Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O LETRAMENTO ACADÊMICO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104675
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2317
    "inscrito_id" => 1499
    "titulo" => "O LETRAMENTO ACADÊMICO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Ao ingressar no Ensino Superior, o estudante depara-se com uma nova forma de realização da educação formal, o que demanda o desenvolvimento de algumas habilidades e o aperfeiçoamento de outras. Nesse sentido, o letramento acadêmico torna-se necessário tendo em vista a busca por um melhor rendimento nos estudos realizados na universidade. No caso de cursos de formação de professores, desenvolver o letramento acadêmico é ainda mais importante. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) apresenta-se como um fomentador nesse processo. Assim, nosso estudo, realizado em 2023, estabelece como objetivo compreender que experiências acerca do letramento acadêmico são mobilizadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Produzimos, então, um Relato de Experiência que realiza-se por meio de revisão bibliográfica, a partir da análise das obras de Fritzen e Fischer (2015), Nóvoa (2017), Soares (2020), Souza (2012), Starke e Bailer (2019) e Veiga (2009), em conjunto com a análise documental da Portaria nº 83, de 27 de abril de 2022 que dispõe sobre o regulamento do PIBID. A partir das experiências relatadas pelos bolsistas do subprojeto Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), entendemos que as ações desenvolvidas no programa, especialmente a realização dos estudos colaborativos, a produção de trabalhos científicos e a participação em eventos universitários, potencializam as aprendizagens referentes ao letramento acadêmico ao impulsionar os bolsistas na leitura de referenciais teóricos da educação, na escrita de resumos expandidos e artigos e suas apresentações em eventos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1499_TB2317_20112023141810.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON SOARES GALVÃO"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "jefferson.soares@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104675
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2317
    "inscrito_id" => 1499
    "titulo" => "O LETRAMENTO ACADÊMICO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Ao ingressar no Ensino Superior, o estudante depara-se com uma nova forma de realização da educação formal, o que demanda o desenvolvimento de algumas habilidades e o aperfeiçoamento de outras. Nesse sentido, o letramento acadêmico torna-se necessário tendo em vista a busca por um melhor rendimento nos estudos realizados na universidade. No caso de cursos de formação de professores, desenvolver o letramento acadêmico é ainda mais importante. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) apresenta-se como um fomentador nesse processo. Assim, nosso estudo, realizado em 2023, estabelece como objetivo compreender que experiências acerca do letramento acadêmico são mobilizadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Produzimos, então, um Relato de Experiência que realiza-se por meio de revisão bibliográfica, a partir da análise das obras de Fritzen e Fischer (2015), Nóvoa (2017), Soares (2020), Souza (2012), Starke e Bailer (2019) e Veiga (2009), em conjunto com a análise documental da Portaria nº 83, de 27 de abril de 2022 que dispõe sobre o regulamento do PIBID. A partir das experiências relatadas pelos bolsistas do subprojeto Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), entendemos que as ações desenvolvidas no programa, especialmente a realização dos estudos colaborativos, a produção de trabalhos científicos e a participação em eventos universitários, potencializam as aprendizagens referentes ao letramento acadêmico ao impulsionar os bolsistas na leitura de referenciais teóricos da educação, na escrita de resumos expandidos e artigos e suas apresentações em eventos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1499_TB2317_20112023141810.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON SOARES GALVÃO"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "jefferson.soares@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Ao ingressar no Ensino Superior, o estudante depara-se com uma nova forma de realização da educação formal, o que demanda o desenvolvimento de algumas habilidades e o aperfeiçoamento de outras. Nesse sentido, o letramento acadêmico torna-se necessário tendo em vista a busca por um melhor rendimento nos estudos realizados na universidade. No caso de cursos de formação de professores, desenvolver o letramento acadêmico é ainda mais importante. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) apresenta-se como um fomentador nesse processo. Assim, nosso estudo, realizado em 2023, estabelece como objetivo compreender que experiências acerca do letramento acadêmico são mobilizadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Produzimos, então, um Relato de Experiência que realiza-se por meio de revisão bibliográfica, a partir da análise das obras de Fritzen e Fischer (2015), Nóvoa (2017), Soares (2020), Souza (2012), Starke e Bailer (2019) e Veiga (2009), em conjunto com a análise documental da Portaria nº 83, de 27 de abril de 2022 que dispõe sobre o regulamento do PIBID. A partir das experiências relatadas pelos bolsistas do subprojeto Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), entendemos que as ações desenvolvidas no programa, especialmente a realização dos estudos colaborativos, a produção de trabalhos científicos e a participação em eventos universitários, potencializam as aprendizagens referentes ao letramento acadêmico ao impulsionar os bolsistas na leitura de referenciais teóricos da educação, na escrita de resumos expandidos e artigos e suas apresentações em eventos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.