados em colaboração com os professores. A análise dos resultados aponta para um engajamento mais intenso dos estudantes, uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos e um aumento notável da autoconfiança na disciplina. Os resultados indicam que a introdução de jogos didáticos promoveu alterações significativas na dinâmica da sala de aula e no processo de aprendizado dos alunos. A colaboração entre os professores do PIBID e os estudantes revelou-se particularmente frutífera, permitindo a adaptação às necessidades individuais e incentivando um ensino personalizado. Além disso, ressalta-se a importância contínua da exploração de estratégias colaborativas e flexíveis para criar um futuro educacional mais eficiente, inclusivo e estimulante."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9118_TB2624_19112023172921.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERBESON VICTOR SENA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "ERBESON"
    "autor_email" => "erbesonvictor620@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A pandemia deu origem a transformações profundas no cenário educacional, acarretando desafios inéditos para as escolas. No retorno às aulas presenciais, ficou evidente que os estudantes enfrentavam dificuldades de aprendizado, particularmente em matemática. Este artigo se concentra na abordagem adotada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) mediante os desafios e experiências nas aulas de matemática da Escola Santa Terezinha, onde a introdução de jogos didáticos se mostrou uma estratégia promissora para o nivelamento de aprendizado. Abordagens como a utilização de jogos didáticos, são examinadas como alternativas para um ensino mais eficaz e envolvente. A metodologia adotada se baseia em um estudo de caso qualitativo, em que dados são coletados por meio de observações em sala de aula. Os jogos didáticos são integrados ao PIBID, sendo adaptados ao currículo e implementados em colaboração com os professores. A análise dos resultados aponta para um engajamento mais intenso dos estudantes, uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos e um aumento notável da autoconfiança na disciplina. Os resultados indicam que a introdução de jogos didáticos promoveu alterações significativas na dinâmica da sala de aula e no processo de aprendizado dos alunos. A colaboração entre os professores do PIBID e os estudantes revelou-se particularmente frutífera, permitindo a adaptação às necessidades individuais e incentivando um ensino personalizado. Além disso, ressalta-se a importância contínua da exploração de estratégias colaborativas e flexíveis para criar um futuro educacional mais eficiente, inclusivo e estimulante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.