Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONSTRUÇÕES DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COMO FATOR AUXILIADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104909
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2586
    "inscrito_id" => 8430
    "titulo" => "CONSTRUÇÕES DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COMO FATOR AUXILIADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este artigo relata o desenvolvimento de um trabalho de construções de sólidos geométricos realizado com alunos do 2° ano do ensino médio da Escola Estadual de Nazaré da Mata, Erem Don Vieira no Projeto de Residência Pedagógica. A atividade decorreu das grandes dificuldades que os alunos apresentam em geometria. Desta forma como meio de sanar tais empecilhos utilizamos os objetos manipuláveis como um auxiliador nesse processo de aprendizagem. Tendo quadro teórico em Lorenzato (2002), discutimos acerca da relevância dos objetos manipuláveis como um material didático cooperativo para a compreensão dos conteúdos de áreas, volumes e teorema de Tales. Portanto os resultados evidenciaram que a utilização de um material didático que seja bem planejado proporciona uma aula mais interativa, vimos a participação ativa dos discentes na realização das construções, assim como a cooperatividade do trabalho em equipe e uma ótima desenvoltura na construção dos conhecimentos matemáticos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8430_TB2586_24112023103855.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KIARA DO NASCIMENTO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "KIARA"
    "autor_email" => "kiara.pereira@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104909
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2586
    "inscrito_id" => 8430
    "titulo" => "CONSTRUÇÕES DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COMO FATOR AUXILIADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este artigo relata o desenvolvimento de um trabalho de construções de sólidos geométricos realizado com alunos do 2° ano do ensino médio da Escola Estadual de Nazaré da Mata, Erem Don Vieira no Projeto de Residência Pedagógica. A atividade decorreu das grandes dificuldades que os alunos apresentam em geometria. Desta forma como meio de sanar tais empecilhos utilizamos os objetos manipuláveis como um auxiliador nesse processo de aprendizagem. Tendo quadro teórico em Lorenzato (2002), discutimos acerca da relevância dos objetos manipuláveis como um material didático cooperativo para a compreensão dos conteúdos de áreas, volumes e teorema de Tales. Portanto os resultados evidenciaram que a utilização de um material didático que seja bem planejado proporciona uma aula mais interativa, vimos a participação ativa dos discentes na realização das construções, assim como a cooperatividade do trabalho em equipe e uma ótima desenvoltura na construção dos conhecimentos matemáticos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8430_TB2586_24112023103855.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KIARA DO NASCIMENTO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "KIARA"
    "autor_email" => "kiara.pereira@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este artigo relata o desenvolvimento de um trabalho de construções de sólidos geométricos realizado com alunos do 2° ano do ensino médio da Escola Estadual de Nazaré da Mata, Erem Don Vieira no Projeto de Residência Pedagógica. A atividade decorreu das grandes dificuldades que os alunos apresentam em geometria. Desta forma como meio de sanar tais empecilhos utilizamos os objetos manipuláveis como um auxiliador nesse processo de aprendizagem. Tendo quadro teórico em Lorenzato (2002), discutimos acerca da relevância dos objetos manipuláveis como um material didático cooperativo para a compreensão dos conteúdos de áreas, volumes e teorema de Tales. Portanto os resultados evidenciaram que a utilização de um material didático que seja bem planejado proporciona uma aula mais interativa, vimos a participação ativa dos discentes na realização das construções, assim como a cooperatividade do trabalho em equipe e uma ótima desenvoltura na construção dos conhecimentos matemáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.