Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS INCLUSIVOS PARA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFVJM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104779
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2437
    "inscrito_id" => 9674
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS INCLUSIVOS PARA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFVJM"
    "resumo" => "A pesquisa, cuja proposta é investigar o impacto dos cenários inclusivos para a alfabetização matemática mediada pelo ambiente musical associado aos jogos, no desenvolvimento dos processos cognitivos relacionados à memória e atenção, bem como nas mudanças comportamentais observadas em alunos público-alvo da Educação Especial é parte do de trabalho de conclusão de curso, tendo como fundamento teórico estudos de Morais (2022,2023) e Mantoan (2003). Faz uso da modalidade de pesquisa-ação pelo fato de ser empírica, obter dados que possibilitam traçar perfis tanto de pessoas quanto de ambientes, ter seus fundamentos sustentados por experiência e observação metódica ou não, estar intimamente ligado a ações ou resolução de problema de um grupo onde os envolvidos no processo da pesquisa trabalham em mútua cooperação. Utilizará como instrumentos de coleta de dados a observação participante, os registros orais e escritos produzidos pelos participantes durante um mês de atividades desenvolvidas pelo Programa Residência Pedagógicas em uma das escolas integrantes do programa. Os dados serão tratados mediante narrativas por permitir ao pesquisador contar experiências a partir da sua ótica, reproduzindo cenários estudados e considerando suas vivências, crenças e anseios. A narrativa escolhida foi a de Peter, descrevendo seu perfil e o desenvolvimento alcançado durante os encontros."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID9674_TB2437_20112023214934.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA ALVES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA"
    "autor_email" => "bruna.alves@ufvjm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104779
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2437
    "inscrito_id" => 9674
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS INCLUSIVOS PARA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFVJM"
    "resumo" => "A pesquisa, cuja proposta é investigar o impacto dos cenários inclusivos para a alfabetização matemática mediada pelo ambiente musical associado aos jogos, no desenvolvimento dos processos cognitivos relacionados à memória e atenção, bem como nas mudanças comportamentais observadas em alunos público-alvo da Educação Especial é parte do de trabalho de conclusão de curso, tendo como fundamento teórico estudos de Morais (2022,2023) e Mantoan (2003). Faz uso da modalidade de pesquisa-ação pelo fato de ser empírica, obter dados que possibilitam traçar perfis tanto de pessoas quanto de ambientes, ter seus fundamentos sustentados por experiência e observação metódica ou não, estar intimamente ligado a ações ou resolução de problema de um grupo onde os envolvidos no processo da pesquisa trabalham em mútua cooperação. Utilizará como instrumentos de coleta de dados a observação participante, os registros orais e escritos produzidos pelos participantes durante um mês de atividades desenvolvidas pelo Programa Residência Pedagógicas em uma das escolas integrantes do programa. Os dados serão tratados mediante narrativas por permitir ao pesquisador contar experiências a partir da sua ótica, reproduzindo cenários estudados e considerando suas vivências, crenças e anseios. A narrativa escolhida foi a de Peter, descrevendo seu perfil e o desenvolvimento alcançado durante os encontros."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID9674_TB2437_20112023214934.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA ALVES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA"
    "autor_email" => "bruna.alves@ufvjm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A pesquisa, cuja proposta é investigar o impacto dos cenários inclusivos para a alfabetização matemática mediada pelo ambiente musical associado aos jogos, no desenvolvimento dos processos cognitivos relacionados à memória e atenção, bem como nas mudanças comportamentais observadas em alunos público-alvo da Educação Especial é parte do de trabalho de conclusão de curso, tendo como fundamento teórico estudos de Morais (2022,2023) e Mantoan (2003). Faz uso da modalidade de pesquisa-ação pelo fato de ser empírica, obter dados que possibilitam traçar perfis tanto de pessoas quanto de ambientes, ter seus fundamentos sustentados por experiência e observação metódica ou não, estar intimamente ligado a ações ou resolução de problema de um grupo onde os envolvidos no processo da pesquisa trabalham em mútua cooperação. Utilizará como instrumentos de coleta de dados a observação participante, os registros orais e escritos produzidos pelos participantes durante um mês de atividades desenvolvidas pelo Programa Residência Pedagógicas em uma das escolas integrantes do programa. Os dados serão tratados mediante narrativas por permitir ao pesquisador contar experiências a partir da sua ótica, reproduzindo cenários estudados e considerando suas vivências, crenças e anseios. A narrativa escolhida foi a de Peter, descrevendo seu perfil e o desenvolvimento alcançado durante os encontros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.