Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE JOGOS AFRICANOS PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (SME/PML/LONDRINA-PR)

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho discorre sobre a emergência do ensino da cultura afro-brasileira no interior da disciplina Educação Física, que, curricularmente falando, já possui conteúdos e objetos de conhecimento relacionados a esta temática. Com base nas Diretrizes Curriculares Municipais da Área e/ou Proposta Pedagógica da Educação Física, da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Londrina, estado do Paraná, e na expectativa de atender a Lei n.º 10.639/2003, foi produzida uma sequência didática sobre jogos africanos/afro-brasileiros para o 3º ano do ensino fundamental I. Tendo como apoio uma pesquisa documental curricular e de conteúdo específico para ensinar, por meio de uma metodologia ativa que considere os estudantes como sujeitos de sua aprendizagem, foram planejadas, ensinadas e avaliadas uma série de atividades no decorrer de 10 aulas. Essas aulas foram desenvolvidas com a contribuição dos estudantes “pibidianos” do Curso de Educação Física. De forma suscinta, foi feita uma descrição das principais atividades, sendo tematizados: Jogo da Velha, Terra Mar e Amarelinha Africana, com uma maior proporção do primeiro jogo em relação aos demais. Sendo assim, ao aprender, experimentar, observar e refletir, determinadas manifestações corporais e culturais relacionadas ao contexto histórico africano/afro-brasileiro, e as possíveis discussões suscitadas sobre racismo e discriminação por exemplo, pode-se afirmar que a sequência didática que foi proposta contribuiu para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, no sentido dos direitos humanos.

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