Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

MOSTRA PEDAGÓGICA DE CIÊNCIAS: ENTRE A CURIOSIDADE E O APRENDIZADO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104757
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2413
    "inscrito_id" => 5888
    "titulo" => "MOSTRA PEDAGÓGICA DE CIÊNCIAS: ENTRE A CURIOSIDADE E O APRENDIZADO"
    "resumo" => "O objetivo do presente trabalho é apresentar os resultados exitosos na formação de professores de um projeto interdisciplinar intitulado “Mostra Pedagógica de Ciências" envolvendo toda comunidade acadêmica, mas principalmente os discentes participantes do Programa Residência Pedagógica da Unidade UEMG- Leopoldina, além dos professores de estágio, a professora Orientadora do PRP da unidade e a professora do componente curricular Ciências na prática pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, juntamente com as experiências compartilhadas na escola básica. A metodologia utilizada na “Mostra Pedagógica de Ciências” se apresenta como um importante recurso para promover a formação de professores através do desenvolvimento de pesquisa, vivências e reflexões do fazer docente, ancorada na visão do conhecimento como um todo global em que as partes se interdependem e interagem entre si, bem como é um forte incentivador de atividades autônomas de pesquisa. (PAVÂO e LIMA, 2019) Os resultados da Mostra Pedagógica de Ciências foram muito exitosos, pois os acadêmicos puderam construir novas metodologias, abordagens e materiais didáticos que colocam o aluno como protagonista e o professor como agente participativo, fazendo a coautoria da construção do conhecimento dos alunos da escola de Educação básica. Os modelos, experimentos e as metodologias foram muito diversificados e a própria explicação dos acadêmicos foi permeada pelo conhecimento científico."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5888_TB2413_20112023152355.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETE RAMALHO PROCOPIO"
    "autor_nome_curto" => "ELIZABETE"
    "autor_email" => "elizabete.procopio@uemg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104757
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2413
    "inscrito_id" => 5888
    "titulo" => "MOSTRA PEDAGÓGICA DE CIÊNCIAS: ENTRE A CURIOSIDADE E O APRENDIZADO"
    "resumo" => "O objetivo do presente trabalho é apresentar os resultados exitosos na formação de professores de um projeto interdisciplinar intitulado “Mostra Pedagógica de Ciências" envolvendo toda comunidade acadêmica, mas principalmente os discentes participantes do Programa Residência Pedagógica da Unidade UEMG- Leopoldina, além dos professores de estágio, a professora Orientadora do PRP da unidade e a professora do componente curricular Ciências na prática pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, juntamente com as experiências compartilhadas na escola básica. A metodologia utilizada na “Mostra Pedagógica de Ciências” se apresenta como um importante recurso para promover a formação de professores através do desenvolvimento de pesquisa, vivências e reflexões do fazer docente, ancorada na visão do conhecimento como um todo global em que as partes se interdependem e interagem entre si, bem como é um forte incentivador de atividades autônomas de pesquisa. (PAVÂO e LIMA, 2019) Os resultados da Mostra Pedagógica de Ciências foram muito exitosos, pois os acadêmicos puderam construir novas metodologias, abordagens e materiais didáticos que colocam o aluno como protagonista e o professor como agente participativo, fazendo a coautoria da construção do conhecimento dos alunos da escola de Educação básica. Os modelos, experimentos e as metodologias foram muito diversificados e a própria explicação dos acadêmicos foi permeada pelo conhecimento científico."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5888_TB2413_20112023152355.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETE RAMALHO PROCOPIO"
    "autor_nome_curto" => "ELIZABETE"
    "autor_email" => "elizabete.procopio@uemg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar os resultados exitosos na formação de professores de um projeto interdisciplinar intitulado “Mostra Pedagógica de Ciências" envolvendo toda comunidade acadêmica, mas principalmente os discentes participantes do Programa Residência Pedagógica da Unidade UEMG- Leopoldina, além dos professores de estágio, a professora Orientadora do PRP da unidade e a professora do componente curricular Ciências na prática pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, juntamente com as experiências compartilhadas na escola básica. A metodologia utilizada na “Mostra Pedagógica de Ciências” se apresenta como um importante recurso para promover a formação de professores através do desenvolvimento de pesquisa, vivências e reflexões do fazer docente, ancorada na visão do conhecimento como um todo global em que as partes se interdependem e interagem entre si, bem como é um forte incentivador de atividades autônomas de pesquisa. (PAVÂO e LIMA, 2019) Os resultados da Mostra Pedagógica de Ciências foram muito exitosos, pois os acadêmicos puderam construir novas metodologias, abordagens e materiais didáticos que colocam o aluno como protagonista e o professor como agente participativo, fazendo a coautoria da construção do conhecimento dos alunos da escola de Educação básica. Os modelos, experimentos e as metodologias foram muito diversificados e a própria explicação dos acadêmicos foi permeada pelo conhecimento científico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.