Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O REI DA MATEMÁTICA JÚNIOR COMO POTENCIALIZADOR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104667
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2308
    "inscrito_id" => 6525
    "titulo" => "O REI DA MATEMÁTICA JÚNIOR COMO POTENCIALIZADOR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Este relato de experiência trata de um jogo selecionado por residentes pedagógicos, professora preceptora e orientadora de área para ser explorado no terceiro ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, alunos entre 8 e 9 anos de idade. O objetivo do experimento foi buscar um jogo com potencialidade de ensino e aprendizagem que envolvesse as quatro operações, além de ser adequado à idade, já que, no retorno presencial das aulas, após o período de pandemia com ensino remoto, foi observado que os alunos apresentavam dificuldades na leitura, escrita e de raciocínio lógico. Para a seleção dos jogos, nos pautamos em elementos da Teoria de Registro de Representação Semiótica de Raymond Duval e na importância dos jogos e do cálculo mental descritos por Grando. A metodologia adotada para a busca do jogo foi baseada na pesquisa documental à luz dos ensinamentos de Lüdcke e André. Desse modo, realizamos uma busca na web e selecionamos o jogo “O Rei da Matemática Júnior” para ser implementado em sala de aula. Espera-se que o jogo potencialize a aprendizagem, revise os conteúdos já estudados e os enriqueça, que oportunize ao aluno contato com várias representações para um mesmo objeto de aprendizagem, além de possibilitar que atribuam sentido ao algoritmo, construam estratégias de antecipação e conferência de resultados e proporcione um momento lúdico de troca e aprendizagem entre os mesmos; que eles sintam prazer em jogar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6525_TB2308_07102023094350.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIAM DO ROCIO GUADAGNINI"
    "autor_nome_curto" => "MIRIAM"
    "autor_email" => "miriamguadagnini@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104667
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2308
    "inscrito_id" => 6525
    "titulo" => "O REI DA MATEMÁTICA JÚNIOR COMO POTENCIALIZADOR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Este relato de experiência trata de um jogo selecionado por residentes pedagógicos, professora preceptora e orientadora de área para ser explorado no terceiro ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, alunos entre 8 e 9 anos de idade. O objetivo do experimento foi buscar um jogo com potencialidade de ensino e aprendizagem que envolvesse as quatro operações, além de ser adequado à idade, já que, no retorno presencial das aulas, após o período de pandemia com ensino remoto, foi observado que os alunos apresentavam dificuldades na leitura, escrita e de raciocínio lógico. Para a seleção dos jogos, nos pautamos em elementos da Teoria de Registro de Representação Semiótica de Raymond Duval e na importância dos jogos e do cálculo mental descritos por Grando. A metodologia adotada para a busca do jogo foi baseada na pesquisa documental à luz dos ensinamentos de Lüdcke e André. Desse modo, realizamos uma busca na web e selecionamos o jogo “O Rei da Matemática Júnior” para ser implementado em sala de aula. Espera-se que o jogo potencialize a aprendizagem, revise os conteúdos já estudados e os enriqueça, que oportunize ao aluno contato com várias representações para um mesmo objeto de aprendizagem, além de possibilitar que atribuam sentido ao algoritmo, construam estratégias de antecipação e conferência de resultados e proporcione um momento lúdico de troca e aprendizagem entre os mesmos; que eles sintam prazer em jogar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6525_TB2308_07102023094350.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIAM DO ROCIO GUADAGNINI"
    "autor_nome_curto" => "MIRIAM"
    "autor_email" => "miriamguadagnini@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este relato de experiência trata de um jogo selecionado por residentes pedagógicos, professora preceptora e orientadora de área para ser explorado no terceiro ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, alunos entre 8 e 9 anos de idade. O objetivo do experimento foi buscar um jogo com potencialidade de ensino e aprendizagem que envolvesse as quatro operações, além de ser adequado à idade, já que, no retorno presencial das aulas, após o período de pandemia com ensino remoto, foi observado que os alunos apresentavam dificuldades na leitura, escrita e de raciocínio lógico. Para a seleção dos jogos, nos pautamos em elementos da Teoria de Registro de Representação Semiótica de Raymond Duval e na importância dos jogos e do cálculo mental descritos por Grando. A metodologia adotada para a busca do jogo foi baseada na pesquisa documental à luz dos ensinamentos de Lüdcke e André. Desse modo, realizamos uma busca na web e selecionamos o jogo “O Rei da Matemática Júnior” para ser implementado em sala de aula. Espera-se que o jogo potencialize a aprendizagem, revise os conteúdos já estudados e os enriqueça, que oportunize ao aluno contato com várias representações para um mesmo objeto de aprendizagem, além de possibilitar que atribuam sentido ao algoritmo, construam estratégias de antecipação e conferência de resultados e proporcione um momento lúdico de troca e aprendizagem entre os mesmos; que eles sintam prazer em jogar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.