Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DESVENDANDO O REALISMO ATRAVÉS DA LEITURA GUIADA DE MACHADO E DOSTOIÉVSKI

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104746
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2400
    "inscrito_id" => 1315
    "titulo" => "DESVENDANDO O REALISMO ATRAVÉS DA LEITURA GUIADA DE MACHADO E DOSTOIÉVSKI"
    "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência de ensino de leitura do texto literário,cujo objeto são as obras Dom Casmurro (2019), de Machado de Assis, e Crime e Castigo (2022), de Fiódor Dostoiévski, com o objetivo geral de promover o conhecimento e o gosto pelos clássicos da literatura no espaço escolar. A atividade foi ministrada para alunos do 3º ano do Ensino Médio e teve como objetivos específicos promover a percepção dos aspectos formais das obras e provocar discussões sobre os temas estilo de época Realismo, moralidade e psicologia dos personagens. O nosso aporte teórico foram os autores COSSON (2014), CALVINO (1993), TODOROV (2010). O relato destaca a leitura guiada como uma ferramenta no ensino e aprendizagem da leitura dos clássicos da literatura, método que possibilitou aos alunos o envolvimento ativo na construção de significados fomentados pelas obras. A metodologia usada no projeto se baseou no Círculo de Leitura e Letramento Literário de Rildo Cosson, que busca desenvolver habilidades críticas e analíticas dos alunos em relação à literatura."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1315_TB2400_07102023140842.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FILIPE DE JESUS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FILIPE"
    "autor_email" => "santosfilipe575@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104746
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2400
    "inscrito_id" => 1315
    "titulo" => "DESVENDANDO O REALISMO ATRAVÉS DA LEITURA GUIADA DE MACHADO E DOSTOIÉVSKI"
    "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência de ensino de leitura do texto literário,cujo objeto são as obras Dom Casmurro (2019), de Machado de Assis, e Crime e Castigo (2022), de Fiódor Dostoiévski, com o objetivo geral de promover o conhecimento e o gosto pelos clássicos da literatura no espaço escolar. A atividade foi ministrada para alunos do 3º ano do Ensino Médio e teve como objetivos específicos promover a percepção dos aspectos formais das obras e provocar discussões sobre os temas estilo de época Realismo, moralidade e psicologia dos personagens. O nosso aporte teórico foram os autores COSSON (2014), CALVINO (1993), TODOROV (2010). O relato destaca a leitura guiada como uma ferramenta no ensino e aprendizagem da leitura dos clássicos da literatura, método que possibilitou aos alunos o envolvimento ativo na construção de significados fomentados pelas obras. A metodologia usada no projeto se baseou no Círculo de Leitura e Letramento Literário de Rildo Cosson, que busca desenvolver habilidades críticas e analíticas dos alunos em relação à literatura."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1315_TB2400_07102023140842.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FILIPE DE JESUS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FILIPE"
    "autor_email" => "santosfilipe575@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência de ensino de leitura do texto literário,cujo objeto são as obras Dom Casmurro (2019), de Machado de Assis, e Crime e Castigo (2022), de Fiódor Dostoiévski, com o objetivo geral de promover o conhecimento e o gosto pelos clássicos da literatura no espaço escolar. A atividade foi ministrada para alunos do 3º ano do Ensino Médio e teve como objetivos específicos promover a percepção dos aspectos formais das obras e provocar discussões sobre os temas estilo de época Realismo, moralidade e psicologia dos personagens. O nosso aporte teórico foram os autores COSSON (2014), CALVINO (1993), TODOROV (2010). O relato destaca a leitura guiada como uma ferramenta no ensino e aprendizagem da leitura dos clássicos da literatura, método que possibilitou aos alunos o envolvimento ativo na construção de significados fomentados pelas obras. A metodologia usada no projeto se baseou no Círculo de Leitura e Letramento Literário de Rildo Cosson, que busca desenvolver habilidades críticas e analíticas dos alunos em relação à literatura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.